A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de fevereiro de 2026
A história do rock pesado costuma ser contada como uma sucessão de rupturas, mas, muitas vezes, ela avança por reconhecimento e influência direta entre artistas que caminhavam lado a lado. Um desses momentos decisivos envolve Ozzy Osbourne e uma música do Led Zeppelin que, segundo o próprio vocalista, mudou completamente sua percepção sobre música - e sobre a própria vida.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em artigo assinado pelo jornalista Sam Kemp, publicado pela Far Out, Ozzy relembra como o surgimento do Led Zeppelin foi fundamental para que o Black Sabbath entendesse o caminho que precisava seguir. Antes do sucesso, as duas bandas já conviviam de perto. "Nós éramos muito amigos do Led Zeppelin, especialmente do Robert Plant e do John Bonham, que vinham da mesma região que a gente", contou Ozzy em entrevista de 2019. "Eles até queriam que a gente estivesse no selo Swan Song, mas não deu certo."
Na virada dos anos 1960 para os 1970, o Sabbath ainda buscava uma forma de soar pesado sem perder espaço no rádio. A banda tinha atitude, obscuridade e peso, mas faltava um modelo claro de como transformar isso em algo aceitável para o grande público. Esse modelo chegou em janeiro de 1969, com o lançamento de Led Zeppelin I. "Quando ouvi os dois primeiros discos do Zeppelin, eles tiveram um impacto enorme na minha voz e na minha vida", afirmou Ozzy em entrevista à Launch Radio Network. "Foi parecido com o que senti quando ouvi os Beatles pela primeira vez."
O vocalista também recordou o impacto imediato do álbum de estreia da banda de Jimmy Page. "Eu lembro de ouvir o primeiro disco do Led Zeppelin e pensar que aquilo era uma lufada de ar fresco: algo acessível, mas ao mesmo tempo completamente diferente", disse em 1995, para o documentário History of Rock and Roll. Para Ozzy, ali estava a prova de que era possível ser inovador sem abrir mão da identidade.
Entre as faixas do disco, várias causaram forte impressão - como "Good Times Bad Times" e "Babe I'm Gonna Leave You". Mas foi uma em especial que deixou marca definitiva. Anos depois, em entrevista à Rolling Stone, Ozzy revelou qual era sua música favorita do Led Zeppelin. "Meu mundo parou na primeira vez que ouvi 'Dazed and Confused'", escreveu, sem rodeios.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Tony Iommi anuncia o disco "From the Dark", que conta com participação de Jorn Lande
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
Tony Iommi divulga vídeo de "World Alone", faixa do seu próximo disco solo
Filho confirma que Ozzy Osbourne não tinha condições de fazer o show de despedida
Tony Iommi conta por que Becky Baldwin e não Geezer Butler tocou em seu novo disco
"Extremamente orgulhoso": Jorn Lande fala sobre participação em álbum de Tony Iommi
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Tony Iommi ainda não se acostumou com a ausência de Ozzy Osbourne
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso

O veredito de Ozzy Osbourne sobre plágio do Led Zeppelin
Ozzy Osbourne sugeriu turnê conjunta de Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple

Fama nunca foi o principal objetivo de Ronnie James Dio
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história


