Cavera: Metal contemporâneo com inegável potencial
Resenha - Until for Rational Consumption - Cavera
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 30 de junho de 2016
"Until for Rational Consumption" é o primeiro disco do quarteto gaúcho Cavera, natural da cidade de Carlos Barbosa. O álbum foi precedido pelo EP "Mental Killer", de 2013. A sonoridade é um metal contemporâneo, que não tem medo de trilhar os caminhos mais atuais da música pesada. Isso é traduzido em canções logicamente agressivas, mas que trazem passagens que buscam fugir do convencional, além da constante experimentação com andamentos fora do comum.
Nas críticas que li a respeito do disco encontrei alusões ao System of a Down, com textos relacionando o Cavera ao quarteto norte-americano. Confesso que essa associação não passou nem próxima de meus ouvidos. O que me chamou a atenção foi a similaridade sutil, em alguns aspectos, com o Slipknot (mas bem de leve, mesmo).
Muito bem produzido, "Until for Rational Consumption" traz treze faixas bem desenvolvidas, que mostram o ótimo estágio que a banda se encontra. Alguns pontos ainda podem melhorar, principalmente nos vocais de Rodrigo Rossi (também guitarrista), que soam melhores quando mais agressivos e guturais. Não que seu timbre natural seja ruim, mas quando Rossi explora timbres um pouco mais agudos e menos graves a coisa parece meio fora de lugar. Musicalmente tudo soa muito coeso, com riffs que em alguns momentos bebem do thrash e em outros buscam inspiração em nomes mais atuais da cena norte-americana. A dupla baixo e bateria trabalho em harmonia, sustentando as composições com um groove pesado e sólido, enquanto a dupla de guitarristas traz abordagens que levam a música do Cavera para paisagens bastante distantes do metal mais tradicional.
No final, "Until for Rational Consumption" revela-se um trabalho mediano, com bons momentos como "Collision" e "Glistening Lips". O uso de vocais mais agressivos e guturais em trabalhos futuros, sem a alternância com vozes limpas, pode ser um caminho para tornar a música do Cavera ainda mais forte. Além disso, o excesso de faixas faz com que a audição seja um pouco cansativa. Um número menor de canções traria mais foco e um caminho mais definido para o disco, que acaba saindo dos trilhos em alguns momentos.
Apesar desses aspectos, trata-se de um álbum bastante interessante, e que mostra uma banda com talento e potencial inegáveis.
Facebook
https://www.facebook.com/caveramusic/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A categórica resposta de Regis Tadeu sobre se há álbum brasileiro clássico de rock pós-2000
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Eleições 2026: e se os astros do metal disputassem todos os cargos?
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O som real do duelo de guitarras do filme "A Encruzilhada" com Steve Vai
O hit do AC/DC que Angus Young precisa se aquecer uma hora antes para tocar ao vivo
Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath, qual a mais importante? Ian Gillan responde
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



