Ghost: O trabalho é "ame ou odeie", não há meio termo
Resenha - Infestissumam - Ghost
Por Marcos Garcia
Postado em 08 de abril de 2013
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E após um hiato de 3 anos após o lançamento de 'Opus Eponymous', eis que o sexteto mais demoníaco do Metal nos últimos anos retorna, sob as benção de Emeritus II, e dispostos a conquistar o mundo. Sim, o GHOST (que só recebe o 'B.C.' quando excursiona nos EUA) está de volta com seu novo trabalho, o segundo Full Length, 'Infestissumam'.
Falar do estilo da banda é quase chover no molhado, uma vez que devido à super exposição que a banda sofreu nos últimos anos, inclusive com artistas de peso usando camisas da banda ou ao lado deles (entre eles Phil Anselmo, James Hetfield, Charlie Benante e outros mais), ao ponto de todo headbanger que se preze conhecer o trabalho do grupo, que pode ser descrito como um Heavy Metal tradicional melodioso, com vocais bem melodiosos e agradáveis aos ouvidos, guitarras sabbathicas em riffs e solos simples e pesados, mas que esbanjam melodias, baixo e bateria coesos e bem pesados, e sinistros teclados que ajudam a dar a aura soturna e climática ao trabalho do GHOST.
Sob a tutela de Nick Raskulinecz, produtor do trabalho, a banda faz um trabalho mais polido que anteriormente, deixando a sonoridade do grupo mais evidente e seca, com cada um dos instrumentos mais aparente que no CD anterior, e o grupo ganha mais melodia e certa agressividade (devido aos riffs de guitarras), mas sem perder aquele ar sinistro e fúnebre de antes. A capa é um trabalho muito legal, trabalhando em tons de amarelo, marrom e negro, que serve como ambientação para o que iremos ouvir.
O que se pode esperar musicalmente de 'Infestissumam'?
Mais coesão em termos de peso, mas ao mesmo tempo, um som mais limpo, mas vemos que a banda ainda está focada na mesma fórmula de antes, com algumas evoluções aqui e ali (como dito acima, as guitarras dão um tom mais agressivo ao trabalho, fora uma elaboração um pouco maior nas composições), mas mesmo assim, o trabalho é "ame ou odeie", não há meio termo.
Após a intro que dá nome ao disco, entra a áspera e bela 'Per Aspera Ad Inferi', uma faixa dura e de andamento moderado, com um excelente refrão, com riffs bem secos e arrepiantes, belas vocalizações, baixo evidente e mostrando serviço; a já conhecida e fundamental 'Secular Haze' (usada como promoção em um Single e primeiro vídeo do CD); a ótima e com uma sonoridade mais voltada aos anos 70 'Jigolo Har Megiddo', onde o baixo rouba a cena; a surpreendente e satânica 'Year Zero', com um clima mais soturno devido a maior evedencia dos teclados e vocalizações trabalhadas com belos corais, ótimos teclados e base rítmica pesada; a irônica 'Idolatrine'; e a pesada 'Depth of Satan's Eyes', bem climática e com um andamento não tão lento, sendo uma canção mais elaborada.
O GHOST volta de vez para deixar sua marca no Metal, e esperemos que no Rock in Rio, consigam atingir um público maior. E ' Infestissumam' merece estar entre os dez melhores plays de 2013.
Vossa benção, Papa Emeritus II.
Infestissumam - Ghost
(2013 - Loma Vista Recordings - Importado)
Tracklist:
01. Infestissumam
02. Per Aspera Ad Inferi
03. Secular Haze
04. Jigolo Har Megiddo
05. Ghuleh / Zombie Queen
06. Year Zero
07. Idolatrine
08. Body and Blood
09. Depth of Satan's Eyes
10. Monstrance Clock
Formação:
Papa Emeritus II - Vocais
Nameless Ghoul - Guitarras
Nameless Ghoul - Guitarras
Nameless Ghoul - Teclados
Nameless Ghoul - Baixo
Nameless Ghoul - Bateria
Outras resenhas de Infestissumam - Ghost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
Edu Falaschi abre o coração ao Whiplash.Net sobre "MI'RAJ" - "Disco mais pessoal da vida"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar
O show nojento que Lemmy lembrou como um dos piores do Motörhead
A música do Slayer que lembra o Alice in Chains, segundo a Kerrang!
O que aconteceu nas últimas 48 horas de vida de Freddie Mercury
Cinco bandas que provam que o Brasil é uma potência do heavy metal
Hard Rock: Aqueles que ficaram para trás - Parte 1
Nicko McBrain deu troco em jornalista que o gravou reclamando do Bruce Dickinson

As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
Ghost vence o Grammy sueco na categoria "Melhor Hard Rock/Metal"
As 10 melhores músicas de heavy metal lançadas em 2025, segundo a Louder
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



