Tailgunners: Escondam seus pescoços, mortais!
Resenha - Gloomy Night - Tailgunners
Por Durr Campos
Postado em 22 de dezembro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um dos maiores representantes do heavy metal brasileiro está de volta em um disco literalmente avermelhado. O leitor vai entender melhor se prosseguir. O início de "Gloomy Night" já entrega que o metal tradicional vai comandar a festa. Lógico que a primeira coisa que nos vem em mente é o Bruce Dickinson, mas não no Iron Maiden. Aqui temos muito mais de Samsom e até de sua carreira solo se analisarmos a impostação. Ótimo refrão! A pegada bacana da canção anterior dá lugar a uma outra mais cadenciada em "The Vampire Is Mine", porém auditivamente bem elaborada e concisa. A temática vampiresca a qual permeira a totalidade da bolachinha é cantada aqui também em primeira pessoa, ilustrando o momento da transformação após o "abraço" da escuridão.
"In My Eyes" já seria a narrativa do "criador" do neófito, uma espécie de Lestat por assim dizer enfatizando os prós em ser um andante da noite. Até castelo tem na jogada, ouçam aí! Só que o preço é salgado: a alma! Instrumental de primeira também, mas gostei ainda mais de "Kill the Beast", em especial as guitarras. A letra, como o título entrega, mostra um pouco daquele velho dilema que permeia a vampirada: encontrar um balanço entre a besta que chega com tudo e os resquícios de humanidade ainda ali, em algum lugar. A lembrança ao filme "Entrevista Com o Vampiro" (no original em inglês "Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles"), baseado no livro homônimo da escritora Anne Rice e lançado em 1994 é imediata, ainda mais pela personagem vivida pelo ator Brad Pitt.
A bolachinha vai chegando ao meio totalmente na escola do Maiden e de boa parte da NWOBHM, mas há umas guitarras cavalgadas em "Living In The World" bem legais, até meio Dark Avenger na época do debut. Gostei bastante, com destaque ao vocalista Daniel Rock. Os solos de Lely Biscasse e Raphael Gazal também agregam, bem como a cozinha formada pelo ótimo baixista Lennon Biscasse e o baterista Gustavo Franceschet. "My Reign" nos entrega a meta de Van Helsing, o caçador de vampiros valentão que não deu sossego ao Drácula em sua missão de povoar a terra com mini chupadores de sangue. Interessante a parte do meio, até porque trata-se de uma faixa com mais de sete minutos. Boa composição e um dos highlights em "The Gloomy Night".
"At the Same Time" acalma um pouco os ânimos e mostra um lado mais afetivo do vampiro, tudo isso regado a uma bela melodia vocal feminina da convidada Barbara Wegher. Já "The Hunt" faz um contraponto instrumental perfeito, pois é bem veloz e nos coloca ali na escola germânica de speed metal oitentista. Uma de minhas favoritas e a letra é bem sintomática. Sente: "At midnight he's coming for my neck, drinking all the blood I have within...". "One of Them" traz um peso extra nas guitarras e um baixo bem marcado, além de linhas mais altas do Daniel. Apreciei a pegada mais "moderna" e deixo a sugestão de utilizarem mais disso. Se me permitem uma outra, indicaria que o cantor utilizasse algumas linhas mais rasgadas para fugir um pouco do frontman da Donzela, porque percebo que há bem mais ali em seu timbre.
As derradeiras não deixam a desejar, muito pelo contrário. "Fallen Tears" mostra já a besta mais dominante no "Cainita" que parece aceitar melhor sua necessidade de matar chamando-se de "caçador no escuro" e assumindo estar de fato condenado pela maldição da eternidade. O encerramento com a épica "Vlad Tepes: The Impaler" e seus dez minutos mostrou-se certeiro. Esta talvez seja a "Alexander The Great" (nota do redator: Hino do Iron Maiden, o qual encerra o álbum "Somewhere in Time", de 1986) do Tailgunners, respeitadas as devidas proporções. Há espaço nela para todos os membros brilharem. Em tempo, saliento a ótima produção e mixagem de Raphael Gazal e o esmero na parte gráfica do álbum.
Faixas:
1 - Gloomy Night
2 - The Vampire is Me
3 - In My Eyes
4 - Kill The Beast
5 - Living in My World
6 - My Reign
7 - At The Same Side
8 - The Hunt
9 - One of Them
10 - Fallen Tears
11 - Vlad Tepes: The Impaler
Line-up
Daniel Rock - vocais
Lennon Biscasse - baixo
Lely Biscasse – guitarra
Raphael Gazal - guitarra
Gustavo Franceschet – bateria
Vídeo de "Gloomy Night".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 79 anos, Brian May (Queen) anuncia aposentadoria das turnês
Bangers Open Air 2027 define data para anúncio do lineup completo
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
Filho de Chino Moreno (Deftones) sobe ao palco com o Soulfly
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Phil Rudd, ex-AC/DC, causa acidente, é multado e falta à audiência na Nova Zelândia
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
As três músicas do Queen que Brian May coloca entre suas favoritas da banda
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
"Human", do Death, foi uma vingança a dois ex-integrantes da banda
A música do Guns N' Roses que nasceu diferente das outras, segundo Duff McKagan
As duas bandas nacionais que Humberto Gessinger alfinetou em 1989
Greta Van Fleet: Robert Plant "odeia" aquele vocalista
Bruce cita o álbum injustiçado do Maiden; "ele vive à sombra da tríade sagrada da banda"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



