Space Mirrors: Som nada comum, auto intitulado Space Metal
Resenha - In Darkness They Whisper - Space Mirrors
Por Vitor Franceschini
Postado em 28 de agosto de 2012
Nota: 7
O Space Mirrors é projeto capitaneado pela multi-instrumentista russa Alisa Coral e este é o seu quarto full-length, quinto trabalho se contarmos o split álbum que antecedeu esse lançamento, intitulado "Dreams of Area 51 / Space Beyond Space" (2011) e foi lançado ao lado da banda Acid FM.
O grupo conta com a participação de diversos músicos, e em "In Darkness They Whisper" os grandes destaques são as contribuições do baixista Alan Davey e do saxofonista/flautista Nik Turner, ambos ex-Hawkwind. Em outros trabalhos, nomes como Arjen Lucassen (Ayreon, Star One), por exemplo, participaram do projeto.
Falando do que realmente importa, isto é, o som da banda, podemos dizer que o que se ouve aqui não é nada comum. Auto intitulado como Space Metal, o som do Space Mirrors passa por mais viagens além dessa. Instrumentos como flauta, sax e violino se unem a sintetizadores em grande dose, além dos convencionais guitarra, baixo e bateria.
Confesso que de início estranhei o trabalho, chegando até a torcer o nariz. Mas como sou insistente e mente aberta, continuei ouvindo várias e várias vezes até digeri-lo de forma, ainda, estranha. O ponto chave das composições, é que em momento algum as guitarras ficam de lado, fazendo que o lado Metal da coisa realmente tenha seu espaço.
Há muitas passagens viajantes, momentos psicodélicos e algo mais puxado para o Gothic/Dark. Aos fãs de Metal eu indicaria composições como Geometry Of Witchcraft e a faixa título. Já quem curte um Space Rock na linha do Hawkwind (maior influência da banda) eu ouviria Silver Key e Rue d'Auseil Is Missing. Vale destacar que todas elas possuem uma veia bem gótica, talvez pelos vocais graves de Martyr Lucifer.
Enfim, não é um tipo de música que se assimila logo de cara. E não estamos falando de complexidade apenas, mas sim de muito experimento. O trabalho deve ser analisado com calma e com a mente aberta, de preferência quando não estiver muito irritado, ainda mais porque isso pode aumentar com alguns exageros de sintetizadores desconexos. No mais, o balanço final é positivo.
http://www.facebook.com/SpaceMirrors
http://www.myspace.com/spacemirrors
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps