Guitarrista do Stratovarius defende que o power metal precisa se reinventar
Por João Renato Alves
Postado em 23 de setembro de 2025
A principal crítica que o power metal sofreu nas últimas décadas está na falta de originalidade. Para muitos, o subgênero vem apenas repetindo o que foi feito no auge pelas bandas que obtiveram maior destaque. Matias Kupiainen, guitarrista do Stratovarius, concorda. O próprio abordou o assunto durante entrevista ao site mexicano Heavy Mextal.
"É preciso se reinventar. O power metal como era, digamos, no início dos anos 2000, no seu auge, não pode mais ser feito. Estamos basicamente nos copiando. Fazer da forma como era nos anos 90, início dos anos 2000, não vai ser uma boa ideia se você quiser tocar nesse tipo de banda a longo prazo."

Como exemplo, o instrumentista cita o próprio grupo, que vem arriscando ideias diferentes nos trabalhos mais recentes. "Você tem que entender que toda vez que fazemos músicas, as fazemos para nós mesmos, não para você ou qualquer outra pessoa. Não para os fãs. Nós fazemos aquele tipo de música que queremos ouvir. Não podemos escrever outra 'Black Diamond' ou 'Hunting High and Low', pois elas já existem."
O Stratovarius esteve no Brasil no primeiro semestre de 2025, se apresentando no Monsters of Rock, em São Paulo. "Survive", álbum mais recente da banda, saiu em 2022. Foi o quarto da carreira a alcançar o topo da parada na Finlândia, terra natal do grupo. Os outros foram "Destiny" (1998), "Infinite" (2000) e "Elysium" (2011).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?
As duas bandas de Slash que ele sabia que não iam durar: "Eu não era muito estável"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
O riff que melhor define Tony Iommi, e quem mostrou o caminho foi ninguém menos que Ozzy Osbourne
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
Empresário do Iron Maiden comenta inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame
A música que Ozzy Osbourne ensaiou, mas não cantou no último show
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Liam Gallagher debocha de entrada do Oasis no Rock and Roll Hall of Fame
O músico que tocou com Ozzy e o Sabbath sem precisar de drogas nem álcool para ser doidão

Timo Tolkki abre o coração e lamenta não ter valorizado ex-colegas de Stratovarius
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Guia: como resumir dez vertentes do metal para pessoas leigas


