Borknagar: Muito além em proposta de difícil classificação

Resenha - Urd - Borknagar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A proposta da Borknagar foi nunca se limitar ao Black Metal puro. Logo, como já se deveria imaginar, novamente expandiu seus limites e continuou com uma rica mistura de sonoridades, que acaba não pendendo para nenhum lado específico.
5000 acessosSeparados no nascimento: Phil Lynott e Tiririca5000 acessosSaúde: mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais

Tendo isso em mente, o negócio é abrir a cabeça e deixar fluir o som dos noruegueses. É claro que você escuta berros bem Black de Vintersorg, riffs com certas melodias que remetem ao estilo - obras de Øystein G. Brun e Jens F. Ryland - e, lá e cá, pedais duplos velozes de David Kinkade. Contudo, as canções não se aproximam de algo realmente extremo. Como já dito, a banda vai muito, muito além em sua proposta de difícil classificação. Portanto, a agressividade não parece ser o objetivo do quinteto, mas a beleza. E nisso, pode apostar, os caras dão uma verdadeira aula.

Não há como não lembrar do Dimmu Borgir ao ouvir o vocal de Vortex, ex-integrante daquela banda. Entretanto, a referência acontece somente devido ao timbre quase inconfundível do músico, já que, musicalmente, as bandas diferem consideravelmente.

O clima melancólico é outro fator preponderante no disco: arrastadas e densas, as nove criações prendem a atenção do ouvinte e quase hipnotizam, pelos arranjos bem trabalhados em todas elas.

Vale citar algumas: “Epochalypse”, “The Beauty of Dead Cities”, “Frostrite” e a longa “The Winter Eclipse” (quase nove minutes) roubam a cena, em especial esta última, que traz um lado mais feroz do grupo.

Capa e arte do encarte muito bonitos e uma boa gravação ajudam a garantir o sucesso de “Urd”, lançado no Brasil via Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br). O álbum é para aqueles ecléticos dentro do Metal que querem conhecer um material que foge dos padrões.

Borknagar – Urd
Century Media Records/Shinigami Records – 2012 – Noruega
http://www.borknagar.com

Tracklist
1. Epochalypse 06:08
2. Roots 05:55
3. The Beauty of Dead Cities 04:15 Sh
4. The Earthling 06:51
5. The Plains of Memories 04:27 (instrumental)
6. Mount Regency 06:08
7. Frostrite 04:50
8. The Winter Eclipse 08:45
9. In a Deeper World 05:42

Total: 53:01

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Urd - Borknagar

1017 acessosBorknagar: Urd é o melhor trabalho dos noruegueses?914 acessosBorknagar: Multifacetado, mas de forma mais simples1189 acessosBorknagar: Banda única que surpreende a cada registro2162 acessosBorkagar: Mais uma vez nos surpreendendo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Borknagar"

Metal norueguêsMetal norueguês
As dez melhores bandas segundo o About.com

MetallicaMetallica
As 5 melhores versões de terceiros dos seus clássicos

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Borknagar"

Separados no nascimentoSeparados no nascimento
A bizarra semelhança de Phil Lynott e Tiririca

SaúdeSaúde
Mais de 60% dos músicos sofrem de problemas mentais

CensuraCensura
53 nomes que você não pode dizer em uma rádio

5000 acessosJames Hetfield: O equilíbrio entre Metallica e vida familiar5000 acessosLed Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?5000 acessosNamore um cara que goste de Metal5000 acessosJoão Gordo: Ed Motta tem razão, brasileiro não tem noção mesmo!5000 acessosMetal: os dez melhores guitarristas da atualidade5000 acessosSteven Adler: ele queria ser um Rockstar desde os treze anos

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online