Empürios: indo do farofento Hard Glam ao bruto Death/Black Metal
Resenha - Cyclings - Empürios
Por Marcos Garcia
Postado em 09 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bem, o Metal brasileiro cultiva críticas e elogios dos mais variados tipos, e isso ilustra a diversidade de opiniões e gostos, em uma mostra clara que a democracia no tocante à opiniões existe em nosso meio, e isso é algo maravilhoso. E esta mesma diversidade se faz presente no tocante à criação de álbuns em nosso país, indo do mais farofento Hard Glam ao mais agressivo e bruto Death/Black Metal. E da mesma forma, isso mostra uma saúde forte, já que o Metal por aqui possui raízes fortes, criadas com muito sangue, suor e lágrimas. E à base de muita vontade e garra, o sexteto carioca EMPÜRIOS chega com seu primeiro Full Length, o ótimo 'Cyclings', uma aula de Metal muito bem diversificado e trabalhado.
A banda faz um Progressive Metal muito variado, com peso e melodia em profusão, ao mesmo tempo em que sua música tem uma pluralidade de momentos, boa técnica, peso e uma pegada muito boa. Isso é mostrado por meio de ótimos vocais femininos vigorosos e muito bem postados, entremeados por backings muito bons e urros guturais encaixados com maestria, riffs de guitarras bem fortes e intensos, solos bem arranjados, teclados com boa presença e sem serem apenas pano de fundo ou sendo excessivamente pomposos, e uma cozinha baixo-bateria muito coesa, pesada e que sabe fazer um trabalho técnico sem ser enjoativo. Resultado: um disco muito bom, soando vivo e forte.
Artisticamente, a arte de 'Cyclings' é primorosa, em um Digipack luxuoso, com o trabalho artístico extremamente bem cuidado de Daniel Dobbin e Marcos Ceia, e como o título inspira, a arte trás à mente referência à processos espirituais cíclicos, ilustrado muito claramente pela Mandala estilizada. Já a produção sonora, feita por Luiz Freitag e Renata Decnop (respectivamente, baixista e guitarrista da banda) nos AM Studios, Floresta Studios, NaCara Studios, e Musark Studios, entre 07/2008 e 02/2011, foi muito bem trabalhada e esmerada, bem limpa e cristalina, com cada instrumento ocupando seu devido espaço sem embolar com os outros, mas sem deixar de soar pesado e coeso. E um fato bem legal é a participação de ex-integrantes Daniel Dobbin (bateria) e Gabriel Victorino (guitarra base) em várias faixas do CD.
Sonoramente, o CD soa experimental, pesado e bastante diversificado em termos de influências, que misturando tudo sai o EMPÜRIOS, que justamente por ter passado um bom tempo aprimorando sua música no estúdio, conseguiu fazer um CD de um bom nível, capaz de prender o ouvinte, com destaque para as faixas 'Silence', um Prog Metal bem pesado e firme com um andamento que não prioriza a velocidade, com ótimos backings, bateria bem técnica e teclados bem postados em suas orquestrações; 'Kiss of the Blade', com riffs e solos bem empolgantes e o contracanto entre vocais femininos, urrados e normais masculinos é ótimo; 'Over the Fire', que apresenta uma pegada mais pesada e inrincada, com a participação de Andrés Matos; a trabalhada e forte 'Invisible Man'; a cativante e semi-etérea 'Empty', com belas variações de andamentos e ótimas mudanças de climas, que prendem a atenção do ouvinte durante sua passagem, graças à vocais muito bem cuidados e riffs muito bons; a bem variada 'In the Middle of Everything', onde a banda opta por um trabalho mais suave e belo no início, que ao final, ganha peso e agressividade.
Gerado com carinho e muito esmero, 'Cyclings' realmente é um CD que merece várias ouvidas, pois é muito viciante.
E que venham shows agora!
Cyclings - Empürios
(2013 - MS Metal Records - Nacional)
Tracklist:
01. Silence
02. Kiss of the Blade
03. Over the Fire
04. Deluge
05. Invisible Man
06. Empty
07. Metastasis
08. Chaos
09. In the Middle of Everything
10. The Butterfly Effect
11. Māyā
12. [Procedure]
Formação:
Fernanda Decnop - Vocais
Renata Decnop - Guitarras
Iury Alonso - Guitarras
Luiz Freitag- Baixo, guitarras acústicas, sintetizadores (adicionais), efeitos, programação
Marcos Ceia - Teclados, sintetizadores (adicionais), efeitos, programação
Thiago Alves - Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O Gamma Ray ainda existe? Kai Hansen responde
Se o Shaman voltar, a vaga mais difícil de preencher não é a do microfone
O álbum que Rob Halford considera o "Sgt. Pepper's" do Judas Priest
O chilique que Sammy Hagar deu quando foi abrir show do Kiss nos anos 70
Aos 83 anos de idade, Mick Jagger detalha rotina de exercícios
Os 2 membros do Metallica que planejaram outra banda no auge do "Black Album"
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
A melhor música do Lacuna Coil, segundo os leitores da Metal Hammer
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
Músicos do Nevermore explicam ausência do baixista Jim Sheppard em reunião
A fantástica banda que estava imitando o Sabbath e Iommi teve que dar uma chamada nos caras
A sincera opinião de Regis Tadeu sobre o maestro Andre Matos
A única música do Metallica que Lars Ulrich divide os vocais com James Hetfield

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



