RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Bruce Dickinson ficou "chocado" ao ver Simon Dawson tocando com o Iron Maiden

As próximas músicas do Metallica que devem ultrapassar 1 bilhão de plays no Spotify

A canção festiva do Kiss que conta uma história triste e trágica

A banda clássica em que Yngwie Malmsteen recusou convite para tocar: "Seria incrível, mas..."

Para Kerry King, Randy Rhoads era a versão heavy metal de Eddie Van Halen

Carlos Santana passa mal antes de show e é levado de ambulância para hospital

Nervosa se torna a 1ª banda de metal só com mulheres de fora da China a tocar no país

A lista definitiva das três músicas dos Beatles que ajudaram a criar o metal

Veja o momento em que Rob Halford entrou de moto no palco do Monsters of Rock

Como Iron Maiden surgiu em disco do Engenheiros do Hawaii, segundo Humberto Gessinger

As bandas de rock nacional dos anos 1980 que não saíam dos ouvidos de Roberto Carlos

A opinião que Freddie Mercury teria de seu substituto Adam Lambert, segundo Brian May

O riff clássico do AC/DC que surgiu para Malcolm Young enquanto ele dormia

O álbum dos anos 70 que mudou a vida de Kirk Hammett, do Metallica

Ozzy Osbourne revela estar em treinamento intenso para show de despedida


Stamp

Oficina G3: ouça sem preconceitos, curta o som...

Resenha - Histórias e Bicicletas - Oficina G3

Por Guilherme Vendramini
Postado em 14 de maio de 2013

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

Rock gospel. Taí uma polêmica da boa. O denominado rock gospel sofre tanto preconceito dentro do próprio cenário do rock' n roll, quanto o black metal é bulinado pelos religiosos. Todo preconceito é burro e muita gente deixa de ouvir música boa por causa do costume de se julgar antes de procurar saber. Hoje em dia, cada vez mais, ter mente aberta é um dom que vem se reservando a poucas pessoas, infelizmente.

Oficina G3 - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dada a breve introdução, venho falar de uma banda que domina (a um bom tempo) o cenário do rock gospel e até mesmo da música gospel num todo aqui no Brasil. O Oficina G3 tem anos e anos de estrada e de evangelização pelo país afora e também no exterior. Tornou-se uma banda conhecida e admirada tanto entre cristãos, quanto entre "descrentes" e muitos seres que apenas curtem música boa. Quem conhece sabe da competência da banda toda, mas principalmente do seu líder e muito carismático guitarrista Juninho Afram. Juninho é uma unanimidade entre guitarristas de todos os gêneros. Talentosíssimo e com um feeling extraordinário, muitas pessoas são iniciadas no som do Oficina graças ao dono das seis cordas da banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O Oficina G3 está em alta. Depois de um período de altos e baixos, a banda voltou a estourar com a chegada de Mauro Henrique nos vocais e com o lançamento do pesadíssimo e técnico DEPOIS DA GUERRA, surpreendendo muita gente e ganhando vários prêmios, inclusive um Grammy latino. Depois disso e de uma extensa turnê, que contou inclusive com a gravação de um DVD, os caras entraram em estúdio novamente para produzirem mais um álbum.

Falando do HISTÓRIAS E BICICLETAS em si, é importante saber do triste fato da morte da esposa do Mauro, que lutou contra um câncer por um tempo. A influência da perda e da esperança é facilmente notada nas letras e na mensagem passada por elas. Eu confesso que, exatamente por isso, eu estava esperando um CD com músicas mais emotivas e intimistas, mas desde o primeiro acorde de DIZ, a primeira música do disco (com um sininho de bicicleta servindo de intro), fica claro que o Oficina G3 ainda quer despejar mais peso nos nossos ouvidos. Sorte a nossa! Depois da guitarra de Juninho soar sozinha no começo, a banda entra inteira pra fazer a base pra que Mauro Henrique solte a voz (e que voz!). A primeira diferença já é sentida logo no começo: Duca Tambasco e seu baixo estão audíveis novamente, já que no disco anterior o peso das guitarras chegou a esconder o baixo em vários momentos. Outra diferença está nas letras. Elas estão muito mais poéticas e indiretas. Eu disse que achava que esse seria um disco de músicas intimistas, e ele realmente é, mas nas letras. Talvez as melhores composições da carreira do grupo. Elas te fazem pensar, refletir. Mérito à banda que assina todas as músicas. DIZ explode num refrão potente, com Mauro esbanjando qualidade vocal. É aquela música perfeita pra se abrir um disco de rock, chega quebrando tudo. Uma característica de todos os CDs do G3. Começa ÁGUA VIVA e percebe-se que o peso será mantido. Essa música traz uma das melhores letras do álbum, um refrão cadenciado, moderno. Jean marca presença nos efeitos eletrônicos sem exageros, tudo nessa banda é na medida certa. Quem acompanha Oficina G3 sabe: esses caras nunca decepcionam. E pra quem sentiu falta de um solo de guitarra na primeira música vai se esbaldar com o belíssimo solo de Juninho. E no fim, uma linda passagem de piano fecha com maestria. Bela música; pesada, sentimental, reflexiva. Mais Oficina G3 impossível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

