O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Por João Renato Alves
Postado em 08 de fevereiro de 2026
Após sua segunda passagem pelo Black Sabbath – e última, considerando que a terceira reunião se deu sob o nome de Heaven and Hell –, Ronnie James Dio deu uma guinada no formato da banda que levava seu nome artístico. O metal clássico com letras fantasiosas deu lugar a uma pegada moderna, com nuances industriais e abordagem lírica mais "real".
Dio - Mais Novidades
Os álbuns "Strange Highways" (1993) e "Angry Machines" (1996), feitos no período, dividiram os fãs. Com o tempo, passaram a ser mais bem aceitos, mas ainda havia uma resistência com o estilo do guitarrista Tracy G, que destoava do tradicional. Presente nos discos, o baixista Jeff Pilson (Foreigner, ex-Dokken) defendeu o colega durante entrevista ao Stairway to Rock
"'Strange Highways' e 'Angry Machines' foram álbuns muito divertidos de gravar. E, nossa, que formação! Eu adoro o jeito que o Tracy G toca guitarra. Ele é muito subestimado, na minha opinião. Não era tão respeitado quanto merecia, porque era um músico brilhante e uma ótima pessoa para improvisar. Aquela banda era muito boa. Nos divertimos muito juntos. Foi realmente ótimo fazer esses discos."
Após o entrevistador notar que Tracy era um guitarrista muito diferente de Vivian Campbell e Craig Goldy, Jeff lamentou: "Sei disso, mas acho uma pena. Se os discos tivessem saído sob outro nome que não Dio, teriam sido mais bem aceitos. As pessoas procuram algo específico quando vão atrás do material, não querem fugir daquilo. Entendo isso, mas para um artista, é meio frustrante depender da audiência quando se busca mudanças."
Além dos álbuns de estúdio, Tracy G registrou os ao vivos "Inferno: The Last in Live" (1998) e "Live in London, Hammersmith Apollo 1993" (2014). Desde sua saída, o músico se envolveu em uma série de projetos com artistas menores. Também lançou discos solo e com a Tracy G Band.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Roger Waters detona Mick Jagger e diz que astro só pensa no físico e no próprio saldo bancário
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Abbath cancela shows de 2026 e pede desculpas aos fãs e festivais
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Baterista do Linkin Park toca música do Iron Maiden que nunca havia escutado
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Mortiis, ex-Emperor, volta ao Brasil para show em São Paulo
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour gostaria de apagar completamente da memória
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden

Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
O segredo revelado por Ronnie James Dio que deixou James Hetfield irritado
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo James Hetfield do Metallica
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
Ronnie James Dio: por que ele odiava a música "Rainbow In The Dark"?
De 1970 até 2024, o melhor álbum de Metal de cada ano, segundo o Loudwire


