John Paul Jones, o ladrão de trovões e sua criatividade
Por Isaias Freire
Postado em 20 de fevereiro de 2024
Há pouco tempo, escrevi um artigo falando da falta de criatividade de Jimmy Page na música e constato que seu parceiro do Led Zeppelin, John Paul Jones, trilhou um caminho bem diferente, criando diversidade desde o término da banda, seja como sideman ou em trabalhos próprios.
Para isso, vamos dar uma olhada no ótimo "The Thunderthief" e, depois, na posterior carreira de John Paul Jones.
John Paul Jones - Mais Novidades
O disco começa com "Leafy Meadow", veloz e com uma pegada bem industrial, em que Robert Fripp dá uma ajudinha no solo. Em "The Thunderthief", é a primeira vez que Jones canta, e não se sai mal. Em "Hoediddle", as variações de tema dentro da música são bem legais. "Ice Fishing at Night" é uma música progressiva e segue o estilo das grandes bandas progressivas da década de 70. "Daphne", a mais rock de todo o disco, tem a sacada de colocar chiados de LP`s, o que ficou fantástico. "Angry Angry" lembra o punk saído da Carnaby Street em Londres no ano de 77’. "Down to the River to Pray", com arranjo de Jones, é a música mais Led Zeppelin do disco, poderia estar no Led Zeppelin III ou no famoso bootleg Jeannings Farm Blues. Em "Shibuya Bop", a variedade de instrumentos utilizada é algo impressionante, é uma música jazzística beirando o free jazz. Em "Freedom Song", JPJ toca bandolin e apresenta algo bem folk -- se tivesse uma flauta até pareceria Jethro Tull. Em suma, "The Thunderthief" é um disco que esbanja diversidade e criatividade.
Sei que o trabalho é de 2001 e que para falar que JPJ é criativo temos que olhar o que veio depois.
Em 2004, ele gravou com Mutual Admiration Society; em 2009, com Sara Watkins, e também criou o supergrupo Them Crooked Voltures, lançando o ótimo disco homônimo. Em 2013, gravou blues com Seasick Steve. Em 2016, gravou um álbum de raízes africanas com a maliana Né So e, em 2019, se juntou a Anssi Karttunen para criar o projeto Sons of Chipotle -- improvisações de qualidade cobrindo uma vasta área da música normalmente esquecida.
Em suma, John Paul Jones participa de um seleto grupo de artistas que não possuem medo de inovar, tendo uma inesperada criatividade ao longo de toda sua carreira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
O vazio deixado pelo Edguy
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
A música que Bob Dylan considera sua maior composição sobre coração partido
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Johnny Ramone achava que Joey Ramone era um "pé no saco"
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
"Nocturnal" - o disco (quase) perdido do Shaman
"Eu odeio perder", disse Johnny Ramone ao falar sobre luta contra câncer



As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Guns N' Roses: o mundo visto do banquinho


