Matérias Mais Lidas

Angra: a reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para a bandaAngra
A reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para a banda

Ozzy Osbourne: os 20 maiores cantores de todos os tempos, na opinião deleOzzy Osbourne
Os 20 maiores cantores de todos os tempos, na opinião dele

Iron Maiden: em 1988, Bruce posou para foto promocional usando camiseta do HelloweenIron Maiden
Em 1988, Bruce posou para foto promocional usando camiseta do Helloween

Paul Di'Anno: Se o Maiden quisesse, teria ajudado, diz criador de vaquinhaPaul Di'Anno
"Se o Maiden quisesse, teria ajudado", diz criador de vaquinha

Iron Maiden: Guilherme Arantes vai se aproximar do Metal por causa da bandaIron Maiden
Guilherme Arantes vai se aproximar do Metal por causa da banda

Sebastian Bach: São Paulo foi um lugar mais marcante (para o bem e para o mal)Sebastian Bach
São Paulo foi um lugar mais marcante (para o bem e para o mal)

Heavy metal: 20 músicas que poderiam tocar no sistema de som dos supermercadosHeavy metal
20 músicas que poderiam tocar no sistema de som dos supermercados

Rudy Sarzo: por que ele deixou banda de Ozzy Osbourne após morte de Randy RhoadsRudy Sarzo
Por que ele deixou banda de Ozzy Osbourne após morte de Randy Rhoads

Krisiun: a música do Kiss que fez Moyses Kolesne chorarKrisiun
A música do Kiss que fez Moyses Kolesne chorar

Kichi: O Roadie mais gente boa deixa um vazio na músicaKichi
O Roadie mais gente boa deixa um vazio na música

Greta Van Fleet: a pior parte de serem comparados ao Led Zeppelin, segundo baixistaGreta Van Fleet
A pior parte de serem comparados ao Led Zeppelin, segundo baixista

Metal Hammer: os 20 melhores álbuns de rock e metal lançados em 1992Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns de rock e metal lançados em 1992

Guns N' Roses: todas as músicas na ordem da mais à menos ouvida no SpotifyGuns N' Roses
Todas as músicas na ordem da mais à menos ouvida no Spotify

Total Guitar: Os 50 maiores solos em todos os temposTotal Guitar
Os 50 maiores solos em todos os tempos

AC/DC: autobiografia de Brian Johnson será lançada em outubroAC/DC
Autobiografia de Brian Johnson será lançada em outubro


Rock Decor 2

Roadie Metal: Nacionais em pé de igualdade com estrangeiros

Resenha - Coletânea Volume 6 - Roadie Metal

Por Fabio Reis
Em 23/03/16

Alguns pontos de suma importância devem ser levados em consideração antes de qualquer abordagem sobre o lançamento da coletânea Roadie Metal Volume 6. Primeiramente, não me lembro de nenhum projeto ter sido executado com tamanha competência, abrangência e gerar frutos tão bons quanto este. Outros aspectos relevantes são o crescimento e a consequente maior visibilidade que cada edição vem atingindo, alcançando um público cada vez maior e despertando interesse de mais e mais bandas.

Venho acompanhando estes lançamentos desde o Volume 1 e a cada nova coletânea, me surpreendo com a qualidade crescente do material. Os CD's são elaborados com muito capricho e a divulgação prometida é executada de forma irrepreensível. Me deparo com resenhas e análises sobre os registros em sites, blogs, revistas e rádios de praticamente todo o país, fazendo com que a participação das bandas surtam um efeito bastante positivo em termos de alcance de público.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além da eficácia do material, destaco também a presença de bandas de praticamente todos os estados do país e a enorme variação de ritmos, uma das principais características do trabalho desde seu início. Temos grupos que tocam desde o bom e velho Rock and Roll, até bandas extremas executando o mais brutal Death Metal. Nesse meio, ainda há espaço para os tradicionais Heavy e Thrash Metal, além de tantos outros subgêneros existentes.

