As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de novembro de 2025
Crítico, escritor e apaixonado por música, André Barcinski resolveu encarar uma missão ingrata: listar suas cinco bandas preferidas do século 21. No quadro Dica da Semana, publicado em seu canal, o jornalista destacou os grupos que mais ouviu nas últimas duas décadas - não necessariamente os mais importantes, mas os que mais o emocionaram e marcaram sua vida recente. O resultado passa por punk torto, psicodelia texana, pós-rock canadense e escocês, até culminar num dos nomes mais cultuados do rock alternativo contemporâneo.
Barcinski deixou claro desde o início: "Não são as bandas que eu acho mais relevantes, são as que eu mais ouvi e mais me tocaram nesses últimos 25 anos." A seguir, o ranking completo com seus comentários e observações.

André Barcinski e as melhores bandas de rock
5º – Osees (ou Thee Oh Sees)
"A quinta banda da minha lista já foi trio, quarteto e até quinteto com duas baterias. O que não muda é a genialidade de John Dwyer", disse Barcinski sobre o grupo californiano. O jornalista destacou o experimentalismo do som, que mistura punk, garage rock, psicodelia e eletrônica vintage. "É uma banda que bebe no hardcore americano, mas também tem algo de Devo, Pere Ubu e Mission of Burma. Um universo inteiro a ser explorado."
4º – The Black Angels
Representando a neopsicodelia moderna, o quinteto do Texas conquistou o crítico com sua estética sombria e suas letras densas. "Eles fazem uma releitura do som psicodélico dos anos 60, mas com pegada stoner e muito peso. As músicas, os visuais, os shows - tudo é incrível." Barcinski lembrou que o grupo foi banda de apoio de Roky Erickson (13th Floor Elevators) e ajudou a fundar o festival Levitation, em Austin. "Se você curte Black Sabbath e sons lisérgicos, vá sem medo."
3º – Godspeed You! Black Emperor
Na terceira posição, entra o coletivo canadense que redefiniu o pós-rock desde os anos 1990. "É difícil até definir o som deles. É instrumental, denso, vanguardista - parece um culto ao vivo. Os shows são experiências quase espirituais", comentou. Barcinski apontou o grupo como um dos mais experimentais e emocionantes do século. "Ouço direto, em qualquer ocasião. Todos os discos são sensacionais."
2º – Mogwai
Os escoceses do Mogwai ocupam o segundo lugar, com uma sonoridade que mistura peso, melancolia e transcendência. "Os shows do Mogwai são uma parede sonora que te envolve completamente. Não é banda para ver em festival, tem que ser um show só deles, com tempo para se deixar absorver." O jornalista ressaltou que o grupo, que toca no Brasil em breve, é uma de suas maiores obsessões: "Eu amo Mogwai. Eles te abraçam com som, e você sai transformado."
1º – The Brian Jonestown Massacre
No topo da lista está o projeto comandado por Anton Newcombe, o visionário por trás do The Brian Jonestown Massacre. "É a banda que eu mais ouvi neste século. Vi pela primeira vez nos anos 90 e desde então só melhorou", afirmou. Para Barcinski, Newcombe é um gênio do rock alternativo contemporâneo: "Ele compõe tudo, grava quase tudo sozinho, e seus discos recentes estão entre os melhores da carreira. Ele é um artista que, daqui a décadas, ainda será reverenciado."
Barcinski destacou que a banda mantém a vitalidade e a inovação, misturando psicodelia, krautrock e elementos eletrônicos. "Os álbuns dos últimos cinco anos são inacreditáveis. É uma música feita com beleza, capricho e alma." O jornalista lembrou ainda que trouxe o grupo ao Brasil em 2023, com show esgotado no Cine Joia, e confirmou o retorno deles para 28 de novembro de 2025, no UZNA, em São Paulo - em uma noite que terá também Odair José no mesmo palco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Adrian Smith fala sobre teste que fez para entrar no Def Leppard
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Jeff Scott Soto não acha que Yngwie Malmsteen falou dele em recente desabafo
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Phil Collen explica porque Adrian Smith fez teste mas não entrou no Def Leppard
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
Guitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar
Indústria: atrizes pornô começam a seguir mesmo rumo das bandas
Sepultura: Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots"?
CPM 22: Japinha rompe silêncio e fala sobre vazamento de conversas com fã de 16 anos
Slash: guitarrista enumera seus 10 riffs favoritos
Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia


