Stratovarius: Seu disco mais interessante desde o "Infinite"
Resenha - Nemesis - Stratovarius
Por Junior Frascá
Postado em 07 de julho de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde a saída do seu então líder, o guitarrista Timo Tolkki, o STRATOVARIUS vem tentando reconquistar seu espaço no mundo metálico. E, além disso, o estilo abordado pelos caras, o metal melódico, já não possui mais a popularidade que possuía no final dos anos 90, o que acaba tornando a tarefa da nova formação da banda ainda mais difícil.
Com uma formação totalmente reformulada em relação a seu período considerado clássico pela maioria de seus fãs (que compreende o interregno entre os discos "Episode" e "Infinite") – apenas o vocalista Timmo Kotipelto e o tecladista Jens Johansson permanecem -, o novo STRATOVARIUS finalmente conseguiu se acertar, lançando o disco mais interessante da banda desde o citado "Infinite" (2000).
E um dos grandes responsáveis por tal fato é o guitarrista Matias Kupiainen, que se mostra bem mais à vontade a frente da banda, com riffs fantásticos e pesadíssimos, além de solos inspirados, deixando o trabalho bem intenso e diversificado. Outro destaque do álbum é o novo baterista, Rolf Pive, que demonstra muita técnica e precisão, embora seja perceptível a falta que a energia de Jorg Michael faz para a banda.
Mas o grande diferencial de "Nemesis" mesmo fica para Jens Johansson, que demonstra todo seu talento e criatividade de forma ainda mais potencializada nesse novo álbum, com uma de suas melhores performances em sua carreira até hoje, seja na composição de ótimos arranjos orquestrados, seja na execução perfeita de seus solos "mirabolantes".
Além disso, as composições da banda estão bem encorpadas, com ótimos arranjos e grandes melodias, mesclando os elementos sinfônicos que sempre caracterizaram sua sonoridade com o peso do metal de forma bem orgânica e cativante, com canções de fácil assimilação, que trazem aqueles refrãos grandiosos e memoráveis que há tempos não se via no som dos finlandeses.
Portanto, com "Nemesis" finalmente o STRATOVARIUS consegue não só lançar um disco muito melhor que os anteriores dessa sua nova fase, como também um dos grandes álbuns de sua trajetória, colocando sua carreira novamente nos trilhos, e provando que embora Timo Tolkki tenha sido o responsável pela ascensão meteórica da banda no passado, é possível se manterem relevantes mesmo sem ele. Ouça e comprove!
Nemesis - Stratovarius (Hellion Records - Nacional - 2013)
1. Abandon
2. Unbreakable
3. Stand My Ground
4. Halcyon Days
5. Fantasy
6. Out of the Fog
7. Castles in the Air
8. Dragons
9. One Must Fall
10. If the Story Is Over
11. Nemesis
Outras resenhas de Nemesis - Stratovarius
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Folha cita "barriga enorme" de Brian Johnson em resenha sobre show do AC/DC em SP
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
Tobias Sammet celebra 34 anos do Edguy em postagem online
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Linkin Park: 20 coisas que você não sabe sobre a banda
A incrível canção do Deep Purple que Led Zeppelin e Black Sabbath não conseguiriam tocar
Como a iminente separação de uma banda no auge gerou um dos maiores clássicos do Rock



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



