Stratovarius: sim, existe futuro sem Timo Tolkki
Resenha - Nemesis - Stratovarius
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 23 de março de 2013
Manter-se como banda depois da saída de seu líder e principal compositor, Timo Tolkki, oferecia duas questões bem distintas ao futuro do Stratovarius. A primeira deles seria "como continuar soando Stratovarius sem a presença do homem que moldou a sonoridade do Stratovarius?". O desafio foi plenamente vencido com os bons "Polaris" (2009) e "Elysium" (2011), lançados assim que Tolkki abandonou as fileiras do quinteto. Mas ainda restava uma pergunta. Sem a presença e a liderança de Tolkki, poderia o Stratovarius dar um passo além, tentando arriscar o suficiente para soar como algo além do que o próprio Stratovarius vinha fazendo até então? Bem, o recém-lançado "Nemesis" pode não ser a resposta exata para isso, mas digamos que é a prova de que a banda está indo no caminho certo.
Se as baquetas de Rolf Pilve substituíram de maneira quase idêntica às do seu antecessor, Jörg Michael, tornando a mudança imperceptível aos ouvidos menos treinados, o mesmo não se pode dizer de Matias Kupiainen, que chegou para tomar conta das guitarras quando Tolkki saltou do barco cuspindo cobras e lagartos. Vestindo a camisa e entrando de cabeça não apenas no papel de músico, mas também de produtor, Kupiainen mostra em "Nemesis" uma vontade genuína de cortar os cordões, os laços com a necessidade de Tolkki de fazer sua guitarra soar barroca, quase clássica, tentando o tempo todo justificar a segunda parte do nome da banda. Se formos levar o tom das guitarras em consideração, "Nemesis" traz o Stratovarius soando mais Stratocaster do que Stradivarius. "Unbreakable", o primeiro single, já aponta a pegada: menos dedilhados velozes e mais agressividade, peso, um quê de fúria.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Veja, vamos dar às declarações o peso que elas devem ter: o Stratovarius continua limpo, com ares épicos, diversas camadas de vozes e corais, temas de fantasia onírica – escutar "Fantasy" é quase como ter à mão um manual de regras de como se fazer uma música típica da banda. O fã de longa data não precisa se preocupar ainda. Ainda estamos falando do Stratovarius, e não do Pantera. Sem exageros. No entanto, é nítida a mudança de uma banda que se permite um tantinho a mais de ousadia. Não precisa ir muito longe: quando sequer se pensou em ouvir, num disco do Stratovarius, uma cavalgada sonora tão potente quanto a da guitarra quase thrash que abre "Stand My Ground", por exemplo? E o que dizer da deliciosa pegada mais celta da power ballad "If the Story Is Over", composta em parceria com Jani Liimatainen, guitarrista original do Sonata Arctica (e parceiro de Kotipelto no projeto acústico "Blackoustic")? Num primeiro momento, pareceria até mais uma canção do Rhapsody (seja ele "Of Fire" ou não), mas este novo Stratovarius faz com que pareça essencialmente sua.
Outro que parece estar se divertindo bastante com esta desobrigação erudita é o tecladista Jens Johansson. Na ótima "Castles in The Air", ele abre os trabalhos quase como relembrando os momentos de pianista do saudoso Freddie Mercury, no Queen, enquanto em "Dragons" o teclado chega a soar dançante, brincando com efeitos eletrônicos que contribuem (e muito!) para a atmosfera da canção. Por falar em membros restantes da formação clássica, seguindo esta mesma linha de respirar novos ares, talvez fosse interessante, em lançamentos futuros, ouvir o vocalista Timo Kotipelto experimentando um pouco mais, saindo de sua zona de conforto. O sujeito é dono de um vozeirão, mas que não precisa sempre soar tão cristalino.
Em outras eras, o Stratovarius reinou absoluto no Olimpo do chamado metal melódico (ou power metal, como queiram). Mas a banda teve momentos absolutamente cambaleantes, a exemplo do próprio metal melódico, que hoje sofre de uma terrível crise de criatividade. Se "Polaris" e "Elysium" foram as muletas que estes finlandeses precisavam para se reerguer, "Nemesis" parece uma espécie de luz no fim do túnel – ou, quem sabe, um acelerador para que o Stratovarius encontre um novo caminho. Se continuar assim, vai indo bem.
Line-up:
Timo Kotipelto – Vocal
Matias Kupiainen – Guitarra
Lauri Porra – Baixo
Rolf Pilve – Bateria
Jens Johansson – Teclado
Tracklist:
Abandon
Unbreakable
Stand My Ground
Halcyon Days
Fantasy
Out of the Fog
Castles in the Air
Dragons
One Must Fall
If the Story Is Over
Nemesis
Outras resenhas de Nemesis - Stratovarius
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
Dimmu Borgir ignorou o "efeito TikTok" e recusou exigência de gravadora
A música que engloba tudo o que o Iron Maiden representa, segundo Dave Murray
Jimmy London revela a discussão que fez Matanza acabar: "Isso eu não posso concordar"
Alex Van Halen anuncia "Van Halen", nova antologia bibliográfica da banda
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
Como Paul McCartney fez Ringo Starr mudar ideia sobre os quatros novos filmes dos Beatles
Greta Van Fleet retoma atividades e mostra trecho de nova música
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
Anika Nilles dedica até seis horas diárias à preparação para turnê do Rush
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
Ultimate Classic Rock: as 25 músicas mais tristes da história
Metal Up Your Ass: Os primórdios do Metallica
O hit do Metal nacional que é uma declaração contra o fascismo
Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
