A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Por Bruce William
Postado em 08 de fevereiro de 2026
Se você juntar dez metaleiros numa sala, provavelmente sai uma discussão sobre qual banda "definiu" o heavy metal. E aí aparecem nomes, fases, subgêneros, brigas de bar e aquele papo de "isso é metal de verdade" que nunca termina. Lars Ulrich, que vive dentro desse universo desde a adolescência, tem uma resposta bem clara pra isso, e ele não tentou parecer educado ao dizer.
Metallica - Mais Novidades
Ulrich saiu da Dinamarca e foi parar na Califórnia ainda jovem, bem no momento em que a Inglaterra estava despejando no mundo a new wave of British heavy metal. Ele se apaixonou por bandas como Saxon e Diamond Head, procurou gente que topasse tocar som pesado e, nessa procura, acabou chegando ao James Hetfield, o embrião do que viraria o Metallica.
Só que, na cabeça dele, por mais que o metal tenha bebido de várias fontes (blues elétrico, psicodelia, volume no talo), existe um ponto de origem que paira como sombra por cima do resto. Falando sobre o Black Sabbath na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame (via Far Out), ele soltou um texto que parece mais manifesto do que discurso de homenageado: "Eu não apenas reconheço, como grito de cada maldita varanda que o Black Sabbath é e sempre será sinônimo do termo heavy metal. Não importa como você corte e recorte isso, as palavras 'Black Sabbath' ficam pairando nas sombras lutando pelo primeiro lugar. Em qualquer dia, o gênero heavy metal poderia muito bem se chamar 'música derivada do Black Sabbath'."
A escolha das palavras diz muito: ele não está falando de "gosto pessoal", mas de genealogia. Dá pra tocar mais rápido, mais técnico, mais agressivo, dá pra misturar punk, thrash, o que for - mas, no raciocínio dele, a raiz continua ali. E, vindo do baterista de uma banda que virou referência de peso, isso ganha outro tamanho.
Quando a conversa desce do "Sabbath como pai do gênero" para "qual Sabbath é o Sabbath", o Ulrich também não fica em cima do muro. Em entrevista à Rolling Stone, ele disse que entende quem aponta "Paranoid" ou "Master of Reality", mas que, pra ele, o pico está em "Sabotage" (1975): "Pra mim, o maldito golpe duplo de 'Hole in the Sky' e depois 'Symptom of the Universe'... foi ali que atingiu o auge. E depois vêm as faixas mais profundas: 'Megalomania' é, tipo, uma jornada de heavy metal fundamental. O lado A, se você olhar como vinil, provavelmente é os 20 minutos mais fortes do Black Sabbath."
Ele ainda detalha o que enxerga ali como "molde" do metal que viria depois: "E depois 'Symptom of the Universe' - a simplicidade do riff, a palhetada pra baixo, aquilo é obviamente o projeto-base do núcleo do que hard rock e metal acabaram soando... pelos anos 80 e 90."
E tem um pedaço bem "vida real" nessa história, porque ele lembra qual foi o primeiro Sabbath que chegou às mãos dele. Ulrich diz que ganhou "Sabbath Bloody Sabbath" no Natal de 1973 e que aquilo parecia filme de terror dentro de casa. Aí ele emenda que "Sabotage" tem mais energia acelerada do que alguns discos anteriores, e fecha com uma frase bem objetiva sobre som de estúdio: "Sonoramente, 'Sabotage' é o disco com o melhor som."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
5 capas inusitadas de álbuns de rock
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau


A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O dia que James Hetfield deixou Dave Mustaine na mão em briga
Megadeth pode tocar "Ride the Lightning" nos shows da última turnê, aponta Dave Mustaine
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas
Metallica: o que significa "Ride The Lightning"?


