Ghost: uma mistura ainda muito maior de influências
Resenha - Infestissumam - Ghost
Por Junior Frascá
Postado em 12 de maio de 2013
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um dos maiores fenômenos da música pesada nos últimos tempos, o GHOST (que agora usa o nome GHOST B.C.) conseguiu uma ascensão meteórica, sendo inclusive aclamado por diversos músicos já consagrados do estilo. E assim, muita expectativa foi criada sobre esse seu segundo disco, sucessor do excelente "Opus Eponymous", e que agora acaba de ser lançado no mercado nacional.
Para se analisar "Infestissumam", uma coisa é primordial: precisamos deixar de lado todos os preconceitos e tradicionalismos presentes na cena metálica, para que possamos analisar apenas a qualidade musical do que nos é apresentado, pois aqui há uma mistura ainda muito maior de influências, inclusive de música pop e outros estilos, que certamente não agradam a maioria dos fãs do rock em geral.
Assim, embora tenha mantido algumas das característica de seu primeiro disco, a banda perdeu um pouco de sua essência nessa nova empreitada, que é um trabalho bem menos sombrio e desafiador que o anterior, deixando um pouco de lado aquele clima dark e assustador, além do peso do disco anterior. Todavia, as músicas continuam diretas, retro e de fácil assimilação (em especial pelo timbre vocal agradável do proclamado Papa Emertus II), porém de uma certa forma até um pouco ingênua em alguns momentos.
No lugar do peso, a banda investiu mais em seu aspecto teatral e melódico, e principalmente ainda mais arranjos épicos que lembram canções religiosas, só que aqui em homenagem ao cramulhão (ouça a faixa título, por exemplo, que abre o disco, e o início de "Ghuleh/Zombie Queen" e comprove).
Mas não que o disco seja ruim, pois, por óbvio, há ainda vários momentos de destaque, em especial nas faixas mais pesadas e diretas, como "Per Aspera Ad Inferi" e "Secular Haze"; na viajada "Ghuleh/Zombie Queen"; e na experimental "Year Zero" (que inclusive tem um clipe bem polêmico, em que supostamente são reveladas as identidades dos membros da banda), que poderiam facilmente estar em "Opus". Contudo, não é um disco tão impactante como seu debut, sem dúvida, embora seja um bom álbum.
A versão nacional do disco vem em um belo paper sleeve, mas que peca por não conter encarte, e muito menos a letra das faixas, uma pena.
Portanto, fica claro em "Infestissumam" a fórmula "mágica" encontrada pelo GHOST para o sucesso se desgastou um pouco, e precisa ser revista para os próximos passos da banda no futuro, mas mesmo assim certamente irá manter a banda em uma crescente de popularidade mundo afora, pois ainda é um som diferenciado e sem igual na fase atual da música.
Infestissumam – Ghost B.C.
(2013 - Nacional)
1. Infestissumam
2. Per Aspera Ad Inferi
3. Secular Haze
4. Jigolo Har Megiddo
5. Ghuleh / Zombie Queen
6. Year Zero
7. Body and Blood
8. Idolatrine
9. Depth of Satan s Eyes
10. Monstrance Clock
Outras resenhas de Infestissumam - Ghost
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum de 1978 que "mudou o rock para sempre", segundo Slash
Por que David Gilmour, do Pink Floyd,se recusa a voltar a tocar "Echoes" em shows solo
A música triste do Iron Maiden que tem o mesmo título de música do Marillion
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"

As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Os países que formam o "Big Four" do metal, segundo Mateus Ribeiro
Ghost vence o Grammy sueco na categoria "Melhor Hard Rock/Metal"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



