Stratovarius: Seu disco mais interessante desde o "Infinite"
Resenha - Nemesis - Stratovarius
Por Junior Frascá
Postado em 07 de julho de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde a saída do seu então líder, o guitarrista Timo Tolkki, o STRATOVARIUS vem tentando reconquistar seu espaço no mundo metálico. E, além disso, o estilo abordado pelos caras, o metal melódico, já não possui mais a popularidade que possuía no final dos anos 90, o que acaba tornando a tarefa da nova formação da banda ainda mais difícil.
Com uma formação totalmente reformulada em relação a seu período considerado clássico pela maioria de seus fãs (que compreende o interregno entre os discos "Episode" e "Infinite") – apenas o vocalista Timmo Kotipelto e o tecladista Jens Johansson permanecem -, o novo STRATOVARIUS finalmente conseguiu se acertar, lançando o disco mais interessante da banda desde o citado "Infinite" (2000).
E um dos grandes responsáveis por tal fato é o guitarrista Matias Kupiainen, que se mostra bem mais à vontade a frente da banda, com riffs fantásticos e pesadíssimos, além de solos inspirados, deixando o trabalho bem intenso e diversificado. Outro destaque do álbum é o novo baterista, Rolf Pive, que demonstra muita técnica e precisão, embora seja perceptível a falta que a energia de Jorg Michael faz para a banda.
Mas o grande diferencial de "Nemesis" mesmo fica para Jens Johansson, que demonstra todo seu talento e criatividade de forma ainda mais potencializada nesse novo álbum, com uma de suas melhores performances em sua carreira até hoje, seja na composição de ótimos arranjos orquestrados, seja na execução perfeita de seus solos "mirabolantes".
Além disso, as composições da banda estão bem encorpadas, com ótimos arranjos e grandes melodias, mesclando os elementos sinfônicos que sempre caracterizaram sua sonoridade com o peso do metal de forma bem orgânica e cativante, com canções de fácil assimilação, que trazem aqueles refrãos grandiosos e memoráveis que há tempos não se via no som dos finlandeses.
Portanto, com "Nemesis" finalmente o STRATOVARIUS consegue não só lançar um disco muito melhor que os anteriores dessa sua nova fase, como também um dos grandes álbuns de sua trajetória, colocando sua carreira novamente nos trilhos, e provando que embora Timo Tolkki tenha sido o responsável pela ascensão meteórica da banda no passado, é possível se manterem relevantes mesmo sem ele. Ouça e comprove!
Nemesis - Stratovarius (Hellion Records - Nacional - 2013)
1. Abandon
2. Unbreakable
3. Stand My Ground
4. Halcyon Days
5. Fantasy
6. Out of the Fog
7. Castles in the Air
8. Dragons
9. One Must Fall
10. If the Story Is Over
11. Nemesis
Outras resenhas de Nemesis - Stratovarius
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
A curiosa e sincera opinião de Neil Peart sobre Ringo Starr
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
A artimanha de David Bowie no auge da fama para sair pelas ruas sem ser reconhecido
A banda que não pertence a este planeta, conforme Paul McCartney
A estrela do rock que morreu e deixou 2 mil músicas prontas para serem lançadas



Morre Mikko Karmila, produtor de Nightwish, Sonata Arctica, Stratovarius e mais
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Iron Maiden: "Senjutsu" é uma prova de que "The X-Factor" é um discão



