Soilwork: Em 2002, a caminho do extremo, melódico e moderno
Resenha - Chainheart Machine - Soilwork
Por Vitor Franceschini
Postado em 19 de junho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Shinigami Records, sabiamente, acaba de lançar este petardo em solo nacional. Trata-se do segundo álbum dos suecos do Soilwork, lançado em 2000, quando a banda era pouco conhecida por aqui. Tanto que apenas três dos atuais integrantes do grupo gravaram "The Chainheart Machine", Bjorn ‘Speed’ Strid (vocal), Ola Flink (baixo) e Peter Wichers (guitarra).
Confesso que conheci a banda a partir de "Natural Born Chaos" (2002), quando o estilo praticado pelo grupo na época, o Melodic Death Metal estava despontando para ser uma das tendências do Metal mundial. Mesmo assim o som do grupo estava encaminhado para o que é hoje, ou seja, Metal extremo, melódico e moderno.
O interessante é notar que a banda sempre soou técnica mesmo fazendo um som mais fincado nas raízes do estilo. Influências de At The Gates são latentes, assim como de Metal tradicional. Os riffs são muito bem elaborados, diretos e sem os efeitos de hoje em dia. Fãs de Gates Of Ishtar e In Flames (fase "Whoracle") irão se deleitar. A bateria é variada, veloz e cheia de pedais duplos, enquanto o baixo é mais reto. Os vocais rasgados típicos do estilo dão um ar mais grotesco e menos acessível às composições, mesmo com as belas camas de teclados.
É fato que a sonoridade do grupo soava mais homogênea, porém a pegada Thrash Metal apresentada atinge gostos que vão do mais radical a mais mente aberta. É importante salientar que as guitarras se sobressaem aqui, principalmente nos solos que possuem feeling e ótimas melodias.
Meus destaques vão para a faixa título que tem uma quebrada de tirar o fôlego, além de ótimos solos, Millionflame com seu fantástico e agressivo instrumental, além da trinca Spirits Of The Sun, Machinegun Majesty, que possuem quebradas insanas e técnica admirável dos músicos e Room No 99. O disco ainda conta com Machinegun Majesty e Neon Rebels, ambas ao vivo, como bônus.
"The Chainheart Machine" me mostrou um Soilwork diferente e que me surpreendeu. Produzido por Fredrik Nordström e pela banda no Fredman Studio, o trabalho vem com uma nova capa e merece atenção, principalmente de quem conhece a banda somente dos três últimos álbuns em diante.
Outras resenhas de Chainheart Machine - Soilwork
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
O momento em que Tony Iommi percebeu que Ozzy Osbourne tinha que sair do Black Sabbath
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
O surpreendente público que sustenta o mercado de bateria no Brasil, segundo executivo
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Dave Stewart entende ser "tarde demais" para um reencontro do Eurythmics
Até 65% de descontos selecionadas na Amazon de Vinil, CDs, celulares e acessórios
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
O cantor country rejeitado por Nashville que encontrou seu público nos clubes punk
Richard Wright e seu álbum preferido do Pink Floyd; "Eu escuto esse álbum por prazer"
Cinco canções extremamente melancólicas gravadas por bandas de heavy metal
O hit do Iron Maiden composto em duas semanas: "Minha composição mais ambiciosa"

Soilwork lança "Night Whispers & Shining Lights"; "agradecimento pelo fim de uma era"
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
As 10 músicas que o Soilwork mais tocou ao vivo
Dirk Verbeuren, baterista do Megadeth, diz que deixar o Soilwork para trás foi ruim
Cinco curiosidades sobre o Soilwork, uma das atrações do Bangers Open Air 2027
Legião Urbana: O discurso de tristeza e morte no álbum A Tempestade