Musicalmente, como em toda compilação onde estilos variados são explorados, existem aqueles nomes que se destacam instantaneamente, porém fiquei impressionado como neste Volume 6 em específico, as faixas estão muito niveladas. Chega a ser difícil e de certa forma injusto, dar destaques a algumas bandas e deixar de mencionar outras. Por esse motivo, deixo claro que minhas citações serão exclusivamente direcionadas por meu gosto pessoal, caso contrário teria que partir para um faixa a faixa, artifício que não gosto de usar em análises.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No CD 1, dou ênfase aos trabalhos de Dramma (banda do experiente e renomado guitarrista Ricardo Aronne) e Magnética, como representantes do Hard Rock. Ambas apostando em letras em português e nos presenteando com faixas grudentas. A Vorgok, nova empreitada de Edu Lopes (Necromancer), é um nome de peso do Thrash Metal e aqui, o guitarrista mostra mais uma faceta, sendo também responsável pelas linhas vocais. O resultado é excelente e esta é uma banda que deve alçar voos mais altos muito em breve. Ainda no Thrash, temos os cariocas do Ceiffador, com uma composição fortíssima e diretamente de Guarulhos, a Firegun, com uma musicalidade que faz referências a nomes como Pantera, porém com muita identidade.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Supersonic Brewer é uma grata surpresa, executando um Metal cheio de groove e nos remetendo a sonoridade do Black Label Society. Ainda cito a goiana Shallrise, com uma pegada bem diferenciada, transitando entre o Groove, Thrash e Death Metal e tendo como destaque os vocais intensos de Joey Rodrigues. Outra que merece menção é a M-19, com um Thrash soberbo, moderno e repleto de viradas e mudanças rítmicas.

O CD 2, logo na faixa de abertura, traz um dos nomes mais emblemáticos do Metal Nacional, o grandioso Torture Squad. Na sequência, cinco grandes revelações: Maverick (responsável por um dos melhores trabalhos feitos no Brasil em 2015, o ótimo "The Motor Becomes My Voice"), The Goths (com uma levada ao estilo Metallica), Project Black Pantera (mais um grupo que lançou um excelente disco em 2015 e prima pela variedade musical de suas composições), Apple Sin (Heavy Tradicional cheio de classe e executado com muita competência e feeling) e a Black Triad (mais um projeto que conta com o guitarrista Ricardo Aronne e desponta com bastante força no cenário).

Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Seguindo com a análise desta segunda parte, é digno de ressaltar as participações das bandas Lascia, apresentando um Metal moderno e muito bem tocado, Bloodfire, com um Heavy Tradicional empolgante e o trabalho primoroso da Jailbait, com claras referências ao Motorhead e uma sonoridade que contagia nas primeiras audições.

Posso afirmar sem a menor sombra de dúvida que esta é a melhor coletânea lançada pela Roadie Metal. Se o intuito é revelar novos talentos, o objetivo é atingido com sobras. Estes dois CD's são a prova inconteste de que o Rock/Metal nacional está em pé de igualdade com qualquer país do mundo e todas as bandas participantes estão de parabéns. Ressalto e cumprimento o idealizador e radialista Gleison Junior, por tratar com tanto respeito e esmero, este grandioso projeto em prol do Metal. Que venham mais muitos volumes da Roadie Metal e que esta sexta edição, seja tratada com todas as pompas que merece.

publicidade

Para finalizar, lembro que os álbuns não são comercializados e possuem prensagem limitada, são distribuídos para assessorias, rádios, revistas, blogs e sites especializados de todo o país, a fim de divulgar as bandas do nosso underground. Para adquirir a sua cópia de forma totalmente gratuita, basta ouvir o programa Roadie Metal, A Voz do Rock, que vai ao ar todas as Quintas (das 20:30 às 23:00) e Sábados (das 14:30 às 16:15) através do link: www.canalfelicidade.com e ficar atento aos sorteios realizados.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Stamp
publicidade
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

[an error occurred while processing this directive]

Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam Load e Reload?Metallica
Por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?

Heavy Metal: O início do movimento e a origem do termoHeavy Metal
O início do movimento e a origem do termo


Sobre Fabio Reis

Paulista, 32 anos, Editor do Blog Mundo Metal, fã de Rock Clássico e Diversos subgêneros do Metal. Banda favorita: Megadeth. Conheceu o Rock ainda quando criança por intermédio dos pais (amantes de Beatles) e com 11 anos já ia na galeria do Rock comprar seus primeiros LP's, desde sempre fez do Metal seu estilo de vida e até os dias de hoje essa paixão pela música só aumenta.

Mais matérias de Fabio Reis no Whiplash.Net.