Megadeth: Dave Mustaine & Cia não são mais os mesmos
Resenha - Super Collider - Megadeth
Por Daniel Junior
Postado em 30 de maio de 2013
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fãs que terão a honra de assistir a banda em sua nova passagem pelo país, certamente pedirão canções dos discos clássicos. Super Collider pode ficar pra depois.
Quando a gente fala de Megadeth não podemos ignorar a guerra eterna com seu maior "oponente": Metallica. Também não podemos esquecer que parte da célula metallica foi formada graças ao dna de Dave Mustaine, guitarrista de proeminente talento nas seis cordas e que sempre faz fãs de rock caírem seus queixos mediante suas frases e riffs.
A gente pode se perguntar: o que faltou ao Megadeth para alcançar o topo da música pesada assim como fez o Metallica?
Se voltarmos no tempo ambos possuem discos classificados como "comerciais". O Metallica, o famosíssimo Black Album (1991), que empurrou ouvido a dentro – de quem queria e não – as canções super produzidas do quarteto. Enter Sandman, Nothing Else Matters, Wherever I May Roam… Você teve a oportunidade de ver até o tiozinho da esquina assob(v)iando The Unforgiven. O Megadeth teve um disco com quase a mesma proposta; Youthnasia saiu no final de 1994 (em outubro) com uma mixagem limpa, som encorpado e com músicas de fácil assimilação. A Tout Le Monde, The Killing Road (e seu riff matador), Train of Consequences, Blood of Heroes… O fã pode escolher de olhos fechados e ter muitas dúvidas sobre qual é a melhor faixa do disco.
… Mas as semelhanças param por aí.
Se o Metallica se aventuraria a fazer discos pesados sem a punch thrash (caso de Load, ReLoad e o sei-la-o-que St. Anger), o Megadeth continuaria apostando no peso, nos discos de crítica acentuada à política mundial (especialmente americana) e numa honrosa segunda colocação de banda mais querida pelos amantes de músicos de boa técnica.
Durante a audição de Super Collider (2013), o décimo quarto disco de estúdio da banda americana, fico pensando se não seria muito tarde para pensar em mudar o som nativo da banda, mesmo que, reconheça, devido às alterações na formação, o Megadeth já tenha tido parte da sua identidade comprometida. A questão é que a música não surpreende e pior, não nos faz acreditar que Mustaine vá até um lugar diferente que já tenha visitado musicalmente.
Acredito que canções como Off The Edge até soem mais pesadas nos estádios que a banda se apresentar, mas me parece que falta um pouco mais de beleza na música do grupo. Aquela notável diferença entre a velocidade e o sentimento. Parece que cada frase musical, a ternura de um arpejo passa despercebido mediante a urgência em parecer absurdamente assustador.
A banda não segue um caminho repetido mas ao mesmo tempo não se re-inventa. Soa mais direta mas não consegue criar ótimas melodias como no clássico So Far, So Good… So What! Parece que desistiu mesmo de ir atrás de Hetfield e companhia e agora compõe um som cada dia menos envolvido com sua matéria primária. Há ótimas ideias e levadas durante as canções mas tenho a impressão de que qualquer banda poderia fazer o que a banda acaba de lançar. O grande problema é que eu e você sabemos que o Megadeth não é uma banda qualquer.
O peso está lá, como Beginning of Sorrow, mas uma pá de banda soaria pesada (ou mais) fazendo uso da mesma proposta sonora. Não sei o leitor do PTV mas quando escuto um novo disco de uma banda "de catigoria" vou em busca que ele mude minha vida e não me faça pensar quantas músicas faltam para que o cd parar de rodar como na faixa Forget To Remember. Em Don´t Turn Your Back… temos o Megadeth com sua sujeira, peso, linhas agressivas e demolidoras mas me parece que o tom do disco é mais rock and roll do que propriamente o tipo de som que aprendemos a admirar no Megadeth.
Pode ser que você não seja tão rigoroso quanto quem escreve esta resenha e o disco caia como uma luva para suas pretensões de "sons novos". Infelizmente a impressão que eu tenho ao final de Super Collider é que o Megadeth não é mais o mesmo e isso não é nada bom.
01 – Kingmaker
02 – Super Collider
03 – Burn!
04 – Built For War
05 – Off The Edge
06 – Dance In The Rain
07 – Beginning of Sorrow
08 – The Blackest Crow
09 – Forget to Remember
10 – Don´t Turn Your Back…
11 – Cold Sweat
@Pipoca_TV
@dcostajunior
Outras resenhas de Super Collider - Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
Johnny se recusou a ajudar Joey nos últimos shows do Ramones, diz CJ
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
População de São Paulo reclama do som alto no Bangers Open Air
10 músicas ligadas ao rock que entraram para o "Clube do Bilhão" do Spotify em 2026
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
A dupla de rappers que Slash disse que sempre vinha com algo interessante
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac

Megadeth fará, ao menos, mais uma turnê pela América Latina antes do fim
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
Dave Lombardo diz que Slayer prestava atenção nas bandas do Big Four, mas não as copiava
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


