Jorn: Um álbum para se ouvir de "cabo a rabo" sem problemas

Resenha - Traveller - Jorn

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por André Breder Rodrigues
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Menos de um ano do lançamento do álbum solo "Bring Heavy Rock to the Land", o norueguês Jørn Lande volta em 2013 com mais um álbum de inéditas, intitulado "Traveller" (vale citar que entre estes dois álbuns de inéditas, Jorn ainda lançou um álbum chamado Symphonic, que se trata de uma compilação com músicas com arranjos orquestrais/clássicos).
1105 acessosAllen/Lande: Magnus Karlsson está de volta ao projeto5000 acessosMetallica e Lady Gaga: veja a performance conjunta no Grammy

Jørn Lande é inquestionavelmente um vocalista excelente, tido por muitos como umas das maiores vozes do Heavy Metal/Hard Rock mundial. E apesar de sua banda solo ter sofrido a “baixa” de dois integrantes há pouco tempo (a saída do guitarrista Tore Moren e do baixista Nic Angileri), o norueguês conseguiu reunir substitutos a altura ou até melhores, felizmente. O pequeno intervalo de tempo entre os dois últimos álbuns de canções inéditas também podia fazer com que “Traveller” tivesse um resultado não satisfatório ou pouco inspirado. Mas não é isso que ocorre aqui.

Composto por 10 canções, o novo álbum traz em sua quase totalidade, músicas bem diretas e pesadas, onde Lande canta na maior parte do tempo com um vocal mais "rasgado", para estar totalmente condizente com a sonoridade das músicas. Faixas como “Overload”, “Cancer Demon” e “Make Your Engine Scream”, são bem pesadas, cheias de bons riffs e bons solos de guitarra, que seguem a mistura do Hard Rock melódico com o Heavy Metal tradicional que já é uma marca registrada dos trabalhos solos de Lande.

Apesar de não haver uma maior variedade de arranjos na grande maioria das composições de “Traveller”, isto acaba sendo até um detalhe a ser ignorado, visto o bom gosto presente nas novas músicas. É um álbum que traz canções mais “diretas ao ponto”, sem “frescuras”, para nenhum headbanger ficar parado durante os shows ou mesmo durante a audição deste álbum em sua casa ou aonde quer que o ouvinte esteja.

Mesmo sendo um trabalho com músicas mais simples e diretas, ainda há espaço para algumas experimentações e canções mais variadas, como é o caso de “Carry the Black”, que possui um andamento mais lento e arrastado, trazendo ainda uma sonoridade sombria que a faz parecer ter sido escrita para ser trilha sonora de algum filme de terror. Outro exemplo de variação sonora é a canção “Monsoon”, que apesar de ser curta, em seus poucos mais de quatro minutos traz vários climas e andamentos diferentes.

A última faixa do álbum é um dos destaques deste trabalho e talvez a melhor faixa de “Traveller”. “The Man Who Was King”, começa de forma acústica, com Lande mandando vocais mais limpos, mas logo surgem as guitarras distorcidas e a música ganha um andamento mais pesado, seguindo um clima parecido com algumas das canções do eterno Ronnie James Dio.

“Traveller” é mais um ótimo disco de Jørn Lande. Um álbum para se ouvir de “cabo a rabo” sem problemas, pois todas as músicas são muito boas.

Faixas:

01 - Overload
02 - Cancer Demon
03 - Traveller
04 - Window Maker
05 - Make Your Engine Scream
06 - Legend Man
07 - Carry The Black
08 - Rev On
09 - Monsoon
10 - The Man Who Was King

Formação da banda:

Jørn Lande - Vocais
Jimmy Iversen – Guitarras
Trond Holter - Guitarras
Bernt Jansen - Baixo
Willy Bendiksen – Bateria

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

1105 acessosAllen/Lande: Magnus Karlsson está de volta ao projeto477 acessosJorn: assista ao clipe de "Fire To The Sun"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Jorn Lande"

Iron MaidenIron Maiden
Ouça Jorn Lande em versão do clássico Final Frontier

MasterplanMasterplan
Segundo Grapow, Jorn nunca fez nada pela banda

Jorn LandeJorn Lande
O nascimento do Heavy Metal e a morte de Dio

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Jorn Lande"

Metallica e Lady GagaMetallica e Lady Gaga
Veja a performance conjunta no Grammy

VocalistasVocalistas
As vozes mais agudas do Metal segundo o Noisecreep

Zodíaco TrueZodíaco True
Os perfis de cada signo em versão Headbanger

5000 acessosComo batizar a criança: os nomes de bandas mais estúpidos5000 acessosFotos de Infância: Pantera5000 acessosRoger Moreira: resposta bem humorada a "crítica" no Agora é Tarde5000 acessosMetal Melódico é Heavy Metal?5000 acessosMúsica Fácil: 3 músicas fáceis que você toca errado na guitarra5000 acessosGóticas: 10 grandes bandas do gênero na Inglaterra dos anos 80

Sobre André Breder Rodrigues

André Breder começou a ouvir rock na adolescência e desde aquela época se mostrou bem eclético: ouvia Nirvana, Aerosmith, Metallica e Iron Maiden, tudo numa boa. Não gosta de rótulos, e sim de boa música, mesmo que tenha que assumir que possui no Heavy Metal tradicional seu gênero preferido.

Mais matérias de André Breder Rodrigues no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online