Borknagar: Banda única que surpreende a cada registro

Resenha - Urd - Borknagar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


“Urd”, o nono disco de estúdio dos noruegueses do BORKNAGAR, e que acaba de chegar ao mercado nacional, pode ser definido em uma única palavra: maturidade! Sim, meu amigo leitor, você que conhece o som da banda, já deve estar acostumado à criatividade típica dos caras, que sempre buscam fugir do “lugar comum". Mas mais uma vez podemos constatar que o BORKNAGAR é uma banda única na cena metálica, que surpreende os fãs a cada novo registro.
5000 acessosSlayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido5000 acessosCristina Scabbia: cantora fala sobre seus seios e Playboy

E o retorno do baixista/vocalista ICS Vortex (ex-DIMMU BORGIR) para a banda, ao contrário do que muitos imaginavam, só vez bem ao conjunto, pois seu trabalho no disco é fantástico, seja tocando seu instrumento, seja intercalando sua bela voz com as de Vintersorg, como se perceber na excelente e melancólica “Frostrite”, por exemplo. Não esperem, pois, qualquer conflito de egos por aqui.

Alias, as vocalizações sem dúvida são o grande destaque do material, num trabalho digno de aplausos, e que cativa o ouvinte logo na primeira audição.

No geral, a banda segue fazendo um som bem variado e envolvente, mesclando metal extremo (black metal, em especial), com passagens progressivas e de música folk, mas sem se limitar a um ou alguns estilos, com arranjos riquíssimos e estruturas brilhantes e complexas, que levam o ouvinte a uma viagem pelo que de melhor a música pesada pode proporcionar, tudo isso com uma excelente qualidade de gravação.

Da abertura, com a variada e progressiva “Epochalypse” (com destaque para as mudanças constantes nas vozes), até o encerramento, com a épica e carregada “In A Deeper World”, a banda se mostra madura e criativa, mesclando como poucas peso e belas melodias, como é notório ainda em faixas excelentes como “The Beauty of Dead Cities” e “Mounty Regency” (está uma das mais agressivas do disco).

Por isso vos digo, caros amigos leitores: o BORKNAGAR é uma das banda mais criativas e competentes da atual cena metálica, e “Urd” é a prova vida do talento destes incansáveis noruegueses. Quer uma dica? Vá já atrás do seu!

Urd - Borknagar
(2012 – Shinigami Records - Nacional)

Formação:
Øystein Garnes Brun - Guitarra
Jens F. Ryland - Guitarra
ICS Vortex - Baixo, Vocal limpo
Lazare - Teclado, Backing Vocal
Vintersorg – Vocal guttural e limpo
David Kinkade - Bateria

Track List:

1. Epochalypse
2. Roots
3. The Beauty of Dead Cities
4. The Earthling
5. The Plains of Memories
6. Mount Regency
7. Frostrite
8. The Winter Eclipse
9. In A Deeper World

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Urd - Borknagar

1017 acessosBorknagar: Urd é o melhor trabalho dos noruegueses?501 acessosBorknagar: Muito além em proposta de difícil classificação914 acessosBorknagar: Multifacetado, mas de forma mais simples2162 acessosBorkagar: Mais uma vez nos surpreendendo

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 28 de maio de 2012

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Borknagar"

Metal norueguêsMetal norueguês
As dez melhores bandas segundo o About.com

MetallicaMetallica
As 5 melhores versões de terceiros dos seus clássicos

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Borknagar"

SlayerSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Cristina ScabbiaCristina Scabbia
Cantora fala sobre seus seios e Playboy

Fascínio pelo terrorFascínio pelo terror
Cinco bandas que dão medo

5000 acessosVoz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)5000 acessosO Whiplash.Net protege algumas bandas e prejudica outras?5000 acessosSteven Tyler: "nunca esquecerei a audição para o Zeppelin"5000 acessosSlash: Falando sobre seus filmes preferidos5000 acessosMotorhead: a opinião de Lemmy sobre Viagra, Hendrix e velhice5000 acessosMetallica e Pink Floyd: entre os preferidos da bandidagem

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online