Tom Morello revela quem é seu guitarrista preferido de todos os tempos
Por Bruce William
Postado em 19 de outubro de 2024
Tom Morello, nascido em 1964, é considerado um dos guitarristas mais inovadores da história do Rock. Com um estilo que combina elementos de Heavy Metal e Hip Hop, ele ganhou notoriedade à frente do Rage Against the Machine, onde seu estilo único de tocar guitarra, repleto de efeitos incomuns e técnicas como scratches e sons eletrônicos, revolucionou o instrumento nos anos noventa.
Tom Morello - Mais Novidades
Além de sua habilidade técnica, Morello também se destaca por seu forte engajamento político. Sempre opinando e agindo sobre questões sociais e injustiças, ele usou a música como uma ferramenta de protesto e resistência, o que fez com que ele tivesse seu nome marcado como uma figura influente tanto no Rock quanto no ativismo.
De acordo com o seu verbete na wikipedia: "Aos 13 anos, Morello entrou para seu primeiro grupo, como vocalista principal; chamada Nebula, a banda fazia covers de Led Zeppelin, Steve Miller Band e Bachman–Turner Overdrive. Nesse mesmo ano, Morello comprou sua primeira guitarra. Por volta de 1982, ele começou a estudar guitarra seriamente. Nesse mesmo ano, ele formou uma banda chamada Electric Sheep, que contava com o futuro guitarrista do Tool, Adam Jones, no baixo. Morello escrevia material original para a banda, que incluía letras com forte conteúdo político."
Tom contou em outra ocasião qual foi a sua banda favorita de todos os tempos, bem como seu disco preferido: "The Clash é minha banda de rock favorita de todos os tempos. 'London Calling' foi o ponto de partida para o meu amor pela banda. Até descobrir o punk, eu era fã de heavy metal, e a capa daquele álbum me chamou atenção e me fez pensar 'Que nova banda de heavy metal incrível é essa?' Devorei aquele disco. Não conseguia acreditar o quão incrível era. Ele fez grande parte da minha coleção de heavy metal parecer boba. Era uma música com a qual eu conseguia me identificar em termos de letras muito mais do que com as letras do tipo dungeons and dragons dos meus admirados do metal. A convicção com a qual a banda tocava e com a qual Joe Strummer cantava era indescritível."
Já sobre guitarristas, ao escolher uma música de Ozzy Osbourne que ele adora atendendo pedidos da Metal Hammer, Tom revelou que o seu músico preferido é o lendário guitarrista da primeira formação da banda de Ozzy: "Randy Rhoads é meu guitarrista favorito de todos os tempos. Ele estava no pôster na minha parede quando eu praticava oito horas por dia, foi uma inspiração imensa. Ele não apenas ressuscitou a carreira do Ozzy, mas a química entre a vibe de 'Príncipe das Trevas' do Ozzy e o profissionalismo impecável de Randy é algo único nos anais do rock'n'roll. E 'S.A.T.O.' tem todos esses elementos: é sombria, é pesada, tem alguns dos maiores solos de guitarra de Randy Rhoads, e realmente o mostra como um artista no ápice, apresentando Ozzy Osbourne a um público completamente novo."
Tom chegou a prestar uma bela homenagem ao saudoso guitarrista, falecido precocemente em 1982, aos 25 anos de idade: "Meu filho Roman, que tem 10 anos, e meu filho mais velho, Rhoads (a quem dei o nome em homenagem a Randy), continuam impressionados com o músico especial que ele era."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Ex-vocalista do Nazareth, Carl Sentance comenta saída
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor

Tom Morello responde sobre ser socialista e assinar com uma grande gravadora


