David Gilmour revela a música do Pink Floyd que ele mais curtia tocar ao vivo
Por André Garcia
Postado em 29 de maio de 2022
O Pink Floyd possui em seu catálogo algumas das mais conhecidas e adoradas canções da música popular. Com álbuns como "The Dark Side of The Moon"(1973), "Wish You Were Here" (1975) e "The Wall" (1979), o quarteto acumulou tantos clássicos que não cabem numa única coletânea.
Guitarrista da banda desde 1968, David Gilmour já tocou praticamente todos esses clássicos no palco. E, conforme publicado pela Far Out Magazine, ele revelou qual era sua música preferida de tocar ao vivo:
"'Echoes', eu diria. Era incrivelmente divertida de tocar, principalmente em minha última turnê solo, e na turnê solo de 2006, com Rick Wright [tecladista do Pink Floyd]. "Eu sempre vi aquela música como um dueto entre mim e ele. Aquilo era incrível, e ela não poderia — e nem deveria — ser tocada novamente agora que ele está morto.
Lançada em 1971 no "Meddle", "Echoes" foi escrita por Roger Waters, mas brilha por seu instrumental, que se desenvolve pacientemente ao longo de seus mais de 20 minutos. Nesse tempo, o ouvinte embarca numa viagem por belas e impressionantes paisagens sonoras. Confira abaixo:
Em outra ocasião, David Gilmour respondeu quais eram suas músicas preferidas do Pink Floyd, e "Echoes" não ficou de fora: "'High Hopes', do 'The Division Bell', é uma das minhas faixas preferidas do Pink Floyd de todos os tempos. 'The Great Gig in the Sky', 'Echoes'... são muitas!"
De acordo com o site setlist.fm, em carreira solo, David Gilmour tocou "Echoes" 33 vezes, todas em 2006. Ela foi tocada pela última vez em 29 de agosto daquele ano na Inglaterra, no lendário estúdio Abbey Road, numa improvisada versão acústica, encurtada. Confira abaixo.
Quando perguntado sobre o legado de sua música, David Gilmour respondeu com humor: "Oh! [Longa pausa] Legado? O que é um legado? Eu acho que nossa música vai continuar tocando por algum tempo, e depois será esquecida, assim como tudo uma hora é esquecido. Quando tempo isso vai levar? Cem anos? Mil anos? Um milhão de anos? Eu não faço ideia. Isso não é o tipo de coisa em que eu costumo pensar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar


Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
Pink Floyd: tudo sobre "Another Brick in the Wall"
Roger Waters diz qual era a pior música de cantar do Pink Floyd: "Destruía minha garganta"


