Led Zeppelin: emocionante e histórico em todos os aspectos
Resenha - Celebration Day - Led Zeppelin
Por David Oaski
Postado em 13 de dezembro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Que o Led Zeppelin é uma das três maiores bandas de todos os tempos, todo mundo sabe. Mas até hoje, haviam poucos registros ao vivo da banda, que encerrou as atividades em 1980, com a morte do baterista John Bonham.
Com o recém lançado "Celebration Day", gravado em Londres, na O2 Arena em 2007, num show em homenagem a Ahmet Ertegün, fundador do selo Atlantic, a banda satisfaz todos os milhões de fãs carentes por um registro oficial com captação de áudio de qualidade compatível à genialidade da banda. Nas baquetas, substituindo John, seu filho Jason Bonham não deixa a desejar, fazendo com que a banda registre um concerto emocionante e histórico em todos os aspectos.
Em relação ao repertório é difícil errar quando se trata do Led, mas não há o que reclamar, podem haver preferências por uma ou outra música que tenha ficado de fora, mas não há como questionar um setlist com "Kashmir", "Stairway to Heaven", "Rock and Roll", "Ramble On", "Since I've Been Loving You" e "No Quarter" pra ficar nas mais óbvias. A maioria das canções possui execução polida, com a banda notavelmente entrosada, como se nunca tivessem parado de tocar juntos, tudo parece fluir naturalmente entre os caras, sem esforço, só curtindo o momento.
Quanto aos integrantes, destaco Robert Plant, com sua voz de ouro, parece não ter sentido o efeito do tempo, sua performance é exemplar, claro que sem a potência dos anos 70, mas correta e sem deixar a peteca cair em nenhum momento; John Paul Jones tem a cara de garoto, nem parece que tocou numa banda a 30 anos, é o termômetro da banda, toca extremamente bem piano e baixo, um músico completo; Jason Bonham é um destaque a parte, assumiu as baquetas que outrora foram de seu pai, reconhecido por todos como um dos maiores bateristas de todos os tempos, e segurou a bronca, com pegada e competência, arrancava olhares de aprovação dos integrantes da banda no decorrer da apresentação; já o maior gênio por trás da magia da banda, Jimi Page, como de costume tem momentos hipnotizantes, como em "Stairway...", por exemplo, e outros não tão empolgantes, característica de um músico que não se repete, errando e acertando.
O DVD é sensacional, vindo num pacote com CD duplo e um encarte com depoimento dos quatro membros com suas impressões do show histórico, sendo a mais interessante a de Jason, completamente emocionado em estar tocando com a banda que consagrou seu pai. O único pecado do lançamento é a falta de extras, uma apresentação desse porte e dessa importância merecia um making of caprichado e entrevistas com os integrantes, no mínimo.
Enfim, a banda que transgrediu o tempo, com toda sua áurea misteriosa, talento e carisma nos mostra que os heróis também envelhecem, mas é possível envelhecer com dignidade.
Obrigado Led Zeppelin!
Disponível também em:
http://rockideologia.blogspot.com/2012/12/resenha-led-zeppelin-celebration-day.html
Outras resenhas de Celebration Day - Led Zeppelin
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
O Beatle que Ringo Starr disse não ter bom senso de tempo
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
Quando o Black Sabbath quase arruinou a gravação de um dos discos mais vendidos da história
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
Site americano aponta banda que é a maior piada do metal de todos os tempos
Raul Seixas: cadáver do cantor não havia se decomposto até 2012, segundo biógrafo
Heavy Metal: cinco discos necessários dos anos setenta

Led Zeppelin: deve ser ouvido com muito respeito
O trabalho desajeitado de Jimmy Page na guitarra que conquistou Robert Plant
O grande problema de se apegar a guitarras como a de Jimmy Page, segundo Tosin Abasi
Os solos de guitarra em que Jimmy Page sentiu que estava se desafiando
A decepção de Dave Mustaine com álbum do Led Zeppelin: "Ele não estava tocando bem"
A música em que o Led Zeppelin tentou dar uma resposta aos punks, mas era tarde demais
O improvável álbum que representa o Led Zeppelin no auge, segundo Jimmy Page
A melhor música do século XX para Slash - acima de Led Zeppelin e Beatles



