Lince: Rock Progressivo que investe no Jazz e Fusion
Resenha - Zero - Lince
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de novembro de 2012
Nota: 7
Tendo iniciado sua carreira em meados dos anos 2000 na cidade de Florianópolis (SC), o Lince se prontificou a explorar os diversos elementos do Rock Progressivo e, para tal, contataram ninguém menos do que o respeitado vocalista Alírio Netto (Khallice, Age Of Artemis). Com o time completo, iniciaram o processo de gravação de seu primeiro álbum, batizado simplesmente como "Zero" e cujo lançamento conta com o apoio da MS Metal Records.
"Zero" apresenta aquele típico Rock Progressivo que investe no Jazz e Fusion, devidamente amparado por muitas passagens distorcidas. O resultado final é ritmicamente complexo e pontuado por mudanças tão bruscas de sonoridades em uma mesma canção que a combinação consegue exalar boas doses de uma saudável pretensão – mas o que seria de algumas bandas progressivas sem esta característica?
É inegável que cada um dos músicos seja competente, e que cada um tenha espaço de sobra para mostrar seu ecletismo e aptidões, merecendo destaque os espetaculares os solos de guitarra. E, em meio a esse colorido furor criativo, ainda assim "Zero" consegue manter uma linha de coesão do começo ao fim, tendo na própria abertura "On The Move" um belo resumo do que é a música do Lince.
O áudio é de primeira, com a produção, edição e mixagem assinadas por Adair Daufembach. Mas, ao contrário da qualidade musical, e ainda que o conceito seja bastante instigante, a sequência de fotos que fazem parte do projeto gráfico é suficientemente bizzara – atentem para a capa do CD – a ponto de comprometer o aspecto visual de "Zero", inclusive fornecendo um caráter mais amador ao digipak.
De qualquer forma, a parceria do Lince com Alírio Netto já está rendendo novos projetos... O guitarrista Daniel Carelli estará atuando como violonista e guitarrista oficial da carreira solo do vocalista brasiliense, ao lado do baixista Felipe Andreoli (Angra) e que terá a produção de Rafael Bittencourt (Angra, Bittencourt Project). Enquanto isso, "Zero" permanece relegado ao mais voraz dos amantes do Progressivo.
Contato: www.myspace.com/linceofficial
Formação:
Alírio Netto - voz
Daniel Carelli - guitarra
Arthur Boscato - baixo
Reny Perucchi - teclados
Filipe Maliska - bateria
Lince – Zero
(2012 / MS Metal Records – nacional)
01. On The Move
02. Frenzy
03. Natural
04. The Puppet Song
05. Empire
06. Neuronial Link
07. Lost Forever
08. Sell
09. Jammed
10. Echoes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps