O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Por João Renato Alves
Postado em 08 de fevereiro de 2026
Após sua segunda passagem pelo Black Sabbath – e última, considerando que a terceira reunião se deu sob o nome de Heaven and Hell –, Ronnie James Dio deu uma guinada no formato da banda que levava seu nome artístico. O metal clássico com letras fantasiosas deu lugar a uma pegada moderna, com nuances industriais e abordagem lírica mais "real".
Dio - Mais Novidades
Os álbuns "Strange Highways" (1993) e "Angry Machines" (1996), feitos no período, dividiram os fãs. Com o tempo, passaram a ser mais bem aceitos, mas ainda havia uma resistência com o estilo do guitarrista Tracy G, que destoava do tradicional. Presente nos discos, o baixista Jeff Pilson (Foreigner, ex-Dokken) defendeu o colega durante entrevista ao Stairway to Rock
"'Strange Highways' e 'Angry Machines' foram álbuns muito divertidos de gravar. E, nossa, que formação! Eu adoro o jeito que o Tracy G toca guitarra. Ele é muito subestimado, na minha opinião. Não era tão respeitado quanto merecia, porque era um músico brilhante e uma ótima pessoa para improvisar. Aquela banda era muito boa. Nos divertimos muito juntos. Foi realmente ótimo fazer esses discos."
Após o entrevistador notar que Tracy era um guitarrista muito diferente de Vivian Campbell e Craig Goldy, Jeff lamentou: "Sei disso, mas acho uma pena. Se os discos tivessem saído sob outro nome que não Dio, teriam sido mais bem aceitos. As pessoas procuram algo específico quando vão atrás do material, não querem fugir daquilo. Entendo isso, mas para um artista, é meio frustrante depender da audiência quando se busca mudanças."
Além dos álbuns de estúdio, Tracy G registrou os ao vivos "Inferno: The Last in Live" (1998) e "Live in London, Hammersmith Apollo 1993" (2014). Desde sua saída, o músico se envolveu em uma série de projetos com artistas menores. Também lançou discos solo e com a Tracy G Band.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
A banda que obrigou o Jethro Tull a buscar um som mais original
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Beat anuncia nova turnê e mudança no posto de baterista
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
O álbum dos anos sessenta que antecipou "Kashmir" do Led Zeppelin



O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
O álbum de 1983 que Dave Grohl considera "um dos melhores de todos os tempos"
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Ronnie James Dio se inspirou na máfia italiana para escolher seu nome artístico
Fama nunca foi o principal objetivo de Ronnie James Dio
A ótima música cantada por Dio que causou um problema dentro do Black Sabbath


