A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de fevereiro de 2026
A essas alturas do campeonato, é difícil escrever algo sobre o Iron Maiden que ainda não tenha sido discutido. Com décadas de história, o grupo fundado pelo baixista Steve Harris se consolidou como uma verdadeira instituição do heavy metal e é venerado por seus fãs até os dias atuais.
O status lendário do Iron Maiden se deve, em grande parte, a uma discografia respeitável, marcada por clássicos atemporais. "The Number of the Beast" (1982), "Powerslave" (1984) e "Somewhere in Time" (1986) estão entre os álbuns que colocaram a banda no mais alto patamar do heavy metal.
Iron Maiden - Mais Novidades
O catálogo do Iron Maiden também inclui trabalhos questionáveis. É o caso de "Virtual XI" (1998), segundo e último registro gravado com o vocalista Blaze Bayley, incumbido da difícil missão de substituir Bruce Dickinson.
Apesar do empenho de Blaze Bayley, "Virtual XI" não foi bem recebido pela crítica especializada e costuma aparecer como o disco mais fraco da carreira do Iron Maiden. Foi o que ocorreu em um ranking publicado pelo site Heavy Consequence, que posicionou o álbum na última colocação da lista.
Além disso, o levantamento apontou "The Angel and the Gambler" como a pior faixa do trabalho. Robert Ham, autor do texto, afirmou:
"Durante quase 10 minutos, 'The Angel and the Gambler' se prende a um ritmo monótono de acordes potentes e letras tensas sobre vício e comportamento de risco. A música afunda completamente quando Bayley passa um tempo interminável repetindo o refrão em diferentes níveis de volume. É um suplício para os sentidos e, por ser a segunda faixa de 'Virtual', um mau presságio para o resto do álbum."
Décimo primeiro álbum de estúdio do Iron Maiden, "Virtual XI" tem como principal destaque "The Clansman". Embora o disco seja rejeitado por parte dos fãs, há quem defenda o trabalho, como mostra a resenha assinada por Marcelo Rissi, que pode ser lida a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Vocalista do Lamb of God decidiu ficar sóbrio durante turnê com o Metallica
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose

Virtual XI: uma franca opinião impopular

Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A melhor faixa de "Senjutsu", segundo o Heavy Consequence
Os 10 melhores discos do rock dos anos 60, segundo o RYM
Cinco hinos do heavy metal que você reconhece nos primeiros segundos


