O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de novembro de 2025
Mais de três décadas após sua estreia nos palcos, o Nenhum de Nós segue sendo uma das bandas mais queridas e respeitadas do rock brasileiro. E parte dessa identidade sonora única vem da combinação entre a sutileza pop e a sofisticação instrumental trazida pelos guitarristas Veco Marques e Carlos Stein - dupla que, em entrevista ao canal Pitadas do Sal, falou sobre influências, bastidores e o desejo de lançar um novo disco de inéditas.
Durante a conversa com Sady Homrich, os músicos relembraram os bastidores do premiado clipe "Ao Meu Redor", cuja repercussão internacional levou o grupo aos Estados Unidos para receber um troféu. O papo também abordou o impacto de ver o clipe na MTV e as experiências que viveram ao assistir shows históricos de bandas como Nirvana e Guns N' Roses em turnês americanas.

Veco Marques e Nenhum de Nós
Ao ser questionado sobre guitarristas que o inspiraram, Veco Marques não hesitou em citar um nome que carrega a essência da técnica e da versatilidade. "Entre um bilhão de guitarristas que eu gosto, o meu eterno guitarrista é o senhor Steve Howe, do Yes. Por ter aquela coisa do multi-instrumentista, de sonoridade, das cordas de nylon às guitarras semiacústicas, passando por muitos instrumentos legais", afirmou.
Veco elogiou ainda a dedicação e o virtuosismo do ídolo britânico: "A disciplina dele como instrumentista é incrível. Até hoje é um cara que eu ouço e penso: 'Como é que esse cara faz isso?'. Então, Steve Howe tem a medalha de ouro." A referência ao guitarrista do Yes ajuda a entender a sofisticação harmônica e o cuidado com timbres que Veco sempre demonstrou desde que entrou no Nenhum de Nós, em 1990, ano do lançamento do álbum "Extraño".
Seu parceiro de banda, Carlos Stein, também apontou influências marcantes. Ele citou Johnny Marr, dos Smiths, como uma das maiores inspirações para sua sonoridade. "Quando começamos a banda, eu ouvia o Johnny Marr e não acreditava nas coisas que ele fazia na guitarra. Era uma grande influência, especialmente no trabalho de arpejos", explicou. Stein ainda fez questão de mencionar Ringo Starr como um músico fundamental: "Ele pode não ter influenciado todos os bateristas, mas influenciou a música como um todo. Ele tocava para a música, não para o baterista."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
Ozzy sabia que estava morrendo, segundo Sharon Osbourne
O lado mais egoísta da humanidade inspirou a história de um dos maiores clássicos de Dio
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
As 10 melhores músicas do R.E.M., segundo os leitores da Rolling Stone
Hoobastank anuncia cancelamento de turnê pelo Brasil que aconteceria em novembro
Com quase 150 atrações, Sonic Temple Festival confirma cast para 2027
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
Kiko Loureiro parabeniza Rafael Bittencourt pelo aniversário; "irmão que a música me deu"
A atitude de Jimi Hendrix que fez Steve Miller torcer o nariz; "Achei aquilo patético"

O hit do Nenhum de Nós sobre caso de espancamento de homem que se vestia de mulher
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O dia que Herbert Vianna invadiu camarim do Nenhum de Nós para elogiar riff de guitarra