ENCONTRO, a terceira faixa, começa com uma bateria bem COLDPLAY, entrando um coro de vocal que vai funcionar muito bem ao vivo. É uma música mais cadenciada, melódica; refrão grudento, daqueles que após duas audições você já sai cantando por aí. A letra mais poética do disco, tanto que após um solo de guitarra entra uma bela poesia declamada no meio da música. Faixa quatro é hora da música mais calma. CONFIAR é a melhor "baladinha" do Oficina nos últimos lançamentos. Violão e voz abrem a música, que vai crescendo com Mauro soltando a voz e no fim termina numa pegada mais pesada.

NÃO SER poderia facilmente estar no DEPOIS DA GUERRA. Uma das mais pesadas do disco, e uma das que Mauro mais solta o vozerão. Como esse cara canta, que potência vocal! Fez muito bem pra banda desde que entrou. Mais para o fim da música, quem conhece MASTODON vai se familiarizar, quando entra uma pegada bem pesada, com ritmo quebrado pra que Mauro Henrique finalize a canção com um longo berro. Peso! Em seguida COMPARTILHAR começa mantando o peso, aliado à técnica. Juninho faz, talvez, o melhor solo de guitarra do CD. Poucos guitarristas conseguem, ao mesmo tempo, fritar com feeling. Afram está numa evolução ascendente que parece não ter fim. Começa DESCANSO e talvez essa seja a canção que mais demonstra o sentimento de Mauro após a morte da sua esposa. A letra fala sobre aceitação e superação, passando uma mensagem positiva para momentos difíceis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

AOS PÉS DA CRUZ é uma versão feita pela banda de uma música de Kleber Lucas, consagrado artista gospel. O G3 fez uma releitura inteligente, transformando a música num soft rock interessante de se ouvir, mantendo o ritmo cadenciado junto de DESCANSO.

SOU EU começa na pegada habitual que o Oficina G3 vem fazendo desde ALÉM DO QUE OS OLHOS PODEM VER, um rock moderno, com pitadas de sintetizadores e guitarras pesadas. A décima faixa é LÁGRIMAS, música que mais se aproxima da fase pop da banda, talvez a faixa mais comercial do disco, com uma bela letra, já começa a dar traços finais ao CD, que fecha com a tradicional música cantada em inglês que sempre marca presença nos CDs da banda. SAVE FROM MYSELF não tem a potência e peso de BETTER do D.D.G., mas fecha com chave de ouro e com um clima mais pra cima esse excelente disco. Juninho Afram faz um dos solos mais espetaculares de toda a sua carreira, com influência clássica e, claro, feeling. A música, e consequentemente o CD terminam com Mauro repetindo o refrão "You save me from myself" e ao fundo pode-se ouvir um acordeão, finalizando a obra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Um grande disco de rock, talvez o melhor lançamento gospel já produzido, sem exageros. Ouça sem preconceitos, curta o som, o trabalho dos caras é incrível e torcer o nariz pra isso apenas pelo fato deles serem cristãos e levarem essa mensagem nas suas músicas chega a ser teimosia infantil. Tenha a cabeça aberta e saiba aproveitar e admirar artistas brasileiros que fazem música boa, pois hoje em dia amigo, isso é coisa rara.

TRACKLIST

OFICINA G3 – HISTÓRIAS E BICICLETAS (2013)

01 – DIZ
02 – ÁGUA VIVA
03 – ENCONTRO
04 – CONFIAR
05 – NÃO SER
06 – COMPARTILHAR
07 – DESCANSO
08 – AOS PÉS DA CRUZ
09 – SOU EU
10 – LÁGRIMAS
11 – SAVE ME FROM MYSELF

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS