Wagner Gracciano: guitarrista não se prende a um rótulo
Resenha - Across the Universe - Wagner Gracciano
Por Pierre Cortes
Postado em 15 de fevereiro de 2015
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Embora o guitarrista Wagner Gracciano já tenha tempos de experiência na música, somente em 2013 lança seu primeiro trabalho solo, o excelente "Across the Universe". Bem mais do que um simples álbum instrumental que demonstra toda a técnica e talento desse guitarrista, a obra é, na realidade, uma experiência musical bem planejada e deliciosa de se ouvir.
Gracciano não se prende a um rótulo específico, visto que encontramos uma variedade de elementos por aqui. Há Rock, Heavy Metal, Progressive Metal, Jazz, mas principalmente muita criatividade e originalidade neste trabalho. Já o Line-up é formado por vários músicos que participam de músicas distintas, havendo uma presença bastante constante dos seguintes elementos: Marcelo Rodriguez – Órgão, Sintetizadores, Piano; Roberto Milazzo – Baixo; Guilherme Santana – Bateria.
Embora a guitarra seja aqui o elemento principal, muito impressiona o quanto os instrumentos se harmonizam entre si e a obra como um todo é que se torna o grande destaque. Há peso, harmonia, melodia, passagens mais atmosféricas e doses de melancolia nas composições.
Fica até complicado eleger um destaque, mas aqui vão alguns: "Journey Into the Unknown" tem um riff bem marcante e cheio de energia; "Across the Universe – Part. I" começa bem leve e há trechos em que a guitarra chora; "As a Prayer" é a única faixa em que temos vocal e estes soam como um coro belíssimo nas vozes de Adhemar Rocha e Roberta Gleyce; "Act I – A Breath of Life" tem uma introdução melancólica por conta dos violinos de William Isaac, além das inúmeras variações de ritmo em seu decorrer e que, em determinados trechos, assemelha-se a uma trilha sonora cinematográfica.
"Across the Universe" é, sem qualquer sombra de dúvida, um álbum de extremo bom gosto, bem executado e feito com paixão por quem entende de música. E fica aqui nossos parabéns ao mentor da obra e a todos os que nela participam. Absolutamente recomendado para quem curte música feita com qualidade.
Banda: Wagner Gracciano
País de Origem: Brasil
Título do álbum: Across the Universe
Ano: 2013
Estilo: Rock Instrumental
Gravadora: Independente
Line-up:
Wagner Gracciano – Guitarra
Músicos convidados – Demais instrumentos
Faixas:
1. Journey Into the Unknown
2. Broken System
3. Across the Universe – Part. I
4. Chaotic World
5. As a Prayer
6. My Own World
7. Act I – A Breath of Life
8. Act II – When the Eyes Open
9. Act III – The Evil Government and the Birth of Good
10. Act IV – The Ressurection, the Victory and Eternity
Sites:
https://www.facebook.com/WagnerGraccianoAcrossTheUniverse
https://twitter.com/wagnergracciano
http://palcomp3.com/wagnergracciano/
https://soundcloud.com/wagner-gracciano
Outras resenhas de Across the Universe - Wagner Gracciano
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
O álbum do Black Sabbath cujo sucesso surpreendeu Geezer Butler
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
O álbum do Black Sabbath "tão agradável quanto arrancar dentes", segundo Geezer Butler
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
O disco "estranho" que John Lennon dizia resumir tudo o que importava no rock
Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O megahit dos Beatles que Paul McCartney compôs para consolar filho de John Lennon
Cinco álbuns que mudaram para sempre a história do heavy metal



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



