Hypocrisy: não esperem retorno à agressividade do Death Metal
Resenha - End of Disclosure - Hypocrisy
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 18 de maio de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O eterno mago da música pesada, Peter Tägtgren, novamente reaparece para cravar mais de suas marcas no underground. Já é bom avisar: fãs do início da banda, não esperem nenhum retorno à agressividade total do Death Metal desenvolvido outrora. Ao que parece, o caminho escolhido, consideravelmente melódico, não tem volta.
Pois então, é certo que muitos discordarão, mas o som que a Hypocrisy vai até além do consagrado Death melódico. Num aspecto geral – existem exceções, claro -, as faixas parecem tão belamente ferozes e técnicas quanto nos trabalhos anteriores. Portanto, a qualidade continua lááááááá em cima. E nessa pegada cadenciada e de muito bom gosto, a banda contrói um cenário que soa pesado e um tanto melancólico, que conquista facilmente o ouvinte.
Quanto às mencionadas exceções, são elas "Tales of Thy Spineless" e "United We Fall", velozes e violentas, mas contando com o charme melódico característico do grupo. Também, com um monstro chamado Horgh (Immortal) na bateria e com o competente Mikael Hedlund no baixo, elas não poderiam ficar menos do que incríveis.
E não pergunte como, mas um riff da faixa "The Eye" imediatamente me remeteu a uma canção do Metallica dos tempos do álbum "Ride the Lightining", esqueci o nome da dita cuja! Vai entender...
Agora, uma que se detaca é a formidável "When Death Calls", muito bem trabalhada, misturando trechos brutais com outros menos insanos. Simplesmente fantástica!
A capa, como sempre, é uma maravilha e o encarte se abre em um grande pôster contendo as letras e informações técnicas de um lado, e novamente a capa, em tamanho bem maior, do outro. Coisa linda!
E a versão nacional do disco, lançado pela Laser Company ([email protected]) conta com a faixa bônus "Living Dead", também uma das melhores do disco!
Como já se esperava, a Hypocrisy mais uma vez se superou e hoje é tida como uma das mais queridas do cenário da música pesada mundial. É um respeito e um carisma difíceis de explicar, mas merecidos. Essa consideração se faz com competência, certo? Pois isso o conjunto tem, e em excesso.
Hypocrisy - End of Disclosure
Nuclear Blast/Laser Company – 2013 - Suécia
Tracklist:
1. End of Disclosure 04:46
2. Tales of Thy Spineless 04:36
3. The Eye 05:41
4. United We Fall 04:50
5. 44 Double Zero 04:27
6. Hell Is Where I Stay 04:34
7. Soldier of Fortune 04:51
8. When Death Calls 03:54
9. The Return 06:06
Bonus track:
10. Living Dead (03:51)
Outras resenhas de End of Disclosure - Hypocrisy
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
O clássico do Raimundos que deixou o baterista Fred chocado
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Red Hot Chili Peppers está prestes a emplacar sétima música no Clube do Bilhão do Spotify
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Dani Filth promete Cradle of Filth mais pesado em novo disco
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O músico que não tinha o que comer e mesmo assim recusou convite para banda de Ozzy
O que diz a letra de "Carry On", lançada pelo Angra em seu álbum de estreia, "Angels Cry"
Dave Mustaine revela sua música favorita do "Black Album" do Metallica, e explica o motivo


Gary Holt comenta a participação de Peter Tägtgren em novo disco do Exodus
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



