Guitarrista do Stratovarius defende que o power metal precisa se reinventar
Por João Renato Alves
Postado em 23 de setembro de 2025
A principal crítica que o power metal sofreu nas últimas décadas está na falta de originalidade. Para muitos, o subgênero vem apenas repetindo o que foi feito no auge pelas bandas que obtiveram maior destaque. Matias Kupiainen, guitarrista do Stratovarius, concorda. O próprio abordou o assunto durante entrevista ao site mexicano Heavy Mextal.
"É preciso se reinventar. O power metal como era, digamos, no início dos anos 2000, no seu auge, não pode mais ser feito. Estamos basicamente nos copiando. Fazer da forma como era nos anos 90, início dos anos 2000, não vai ser uma boa ideia se você quiser tocar nesse tipo de banda a longo prazo."


Como exemplo, o instrumentista cita o próprio grupo, que vem arriscando ideias diferentes nos trabalhos mais recentes. "Você tem que entender que toda vez que fazemos músicas, as fazemos para nós mesmos, não para você ou qualquer outra pessoa. Não para os fãs. Nós fazemos aquele tipo de música que queremos ouvir. Não podemos escrever outra 'Black Diamond' ou 'Hunting High and Low', pois elas já existem."

O Stratovarius esteve no Brasil no primeiro semestre de 2025, se apresentando no Monsters of Rock, em São Paulo. "Survive", álbum mais recente da banda, saiu em 2022. Foi o quarto da carreira a alcançar o topo da parada na Finlândia, terra natal do grupo. Os outros foram "Destiny" (1998), "Infinite" (2000) e "Elysium" (2011).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps