Carcass: Surgical Steel já pode ser considerado o disco do ano?

Resenha - Surgical Steel - Carcass

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Poucas vezes se viu tanta expectativa em relação a um retorno e posterior lançamento de uma banda do Metal extremo. Talvez o mais próximo disso tenha sido a volta de David Vincent à Morbid Angel e o lançamento daquele disco que... bem, não vem ao caso. Voltando à Carcass, após tantos anos, qualquer fã ficou inseguro quanto à qualidade do material que viria. Mas depois... putz!
886 acessosLamb Of God, Carcass e Heaven Shall Burn: show no Rio de Janeiro5000 acessosBlack Sabbath: em 1981, revista massacrava álbum Mob Rules

Uma palavra que não saiu da cabeça ao ouvir o novo trabalho da Carcass foi “meticuloso”. Pois assim como os assassinos que cometem os crimes perfeitos, sem deixar rastros, com um cuidado absurdo com todos os detalhes, a banda retorna com essa obra-prima composta de forma minuciosa, e que já entra diretamente para a lista de clássicos absolutos da música extrema mundial.

A melodia que acompanhava o conjunto nos últimos trabalhos permaneceu, mas a agressividade, se comparada a eles, cresceu e está na medida perfeita para a proposta do disco. Sério. E as construções de cada faixa também são fabulosas, nada fora do lugar!

A introdução “1985”, comandada pela guitarra de Bill Steer, é um espetáculo à parte. “Hipnotizante” é o adjetivo ideal para defini-la.

Só que o quarteto, atualmente formado pelos mestres Bill Steer (guitarra) e, Jeff Walker (vocal/baixo), e pelos sangues novos Daniel Wilding (bateria) e Ben Ash (guitarra), não se contiveram e criaram uma chuva de composições fenomenais.

Resta portanto a tarefa ingrata de destacar alguma, mas esforcemo-nos: além da mencionada intro, “Thrasher's Abattoir”, “Cadaver Pouch Conveyor System”, “The Master Butcher's Apron” e “Captive Bolt Pistol” (a que mais remeteu à antiga fase dos caras) são formidáveis. Quanto ‘feeling’ e paixão!

A sacada da capa é hilária, além é claro de ela ser muito criativa e bela. Um humor negro refinado na medida! Logicamente que o encarte acompanha o jeitão Carcass.

Por mais ousada que possa ser, vai a pergunta: será esse melhor disco dos britânicos? Acredita-se que, dessa fase, sim. Já os fãs das podreiras do início de carreira certamente discordarão. Esse é o “problema”: esses caras aqui são bons em tudo o que fizeram e fazem! Passado ou presente, a qualidade se mantém!

A versão nacional, lançada pela grande Laser Company (www.lasermusicrock.com.br), trouxe a faixa bônus “Intensive Battery Brooding”, mais cadenciada e um tanto fora do padrão do quarteto no início, e intensa no final, mas em nenhum momento ruim.

Magistral, praticamente perfeito. Se não for o álbum do ano, certamente, é o mais surpreendente. Mais que obrigatório, é essencial!

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Carcass - Surgical Steel
Nuclear Blast/Laser Company – 2013 - Inglaterra

https://www.facebook.com/OfficialCarcass
https://myspace.com/carcass
https://soundcloud.com/decibelmagazine/carcass-zochrot-db034...

Tracklist:
1. 1985 01:15
2. Thrasher's Abbatoir 01:50
3. Cadaver Pouch Conveyor System 04:02
4. A Congealed Clot of Blood 04:14
5. The Master Butcher’s Apron 04:01
6. Noncompliance to ASTM F899-12 Standard 06:07
7. The Granulating Dark Satanic Mills 04:10
8. Unfit for Human Consumption 04:25
9. 316L Grade Surgical Steel 05:20
10. Captive Bolt Pistol 03:17
11. Mount of Execution 08:25
12. Intensive Battery Brooding 4:43

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de Surgical Steel - Carcass

2153 acessosCarcass: Último álbum explodiu cabeças e membros1948 acessosCarcass: Ressurgindo das profundezas com mais um clássico2059 acessosCarcass: a proposta da banda é simples, metal sem frescuras1654 acessosCarcass: Em 2013, o álbum que voltou às origens

Liberation FestLiberation Fest
Tudo sobre o festival que será realizado em SP

886 acessosLamb Of God, Carcass e Heaven Shall Burn: show no Rio de Janeiro1030 acessosCarcass: banda é 3ª atração internacional do Liberation Festival1065 acessosLiberation Festival: Carcass é a terceira atração anunciada0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Carcass"

Metal RulesMetal Rules
Site lista os 5 melhores álbuns de reestréia

BabymetalBabymetal
O "kawaii metal" que conquistou o planeta

Melhores álbuns de 2013Melhores álbuns de 2013
As escolhas da Decibel Magazine

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Carcass"

Black SabbathBlack Sabbath
Em 1981, revista massacrava álbum Mob Rules

Guns N RosesGuns N' Roses
Personalidades fortes e drogas nos primórdios da banda

ScorpionsScorpions
Baterista afirma ter saído por odiar as músicas

5000 acessosFelipe Andreoli: "Se você quiser se arriscar a ligar para o ex-cantor do Angra..."5000 acessosRoger Moreira: "Jovem é de esquerda quase que 100% porque o pai sustenta"5000 acessosUm Beatle chamado George5000 acessosDave Grohl: tatuagens em homenagem ao Led Zeppelin5000 acessosQue tipo de metal você está ouvindo?4285 acessosDream Theater: Jordan Rudess quase tocou no The Wall, do Pink Floyd

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online