Timo Tolkki diz que é estranho ouvir Stratovarius tocando suas músicas
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de agosto de 2025
O guitarrista finlandês Timo Tolkki integrou o Stratovarius por mais de duas décadas. Nesse período, compôs faixas que colocaram a banda na prateleira mais alta do power metal mundial, como "Black Diamond", "Paradise", "Hunting High and Low", "Destiny" e "Speed of Light".
Stratovarius - Mais Novidades
Tolkki deixou o Stratovarius em 2008 de forma conturbada. Apesar disso, garante que mantém uma boa relação com os atuais integrantes, como relatou em participação no programa The Dark Melody (via Blabbermouth). O músico contou que costuma assistir a apresentações do grupo, mas admitiu sentir estranheza.
"Somos muito bons amigos. Às vezes vou aos shows deles aqui na Finlândia, o que é estranho, porque eles ainda tocam muitas das minhas músicas. E ouvir essas músicas do público é, tipo, realmente estranho."
Na sequência, Tolkki comentou sobre o álbum mais recente do Stratovarius, "Survive" (2022). Além de elogiar o trabalho, destacou a dedicação da banda em seguir adiante após sua saída.
"Gostei muito do último álbum. Acho que eles merecem o sucesso. Eles trabalharam muito depois que eu saí. Então, só há vibrações positivas — só há positivas."
Neste ano, Timo Tolkki faria uma turnê pela América Latina. Porém, a série de apresentações foi cancelada devido a problemas de saúde. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
O guitarrista que Brian May achava ser louco e perigoso; "muito à frente de todos nós"
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
A brutalidade do Grave Digger em "Return of the Reaper"
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A polêmica capa do Bon Jovi mudada por seu vocalista porque "seria um suicídio profissional!"
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
As 6 perguntas sobre Nando Reis que até hoje permanecem sem resposta
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez

Timo Tolkki cancela turnê na América Latina por problemas de saúde
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Maratona: músicas com mais de 10 minutos (e nenhuma é do Dream Theater)


