Soul Inside: Mesclando tradicional com o moderno do Metal Extremo
Resenha - No More Silence - Soul Inside
Por Bruno Rocha
Postado em 18 de março de 2017
O que será que tem na água de Minas Gerais para brotar tanta banda boa de Metal Extremo? Referência mundial no quesito, o estado de Aleijadinho continua revelando ótimas bandas para fomentar a cena extrema brasileira. Oriunda da cidade de Lavras, o grupo SOUL INSIDE executa uma mescla de Death/Thrash com algo do Groove típico dos anos 90.
Esta banda foi fundada em 2012, tendo no ano seguinte lançado sua primeira demo, "Perpetual". Das três músicas da demo, duas foram reaproveitadas no debut, o ótimo "No More Silence", lançado em 2015 de forma independente. Reunindo influências que vão do Death Metal nórdico de AT THE GATES até seus conterrâneos do SEPULTURA, ligadas ao talento nato dos músicos, temos como resultado uma verdadeira coleção de riffs e de levadas rápidas recheadas com muito groove.
Logo no começo dos trabalhos temos um agradável contraste de pegadas; a faixa de abertura, "Child Of War", é agressiva com seu ritmo em mid-tempo e estrofes rápidas, enquanto a seguinte, "Fight The Despair", carrega fortemente a influência do groove dos anos 90. Pois bem: esta é a tônica durante toda a execução de "No More Silence". Variações de ritmos, sem deixar a peteca cair, mantendo a agressividade e a técnica em alta em favor do bom Death/Thrash.
Em "Again The Nightmare", uma das músicas reaproveitadas da primeira demo, temos os primeiros enfoques em solos, cortesia de Eduardo Petrini, cujo estilo remete a Moysés Kolesne (KRISIUN). Também já se ratifica a versatilidade dos vocais de Bruno de Carvalho, indo de guturais graves à agudos cavernosos. "Life Of Lies" mostra uma bela harmonia de guitarras servindo de base para os vocais, assim como o destaque que o baixo gordo de Bruno de Carvalho ganhou na mixagem. Falando em baixo, é ele quem dá o cartão de visitas da faixa 5, a faixa-título, uma peça variada que mostra toda a ousadia da banda, com ênfase na performance do baterista Renan Seabra e no trabalho de guitarras.
"The Killer Inside" é o mais puro Thrash Metal tupiniquim com a identidade dos mineiros de Lavras. "Unholy Temple" carrega muito daquele clima de maldade do Death Metal tradicional. Pare encerrar com gol de placa, em "Sands Of Truth" os músicos entregam toda a sua técnica em favor de um Death Metal imponente.
O trabalho por trás dos botões só fez enriquecer o talento impresso nas composições de "No More Silence". Cada instrumento está bem nítido, o baixo está em evidência e o trabalho de base do guitarrista Beto Siqueira é pesadíssimo, deixando Eduardo Petrini a vontade para despejar solos técnicos, mas dentro do limite do sensato. A cozinha marca de forma precisa e com flexibilidade o ritmo das músicas. Algumas dissonâncias feitas no baixo surpreendem o ouvinte, detalhe que só emoldura os arranjos técnicos.
Metal Extremo de Minas Gerais já traz consigo automaticamente atestado de qualidade, e com o SOUL INSIDE não foi diferente. Não é nada revolucionário, mas quem se importa? Quer Death/Thrash puro, com aquelas doses de groove que só os brasileiros sabem temperar? O SOUL INSIDE está aí para dar o melhor. Vai agradar gregos e troianos; a banda foi craque em mesclar o tradicional com algo mais moderno. O título do álbum é bem sugestivo para começar a ouvi-lo: No More Silence.
Outras resenhas de No More Silence - Soul Inside
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Epica lança álbum digital "Live At The Symphonic Synergy"
Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
David Gilmour revela seu letrista favorito de todos os tempos — não é Roger Waters
A resposta dos Titãs após Ana Maria Braga perguntar se é verdade que banda briga muito
A opinião de Arnaldo Antunes sobre a competição interna que havia nos Titãs
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



