Carcass: Surgical Steel já pode ser considerado o disco do ano?
Resenha - Surgical Steel - Carcass
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 14 de outubro de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Poucas vezes se viu tanta expectativa em relação a um retorno e posterior lançamento de uma banda do Metal extremo. Talvez o mais próximo disso tenha sido a volta de David Vincent à Morbid Angel e o lançamento daquele disco que... bem, não vem ao caso. Voltando à Carcass, após tantos anos, qualquer fã ficou inseguro quanto à qualidade do material que viria. Mas depois... putz!
Uma palavra que não saiu da cabeça ao ouvir o novo trabalho da Carcass foi "meticuloso". Pois assim como os assassinos que cometem os crimes perfeitos, sem deixar rastros, com um cuidado absurdo com todos os detalhes, a banda retorna com essa obra-prima composta de forma minuciosa, e que já entra diretamente para a lista de clássicos absolutos da música extrema mundial.
A melodia que acompanhava o conjunto nos últimos trabalhos permaneceu, mas a agressividade, se comparada a eles, cresceu e está na medida perfeita para a proposta do disco. Sério. E as construções de cada faixa também são fabulosas, nada fora do lugar!
A introdução "1985", comandada pela guitarra de Bill Steer, é um espetáculo à parte. "Hipnotizante" é o adjetivo ideal para defini-la.
Só que o quarteto, atualmente formado pelos mestres Bill Steer (guitarra) e, Jeff Walker (vocal/baixo), e pelos sangues novos Daniel Wilding (bateria) e Ben Ash (guitarra), não se contiveram e criaram uma chuva de composições fenomenais.
Resta portanto a tarefa ingrata de destacar alguma, mas esforcemo-nos: além da mencionada intro, "Thrasher's Abattoir", "Cadaver Pouch Conveyor System", "The Master Butcher's Apron" e "Captive Bolt Pistol" (a que mais remeteu à antiga fase dos caras) são formidáveis. Quanto ‘feeling’ e paixão!
A sacada da capa é hilária, além é claro de ela ser muito criativa e bela. Um humor negro refinado na medida! Logicamente que o encarte acompanha o jeitão Carcass.
Por mais ousada que possa ser, vai a pergunta: será esse melhor disco dos britânicos? Acredita-se que, dessa fase, sim. Já os fãs das podreiras do início de carreira certamente discordarão. Esse é o "problema": esses caras aqui são bons em tudo o que fizeram e fazem! Passado ou presente, a qualidade se mantém!
A versão nacional, lançada pela grande Laser Company (www.lasermusicrock.com.br), trouxe a faixa bônus "Intensive Battery Brooding", mais cadenciada e um tanto fora do padrão do quarteto no início, e intensa no final, mas em nenhum momento ruim.
Magistral, praticamente perfeito. Se não for o álbum do ano, certamente, é o mais surpreendente. Mais que obrigatório, é essencial!
Carcass - Surgical Steel
Nuclear Blast/Laser Company – 2013 - Inglaterra
https://www.facebook.com/OfficialCarcass
https://myspace.com/carcass
https://soundcloud.com/decibelmagazine/carcass-zochrot-db034
Tracklist:
1. 1985 01:15
2. Thrasher's Abbatoir 01:50
3. Cadaver Pouch Conveyor System 04:02
4. A Congealed Clot of Blood 04:14
5. The Master Butcher’s Apron 04:01
6. Noncompliance to ASTM F899-12 Standard 06:07
7. The Granulating Dark Satanic Mills 04:10
8. Unfit for Human Consumption 04:25
9. 316L Grade Surgical Steel 05:20
10. Captive Bolt Pistol 03:17
11. Mount of Execution 08:25
12. Intensive Battery Brooding 4:43
Outras resenhas de Surgical Steel - Carcass
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Lista: as dez melhores músicas para se ouvir na estrada
Telefone Sem Fio: Quatro histórias que separam o Deep Purple de Milionário & José Rico
Cinco coisas sobre o Ghost que você precisa saber antes dos shows da banda em São Paulo

Carcass: Último álbum explodiu cabeças e membros
Kreator fará turnê com o Carcass nos Estados Unidos em maio de 2026
Os 10 melhores álbuns da história do death metal, em lista da Metal Hammer
5 discos lançados em 1993 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



