Unmasked Brains: Inovando o passado
Resenha - Machina - Unmasked Brains
Por Vitor Franceschini
Postado em 05 de junho de 2015
Quando retornou à cena após 13 anos inativo, o Unmasked Brains logo lançou a demo digital "Turning On" (2013) e mostrou que, apesar de parados, estavam antenados no que estava acontecendo na música pesada. Afinal, seu som mostrava estar completamente em dia, mesmo preservando suas raízes.
Enfim, o tão sonhado primeiro debut, após mais de duas décadas, está aí e parece que algo disse que esse era o momento certo. Impressiona a qualidade das composições e a forma de o Unmasked Brains executar sua música de forma diferenciada sem fazer nenhuma invencionice.
A base de tudo é o Thrash Metal, mas o que o quarteto mostra aqui é muito mais que isso. A começar pelas linhas de guitarras, com um timbre que bebe em fontes de nomes como Whiplash e Onslaught e solos excêntricos, a dupla Reinaldo Leal (também vocalista) e o misterioso LGC ainda adotam melodias fundamentais às composições.
A cozinha extremamente consistente ajuda no peso e nas quebradas aproveita pra destilar influências de Jazz, o que caiu perfeitamente na sonoridade da banda, mas é notada somente com muita atenção. É uma aula de como demonstrar técnica sem soar pretensioso e fazendo música cativante.
E o principal deleite de "Machina" é o fato de que em cada audição você encontra ainda mais detalhes e qualidades. The New Order of Disorder, A Máquina, Cloistered Life, Controversies of the War, Life Has no Meaning e Corrupt são os destaques, ou seja, dois terços do álbum. Muito bom!
http://www.unmaskedbrains.com/
https://www.facebook.com/unmaskedbrains
Outras resenhas de Machina - Unmasked Brains
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Os dias em que Anthony Kiedis quase morreu (foram muitos)
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A música dos anos noventa que Lars Ulrich levaria até para a vida após a morte
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
A resposta de Dado Villa-Lobos que humanizou Renato Russo, segundo Canal Musicália
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
Todos os discos do Black Sabbath, do pior ao melhor, em lista do Heavy Consequence
A opinião de Dave Mustaine sobre "Death Magnetic", do Metallica
Os profundos arrependimentos de Davild Gilmour em relação ao saudoso Syd Barrett


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



