Wagner Gracciano: Talento e bom gusto na música instrumental
Resenha - Across the Universe - Wagner Gracciano
Por Junior Frascá
Postado em 10 de fevereiro de 2014
Nota: 8
Com uma carreira bem produtiva ao longo dos anos, inclusive em outros estilos musicais, o guitarrista mineiro Wagner Gracciano chega agora a seu primeiro trabalho totalmente autoral e instrumental, o ótimo "Across the Universe".
Embora aqui o foco seja estrutural do material seja o rock/hard/metal, Wagner não se prende a rótulos, ou mesmo limita sua musicalidade. Acompanhado de ótimos músicos, o cara conseguiu criar um trabalho muito interessante, que traz ótimos elementos de jazz, fusion, blues, new age, eletrônico, progressivo, música clássica, e vários outras vertentes musicais.
"Journey Into The Unknown", que abre o disco, por exemplo, é uma faixa mais direta e pesada, e mostra que Wagner possui claras influencias de lendas da guitarra como Joe Satriani e Steve Vai. Mas há momentos também mais modernos e experimentais, como em "Broken System", com elementos eletrônicos bem encaixados.
Outro fator que chama a atenção é o feeling do guitarrista nos momentos mais melódicos, como na emocional "Across the Universe – Part I", com solos e harmonias belíssimas.
Mas a grande sacada de Gracciano foi não se ater exclusivamente ao virtuosismo ou excessos de exibicionismos em seu instrumento, mas focar em criar boas músicas, com estruturas coesas e consistentes, e muito bom gosto.
Ou seja, trata-se de um ótimo álbum, repleto de boas músicas, independente do fato de você ser ou não um aluno de guitarra sedento por descobrir novas técnicas.
Sem dúvida um dos melhores discos de música instrumental que ouço em tempos...
Across the Universe – Wagner Gracciano
(Independente)
Outras resenhas de Across the Universe - Wagner Gracciano
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps