Tortorum: mais um herdeiro do Metal negro norueguês

Resenha - Extinctionist - Tortorum

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Vitor Franceschini
Enviar Correções  

publicidade

9


O leitor pode ficar tranquilo quando se deparar com algum álbum de uma banda de Black Metal oriunda da Noruega. Afinal, foi nas gélidas terras escandinavas que o estilo foi lapidado e gerou nomes como Mayhem, Emperor, Immortal, dentre outros para a música extrema mundial.

Oriundo de Bergen, o Tortorum é mais um herdeiro do Metal negro daquelas terras. Foi formado em 2010 por Skyggen (guitarrista, Dead To This World, Gorgoroth – ao vivo ) que é a força motriz por trás da banda e tem como objetivo propagar a adoração pelo lado escuro e o ódio contra as religiões. Em 2011, o vocalista Barghest (Spearhead) se juntou a Skyggen formando o duo que leva o nome do grupo, que ainda conta com o baterista de estúdio Erik (ex-Gorgoroth e Aeternus).

publicidade

Se você espera algo com melodias intrincadas ou arranjos de teclados esqueça. A técnica aqui caminha junto com a brutalidade, onde os riffs ríspidos, típicos do estilo, se aliam a uma bateria com vários andamentos, além de um baixo torturador. Os vocais, mantém a risca, ou seja, rasgados e monocórdios, vociferam palavras oriundas da escuridão, cheias de misantropia. Tudo isso com uma boa produção (realizada no Conclave Studio, em Bergen).

publicidade

O clima caótico, a alternação entre partes rápidas com algumas quebradas maléficas, faz com que o som soe atípico, além de provar que Black Metal pode ser bem feito e não necessita de produções ruins para soar rústico e underground.

Ouça composições como Aeonscourge, In Pestilence Majesty, Fucking Worthless, For The Ruin Of All e comprove com os próprios tímpanos o que escrevo. Mas preste muita atenção na faixa Kidling The World Conflagration, que já nasce como um hino épico do estilo. Grata surpresa.

http://www.myspace.com/tortorumdamnation

http://www.facebook.com/Tortorum

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Linkin Park: 20 coisas que você não sabe sobre a bandaLinkin Park
20 coisas que você não sabe sobre a banda

Suzi Quatro: a importância da linda baixista para o rockSuzi Quatro
A importância da linda baixista para o rock


Sobre Vitor Franceschini

Jornalista graduado tem como principal base escrever sobre Rock e Metal, sua grande paixão. Ex-editor do finado Goredeath Zine, atual comandante do blog Arte Metal, além de colaborador de diversos veículos do underground.

Mais matérias de Vitor Franceschini no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin