Patrulha do Espaço: Relançamento histórico de clássico nacional

Resenha - Patrulha do Espaço - Patrulha do Espaço

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

9


Formado em 1977 por músicos do quilate de Arnaldo Batista (ex-MUTANTES), o PATRULHA DO ESPAÇO é uma das bandas mais importantes dos primórdios do hard rock/metal nacional. E agora, para a alegria geral da nação, a Die Hard Records acaba de relançar no mercado nacional o debut da banda, um dos discos mais importantes da história do estilo em nossas terras.

Embora o PATRULHA nunca tenha alcançado o reconhecimento merecido, é certo que a banda tem uma legião de fãs, e até hoje é considerada "Cult" em nosso underground, graças a uma carreira honesta, sempre dedica à boa música.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E "Patrulha do Espaço", que foi o primeiro álbum de rock independente do Brasil, foi lançado originalmente em 1980, traduzindo a essência sonora do movimento que culminou com o surgimento da música pesada em terras tupiniquins. Na verdade, não se trata do primeiro álbum efetivo da banda, que na verdade foi "Elo Perdido", mas que apenas foi efetivamente lançado mais de uma década depois.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com uma sonoridade bem vibrante e intensa, mesclando hard rock com altas doses de blues, e já trazendo alguns elementos do que viria a ser chamado de metal tradicional, o PATRULHA mostrava muita técnica e precisão, com um som até então pouco praticado naquela época.

A qualidade de gravação do álbum não é das melhores, mas nada que comprometa o resultado final, e sendo bem condizente com os demais discos lançados naquele período, com destaque para o baixo de Oswaldo Gennari; e para as guitarras insanas e virtuosas de Eduardo Chemmont, um verdadeiro monstro das seis cordas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Contudo, o som, no geral, não era dos mais técnicos ou apurados, e as letras até certo ponto simples e ingênuas, mas a banda se sobressaia por transbordar atitude e paixão pelo estilo.

Em relação ao tracklist do álbum, temos clássicos imortais como as diretas e contagiantes "Espere por Mim", "Arrepiado" e "Vamos Curtir Juntos"; e a quebradeira "Voar Alto". Essa versão ainda traz como bônus uma versão acústica belíssima para "Arrepiado".

Após o lançamento do álbum, a banda fez vários shows pelo Brasil, sendo o mais marcante a abertura para o VAN HALEN, quando a banda foi escolhida pelo próprio Eddie para abrir os shows.

Sem dúvida temos aqui um dos discos mais importantes da história da rock nacional, sendo registro fundamental para a consolidação do estilo em nossas terras, e para o surgimento de vertentes mais pesadas no estilo posteriormente. Por isso, caro amigo leitor, aproveite o relançamento do álbum, e adquira já o seu!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Patrulha do Espaço – Patrulha do Espaço
(Die Hard Records – Nacional)

1. Espere Aqui Por Mim
2. Simples Toque
3. Arrepiado
4. Rolê da Estrada
5. Vamos Curtir uma Juntos
6. Caminho Novo
7. Já Faz Tempo
8. Voar Alto

Bonus Track:
9. Arrepiado (acústica) Marcos de Ros - guitarra

Formação:
Rolando Castello Junior - Drums
Oswaldo Gennari - Bass
Eduardo Chermont - Guitars, Vocals
Percy Weiss - Vocals
Caio Flávio - Vocals

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Hardão Setentista: Aeroblus, o maior power trio latino americanoHardão Setentista
Aeroblus, o maior power trio latino americano


Metallica: Quanto vale a banda? Quanto cada um deles tem de dinheiro?Metallica
Quanto vale a banda? Quanto cada um deles tem de dinheiro?

Musas inspiradoras: as esposas mais lindas dos rockstarsMusas inspiradoras
As esposas mais lindas dos rockstars


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 Goo728 Goo336 Cli336