Empürios: indo do farofento Hard Glam ao bruto Death/Black Metal
Resenha - Cyclings - Empürios
Por Marcos Garcia
Postado em 09 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Bem, o Metal brasileiro cultiva críticas e elogios dos mais variados tipos, e isso ilustra a diversidade de opiniões e gostos, em uma mostra clara que a democracia no tocante à opiniões existe em nosso meio, e isso é algo maravilhoso. E esta mesma diversidade se faz presente no tocante à criação de álbuns em nosso país, indo do mais farofento Hard Glam ao mais agressivo e bruto Death/Black Metal. E da mesma forma, isso mostra uma saúde forte, já que o Metal por aqui possui raízes fortes, criadas com muito sangue, suor e lágrimas. E à base de muita vontade e garra, o sexteto carioca EMPÜRIOS chega com seu primeiro Full Length, o ótimo 'Cyclings', uma aula de Metal muito bem diversificado e trabalhado.
A banda faz um Progressive Metal muito variado, com peso e melodia em profusão, ao mesmo tempo em que sua música tem uma pluralidade de momentos, boa técnica, peso e uma pegada muito boa. Isso é mostrado por meio de ótimos vocais femininos vigorosos e muito bem postados, entremeados por backings muito bons e urros guturais encaixados com maestria, riffs de guitarras bem fortes e intensos, solos bem arranjados, teclados com boa presença e sem serem apenas pano de fundo ou sendo excessivamente pomposos, e uma cozinha baixo-bateria muito coesa, pesada e que sabe fazer um trabalho técnico sem ser enjoativo. Resultado: um disco muito bom, soando vivo e forte.
Artisticamente, a arte de 'Cyclings' é primorosa, em um Digipack luxuoso, com o trabalho artístico extremamente bem cuidado de Daniel Dobbin e Marcos Ceia, e como o título inspira, a arte trás à mente referência à processos espirituais cíclicos, ilustrado muito claramente pela Mandala estilizada. Já a produção sonora, feita por Luiz Freitag e Renata Decnop (respectivamente, baixista e guitarrista da banda) nos AM Studios, Floresta Studios, NaCara Studios, e Musark Studios, entre 07/2008 e 02/2011, foi muito bem trabalhada e esmerada, bem limpa e cristalina, com cada instrumento ocupando seu devido espaço sem embolar com os outros, mas sem deixar de soar pesado e coeso. E um fato bem legal é a participação de ex-integrantes Daniel Dobbin (bateria) e Gabriel Victorino (guitarra base) em várias faixas do CD.
Sonoramente, o CD soa experimental, pesado e bastante diversificado em termos de influências, que misturando tudo sai o EMPÜRIOS, que justamente por ter passado um bom tempo aprimorando sua música no estúdio, conseguiu fazer um CD de um bom nível, capaz de prender o ouvinte, com destaque para as faixas 'Silence', um Prog Metal bem pesado e firme com um andamento que não prioriza a velocidade, com ótimos backings, bateria bem técnica e teclados bem postados em suas orquestrações; 'Kiss of the Blade', com riffs e solos bem empolgantes e o contracanto entre vocais femininos, urrados e normais masculinos é ótimo; 'Over the Fire', que apresenta uma pegada mais pesada e inrincada, com a participação de Andrés Matos; a trabalhada e forte 'Invisible Man'; a cativante e semi-etérea 'Empty', com belas variações de andamentos e ótimas mudanças de climas, que prendem a atenção do ouvinte durante sua passagem, graças à vocais muito bem cuidados e riffs muito bons; a bem variada 'In the Middle of Everything', onde a banda opta por um trabalho mais suave e belo no início, que ao final, ganha peso e agressividade.
Gerado com carinho e muito esmero, 'Cyclings' realmente é um CD que merece várias ouvidas, pois é muito viciante.
E que venham shows agora!
Cyclings - Empürios
(2013 - MS Metal Records - Nacional)
Tracklist:
01. Silence
02. Kiss of the Blade
03. Over the Fire
04. Deluge
05. Invisible Man
06. Empty
07. Metastasis
08. Chaos
09. In the Middle of Everything
10. The Butterfly Effect
11. Māyā
12. [Procedure]
Formação:
Fernanda Decnop - Vocais
Renata Decnop - Guitarras
Iury Alonso - Guitarras
Luiz Freitag- Baixo, guitarras acústicas, sintetizadores (adicionais), efeitos, programação
Marcos Ceia - Teclados, sintetizadores (adicionais), efeitos, programação
Thiago Alves - Bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Tuomas Holopainen quebra silêncio e fala sobre saída de Marko Hietala do Nightwish
O pior álbum dos Beatles para os próprios integrantes dos Beatles
Ozzy Osbourne revela qual foi o melhor guitarrista de sua carreira solo


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



