Borknagar: Muito além em proposta de difícil classificação
Resenha - Urd - Borknagar
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 16 de junho de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A proposta da Borknagar foi nunca se limitar ao Black Metal puro. Logo, como já se deveria imaginar, novamente expandiu seus limites e continuou com uma rica mistura de sonoridades, que acaba não pendendo para nenhum lado específico.
Tendo isso em mente, o negócio é abrir a cabeça e deixar fluir o som dos noruegueses. É claro que você escuta berros bem Black de Vintersorg, riffs com certas melodias que remetem ao estilo - obras de Øystein G. Brun e Jens F. Ryland - e, lá e cá, pedais duplos velozes de David Kinkade. Contudo, as canções não se aproximam de algo realmente extremo. Como já dito, a banda vai muito, muito além em sua proposta de difícil classificação. Portanto, a agressividade não parece ser o objetivo do quinteto, mas a beleza. E nisso, pode apostar, os caras dão uma verdadeira aula.
Não há como não lembrar do Dimmu Borgir ao ouvir o vocal de Vortex, ex-integrante daquela banda. Entretanto, a referência acontece somente devido ao timbre quase inconfundível do músico, já que, musicalmente, as bandas diferem consideravelmente.
O clima melancólico é outro fator preponderante no disco: arrastadas e densas, as nove criações prendem a atenção do ouvinte e quase hipnotizam, pelos arranjos bem trabalhados em todas elas.
Vale citar algumas: "Epochalypse", "The Beauty of Dead Cities", "Frostrite" e a longa "The Winter Eclipse" (quase nove minutes) roubam a cena, em especial esta última, que traz um lado mais feroz do grupo.
Capa e arte do encarte muito bonitos e uma boa gravação ajudam a garantir o sucesso de "Urd", lançado no Brasil via Shinigami Records (www.shinigamirecords.com.br). O álbum é para aqueles ecléticos dentro do Metal que querem conhecer um material que foge dos padrões.
Borknagar – Urd
Century Media Records/Shinigami Records – 2012 – Noruega
http://www.borknagar.com
Tracklist
1. Epochalypse 06:08
2. Roots 05:55
3. The Beauty of Dead Cities 04:15 Sh
4. The Earthling 06:51
5. The Plains of Memories 04:27 (instrumental)
6. Mount Regency 06:08
7. Frostrite 04:50
8. The Winter Eclipse 08:45
9. In a Deeper World 05:42
Total: 53:01
Outras resenhas de Urd - Borknagar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
A música subestimada do Metallica que Lars diz ser um enrosco pra tocar ao vivo
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


