Tom Morello revela quem é seu guitarrista preferido de todos os tempos
Por Bruce William
Postado em 19 de outubro de 2024
Tom Morello, nascido em 1964, é considerado um dos guitarristas mais inovadores da história do Rock. Com um estilo que combina elementos de Heavy Metal e Hip Hop, ele ganhou notoriedade à frente do Rage Against the Machine, onde seu estilo único de tocar guitarra, repleto de efeitos incomuns e técnicas como scratches e sons eletrônicos, revolucionou o instrumento nos anos noventa.
Tom Morello - Mais Novidades
Além de sua habilidade técnica, Morello também se destaca por seu forte engajamento político. Sempre opinando e agindo sobre questões sociais e injustiças, ele usou a música como uma ferramenta de protesto e resistência, o que fez com que ele tivesse seu nome marcado como uma figura influente tanto no Rock quanto no ativismo.
De acordo com o seu verbete na wikipedia: "Aos 13 anos, Morello entrou para seu primeiro grupo, como vocalista principal; chamada Nebula, a banda fazia covers de Led Zeppelin, Steve Miller Band e Bachman–Turner Overdrive. Nesse mesmo ano, Morello comprou sua primeira guitarra. Por volta de 1982, ele começou a estudar guitarra seriamente. Nesse mesmo ano, ele formou uma banda chamada Electric Sheep, que contava com o futuro guitarrista do Tool, Adam Jones, no baixo. Morello escrevia material original para a banda, que incluía letras com forte conteúdo político."
Tom contou em outra ocasião qual foi a sua banda favorita de todos os tempos, bem como seu disco preferido: "The Clash é minha banda de rock favorita de todos os tempos. 'London Calling' foi o ponto de partida para o meu amor pela banda. Até descobrir o punk, eu era fã de heavy metal, e a capa daquele álbum me chamou atenção e me fez pensar 'Que nova banda de heavy metal incrível é essa?' Devorei aquele disco. Não conseguia acreditar o quão incrível era. Ele fez grande parte da minha coleção de heavy metal parecer boba. Era uma música com a qual eu conseguia me identificar em termos de letras muito mais do que com as letras do tipo dungeons and dragons dos meus admirados do metal. A convicção com a qual a banda tocava e com a qual Joe Strummer cantava era indescritível."
Já sobre guitarristas, ao escolher uma música de Ozzy Osbourne que ele adora atendendo pedidos da Metal Hammer, Tom revelou que o seu músico preferido é o lendário guitarrista da primeira formação da banda de Ozzy: "Randy Rhoads é meu guitarrista favorito de todos os tempos. Ele estava no pôster na minha parede quando eu praticava oito horas por dia, foi uma inspiração imensa. Ele não apenas ressuscitou a carreira do Ozzy, mas a química entre a vibe de 'Príncipe das Trevas' do Ozzy e o profissionalismo impecável de Randy é algo único nos anais do rock'n'roll. E 'S.A.T.O.' tem todos esses elementos: é sombria, é pesada, tem alguns dos maiores solos de guitarra de Randy Rhoads, e realmente o mostra como um artista no ápice, apresentando Ozzy Osbourne a um público completamente novo."
Tom chegou a prestar uma bela homenagem ao saudoso guitarrista, falecido precocemente em 1982, aos 25 anos de idade: "Meu filho Roman, que tem 10 anos, e meu filho mais velho, Rhoads (a quem dei o nome em homenagem a Randy), continuam impressionados com o músico especial que ele era."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)


Tom Morello transforma clássico do AC/DC em canção política


