Stratovarius: Seu disco mais interessante desde o "Infinite"
Resenha - Nemesis - Stratovarius
Por Junior Frascá
Postado em 07 de julho de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde a saída do seu então líder, o guitarrista Timo Tolkki, o STRATOVARIUS vem tentando reconquistar seu espaço no mundo metálico. E, além disso, o estilo abordado pelos caras, o metal melódico, já não possui mais a popularidade que possuía no final dos anos 90, o que acaba tornando a tarefa da nova formação da banda ainda mais difícil.
Com uma formação totalmente reformulada em relação a seu período considerado clássico pela maioria de seus fãs (que compreende o interregno entre os discos "Episode" e "Infinite") – apenas o vocalista Timmo Kotipelto e o tecladista Jens Johansson permanecem -, o novo STRATOVARIUS finalmente conseguiu se acertar, lançando o disco mais interessante da banda desde o citado "Infinite" (2000).
E um dos grandes responsáveis por tal fato é o guitarrista Matias Kupiainen, que se mostra bem mais à vontade a frente da banda, com riffs fantásticos e pesadíssimos, além de solos inspirados, deixando o trabalho bem intenso e diversificado. Outro destaque do álbum é o novo baterista, Rolf Pive, que demonstra muita técnica e precisão, embora seja perceptível a falta que a energia de Jorg Michael faz para a banda.
Mas o grande diferencial de "Nemesis" mesmo fica para Jens Johansson, que demonstra todo seu talento e criatividade de forma ainda mais potencializada nesse novo álbum, com uma de suas melhores performances em sua carreira até hoje, seja na composição de ótimos arranjos orquestrados, seja na execução perfeita de seus solos "mirabolantes".
Além disso, as composições da banda estão bem encorpadas, com ótimos arranjos e grandes melodias, mesclando os elementos sinfônicos que sempre caracterizaram sua sonoridade com o peso do metal de forma bem orgânica e cativante, com canções de fácil assimilação, que trazem aqueles refrãos grandiosos e memoráveis que há tempos não se via no som dos finlandeses.
Portanto, com "Nemesis" finalmente o STRATOVARIUS consegue não só lançar um disco muito melhor que os anteriores dessa sua nova fase, como também um dos grandes álbuns de sua trajetória, colocando sua carreira novamente nos trilhos, e provando que embora Timo Tolkki tenha sido o responsável pela ascensão meteórica da banda no passado, é possível se manterem relevantes mesmo sem ele. Ouça e comprove!
Nemesis - Stratovarius (Hellion Records - Nacional - 2013)
1. Abandon
2. Unbreakable
3. Stand My Ground
4. Halcyon Days
5. Fantasy
6. Out of the Fog
7. Castles in the Air
8. Dragons
9. One Must Fall
10. If the Story Is Over
11. Nemesis
Outras resenhas de Nemesis - Stratovarius
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
Os 5 melhores riffs de Tony Iommi no Black Sabbath, segundo Zakk Wylde
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Como Dave Mustaine se tornou o vocalista do Megadeth, segundo ele mesmo
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
O álbum do Black Sabbath "tão agradável quanto arrancar dentes", segundo Geezer Butler
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Tommy Lee reflete sobre batalha legal entre Mick Mars e o Mötley Crüe
O que o KK's Priest deve tocar no show do Bangers Open Air 2027?
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
A música "criada do nada" que se tornou uma das baladas mais tocantes dos anos 90
O clássico do Iron Maiden que Bruce Dickinson fica estático no palco para conseguir cantar
O hit de Neil Young que Bob Dylan confessou que odiava: "Soava como eu, mas não era eu"



Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



