Led Zeppelin: uma viagem aos nove discos da banda
Resenha - Celebration Day - Led Zeppelin
Por José Luiz Gonçalves Filho
Postado em 01 de novembro de 2012
Após cinco anos de espera, tive o prazer de poder assistir ao lendário encontro da maior banda de rock da história da humanidade: o LED ZEPPELIN, com sua formação "quase" original. Show realizado no O2 Arena em Londres no dia 10 de dezembro de 2007. Plant, Page, Jones e Jason Bonham (filho do Bonzo), me fizeram viajar ao longo dos 12 anos de existência da banda e de seus nove discos.
Não sei porque ainda me surpreendo com a performance da banda no palco. Vindo do LED ZEPPELIN, é de se esperar performances excepcionais com linhas marcantes de baixo, riffs e solos espetaculares de guitarra, vocal único e uma bateria de muito peso e presença. Foi mais do que isso!
Diferente da maioria dos críticos e rockeiros de plantão, eu entendo que os shows atuais das grandes bandas da história do rock e do metal, mesmo com os integrantes já "setentões", são melhores de se assistir e apreciar. Digo isso por dois simples motivos: os músicos, no geral, estão mais amadurecidos e sóbrios e, as produções, com toda a evolução tecnológica, são muito bem feitas.
Em Celebration Day não é diferente. Produção de altíssimo nível e um forte entrosamento de toda a banda. Jason Bonham me surpreendeu, talvez porque eu não acompanhe seu trabalho. A interação dele com o restante da banda era muito forte. Ao final, na hora do tradicional abraço de saudação ao público, uma cena chamou a atenção: Page faz um carinho na cabeça de Jason como quem diz: Garoto, você arrasou!
Sobre Page, Plant e Jones; impressiona a energia e a técnica de cada um. Beirando os setenta anos de vida, eles fazem parecer muito fácil a arte de tocar o verdadeiro rock n' roll. Fica muito claro que eles estão naquele palco principalmente se divertindo.
Seria injusto com a maioria dos fãs eu destacar alguma música em especial. Todas, sem exceção, foram perfeitamente executadas e tocadas com a alma destes cinco integrantes: Page, Plant, Jones, Jason e Bonzo (é claro que ele também estava lá).
Para quem não viu, no sábado, dia 03/11 tem mais uma oportunidade. Para quem já viu, sabe que vale a pena ver de novo e comprar o show em DVD/BD.
Segue set list:
Good Times Bad Times
Ramble On
Black Dog
In My Time of Dying
(Includes Honey Bee)
For Your Life
Trampled Under Foot
Nobody's Fault But Mine
No Quarter
Since I've Been Loving You
Dazed and Confused
Stairway to Heaven
The Song Remains the Same
I Can't Quit You Baby
(Otis Rush cover) (Tease)
Misty Mountain Hop
Kashmir
Encore:
Whole Lotta Love
Encore 2:
Rock and Roll
Zé Luiz, engenheiro eletricista, rockeiro e metaleiro! Conheceu a música através de uma coletânea dos Beatles comprada aos 8 anos de idade. É do tipo daquele que diz que nåo se fazem mais bandas como antigamente. Curte Black Sabbath, Led Zeppelin, Iron Maiden, Pink Floyd, ACDC, Deep Purple, Rush, Megadeth, Metallica, Motorhead, Beatles e outras. Não consigo gostar dos Stones.
Outras resenhas de Celebration Day - Led Zeppelin
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
A lenda do rock que Axl Rose odeia: "Ele é só um maldito viciado com uma esposa viciada"
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo
O que era o "camarim do vício" que Aerosmith construiu para usar drogas nos shows
Morte de Syd Barrett afetou como David Gilmour tocava um clássico do Pink Floyd
Led Zeppelin: deve ser ouvido com muito respeito
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Quando Duane Allman ficou irritado com Robert Plant no palco; "vou lá e arrebento esse cara"
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



