Ghost: uma mistura ainda muito maior de influências
Resenha - Infestissumam - Ghost
Por Junior Frascá
Postado em 12 de maio de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um dos maiores fenômenos da música pesada nos últimos tempos, o GHOST (que agora usa o nome GHOST B.C.) conseguiu uma ascensão meteórica, sendo inclusive aclamado por diversos músicos já consagrados do estilo. E assim, muita expectativa foi criada sobre esse seu segundo disco, sucessor do excelente "Opus Eponymous", e que agora acaba de ser lançado no mercado nacional.
Para se analisar "Infestissumam", uma coisa é primordial: precisamos deixar de lado todos os preconceitos e tradicionalismos presentes na cena metálica, para que possamos analisar apenas a qualidade musical do que nos é apresentado, pois aqui há uma mistura ainda muito maior de influências, inclusive de música pop e outros estilos, que certamente não agradam a maioria dos fãs do rock em geral.
Assim, embora tenha mantido algumas das característica de seu primeiro disco, a banda perdeu um pouco de sua essência nessa nova empreitada, que é um trabalho bem menos sombrio e desafiador que o anterior, deixando um pouco de lado aquele clima dark e assustador, além do peso do disco anterior. Todavia, as músicas continuam diretas, retro e de fácil assimilação (em especial pelo timbre vocal agradável do proclamado Papa Emertus II), porém de uma certa forma até um pouco ingênua em alguns momentos.
No lugar do peso, a banda investiu mais em seu aspecto teatral e melódico, e principalmente ainda mais arranjos épicos que lembram canções religiosas, só que aqui em homenagem ao cramulhão (ouça a faixa título, por exemplo, que abre o disco, e o início de "Ghuleh/Zombie Queen" e comprove).
Mas não que o disco seja ruim, pois, por óbvio, há ainda vários momentos de destaque, em especial nas faixas mais pesadas e diretas, como "Per Aspera Ad Inferi" e "Secular Haze"; na viajada "Ghuleh/Zombie Queen"; e na experimental "Year Zero" (que inclusive tem um clipe bem polêmico, em que supostamente são reveladas as identidades dos membros da banda), que poderiam facilmente estar em "Opus". Contudo, não é um disco tão impactante como seu debut, sem dúvida, embora seja um bom álbum.
A versão nacional do disco vem em um belo paper sleeve, mas que peca por não conter encarte, e muito menos a letra das faixas, uma pena.
Portanto, fica claro em "Infestissumam" a fórmula "mágica" encontrada pelo GHOST para o sucesso se desgastou um pouco, e precisa ser revista para os próximos passos da banda no futuro, mas mesmo assim certamente irá manter a banda em uma crescente de popularidade mundo afora, pois ainda é um som diferenciado e sem igual na fase atual da música.
Infestissumam – Ghost B.C.
(2013 - Nacional)
1. Infestissumam
2. Per Aspera Ad Inferi
3. Secular Haze
4. Jigolo Har Megiddo
5. Ghuleh / Zombie Queen
6. Year Zero
7. Body and Blood
8. Idolatrine
9. Depth of Satan s Eyes
10. Monstrance Clock
Outras resenhas de Infestissumam - Ghost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Bangers Open Air 2027 - venda geral de ingressos está aberta
Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
Os valiosos conselhos que Eddie Van Halen gostaria que todos os guitarristas ouvissem
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
Accept lança "Teutonic Titans 1976-2026", álbum que comemora seus 50 anos
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu
A canção do AC/DC que Angus Young diz ser melhor que "Satisfaction" dos Stones
Rick Wakeman comenta suas músicas favoritas do Pink Floyd, Deep Purple, Rolling Stones
A passagem de Ian Gillan pela banda Black Sabbath

Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará
O rock and roll precisa de uma banda como o Ghost, segundo Rob Halford
Wolf Hoffmann diz que não se lembrava de música do Accept regravada por Tobias Forge
Ghost anuncia álbum ao vivo "2 Big to Rig Original Motion Picture Soundtrack"
Ghost divulga versão ao vivo de "Umbra", prévia do filme "2 Big to Rig"
De Europe a Entombed, 15 das melhores bandas da Suécia, de acordo com a Metal Hammer
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



