Zaum: O som transmental em "Eidolon"

Resenha - Eidolon - Zaum

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Marcelo Hissa
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Zaum é mais uma dessas bandas pouco conhecida que faz um som de qualidade singular. Pelo logo da banda percebe-se que a jornada musical não segue uma estrutura muito retilínea. A palavra "Zaum" vem do russo e significa linguagem transmental, e segundo o wikipedia “conceito utilizado para designar os experimentos linguísticos do simbolismo fonético na criação de línguas artísticas”.

5000 acessosSepultura: Igor acredita que atuais membros estão "deteriorando a marca"5000 acessosLars Ulrich: "Quem são essas outras bandas para nos criticarem?"

Esses experimentos são vastos nas 2 músicas (de 20 minutos cada) do álbum. O som se concebe em uma esfera rica em ecos, cânticos de fundo (quase gregorianos), guitarras pesadas, vocais distantes, instrumentos exóticos e sons da natureza. Através da melodia a banda simboliza o idílico ambiente retratado na capa. Contudo, assim como a pirâmide maia da capa ensombra o bucolismo local, a música pesa com seu clima obscuro. As duas músicas seguem a mesma regra: começa suave preparando terreno, evolui com peso e depois descansa de forma serena. Podia até ser mais curta.

Mais um lançamento que merece a audição daqueles que gostam de música com textura. Zaum cria sua linguagem por meio de um doom metal experimental simbólico. Que terreno melhor para se criar uma linguagem transmental que a música pesada? Se cortasse um pouco o excesso ficaria perfeito.

Tracklist:
1.Influence of the Magi 20:39
2.The Enlightenment 20:48

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Zaum"

SepulturaSepultura
Igor acredita que atuais membros estão "deteriorando a marca"

Lars UlrichLars Ulrich
"Quem são essas outras bandas para nos criticarem?"

Kurt Cobain e Layne StaleyKurt Cobain e Layne Staley
A coincidência de suas mortes

5000 acessosHistória do Rock: dos primórdios aos anos 705000 acessosTwisted Sister: Dee Snider responde bonito a Gene Simmons5000 acessosA mulher de Bruce Dickinson o traiu com Nikki Sixx do Motley Crue?2995 acessosAerosmith: "É como um relógio, todos são importantes"2571 acessosNirvana: veja panfleto que convocava figurantes para clipe4346 acessosBret Michaels: "'Appetite...' é um dos 10 discos favoritos"

Sobre Marcelo Hissa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online