Jack White: Ainda muito a produzir em favor da música
Resenha - Blunderbuss - Jack White
Por Junior Frascá
Postado em 06 de maio de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Jack White sempre foi um músico inquieto e desbravador, sem impor limites a sua musicalidade, seja no WHITE STRIPES, no THE DEAD WEATHER, no THE RACONTEURS ou em qualquer outro dos projetos que já participou. E eis que agora o guitarrista e vocalista americano lança-se em carreira solo, trazendo um disco conciso, simples e criativo, com uma emaranhado das principais influências que marcaram sua trajetória musical até aqui.
Com canções que transitam entre o rock típico dos anos 70 e 80, o blues e algo de música folk, dentre outras infuências, Jack apresenta um trabalho bem cru e imprevisível, que leva o ouvinte a uma interessante viagem musical, e que deverá agradar em cheio seus fãs.
Como dito, tudo aqui é muito simples e direto, desde a estrutura das músicas passando pela arte gráfica integrante do encarte do disco e pela gravação do material, propositalmente crua. Mas mesmo assim, as composições são muito bem estruturadas, com harmonias variadas e que exalam toda a criatividade de Jack.
A trinca de abertura do disco já mostra que Jack não estava de brincadeira, com os excelentes arranjos de piano de "Missing Pieces", as guitarras afiadas de "Sixteen Saltines" (a melhor do trabalho) e a levada blues de "Freedom at 21", mostrando que a homogeneidade não é o forte do material, mas sim uma marcante variedade. E o disco segue apresentando grandes momentos, como em "Hypocritical Kiss" (com arranjos surpreendentes e uma levada hipnótica), "Weep Themselves to Sleep" (com linhas vocais e pianos bem interessantes) e "Hip (Eponymous) Poor Boy" (com claras influências de BEATLES). Porém, nem tudo são flores, pois há canções um pouco confusas e cansativas, como "On and On and On", e a chorosa faixa título, que embora tenha arranjos fortes, não convence.
Mas o grande destaque do material é a linha lírica abordada, tratando de temas fortes e introspectivos, e na maioria das vezes com uma forte carga melancólica e com doses extras de dramaticidade, e parecem retratar uma fase tormentosa da vida do músico.
Portanto, "Blunderbuss" nos traz um Jack White em plena forma, e mostrando que ainda tem muito a produzir em favor da música, deixando de lado qualquer rótulo ou limite. Se você ainda não conhece o trabalho do cara, eis aqui uma grande oportunidade, pois o disco acaba de ser lançado no mercado nacional e, embora por uma grande gravadora, com um preço bem atrativo.
Blunderbuss – Jack White
(2012 – Sony Music - Nacional)
Track List:
Missing Pieces
Sixteen Saltines
Freedom at 21
Love Interruption
Blunderbuss
Hypocritical Kiss
Weep Themselves to Sleep
I’m Shakin’
Trash Tongue Talker
Hip (Eponymous) Poor Boy
I Guess I Should Go to Sleep
On and On and On
Take Me With You When You Go
Outras resenhas de Blunderbuss - Jack White
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
Black Sabbath anuncia biografia oficial "The Masters of Reality"
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
A canção pesada que deixou Ozzy Osbourne e Ritchie Blackmore impressionados
O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O megahit de 1965 que Bob Dylan diz que é "um longo pedaço de vômito"
Rage e Sonata Arctica anunciam turnê conjunta com orquestra
O rockstar que esnobou hit que acabou vendendo 3 milhões de cópias em 3 semanas
A cultuada banda de rock sulista que Eddie Van Halen detestava
A banda que tocava música pesada antes do Purple, Sabbath e Zeppelin, conforme Ian Paice
Fotos de Infância: Yngwie Malmsteen
Zeca Camargo revela que presenciou Nirvana compor clássico na sua frente

A música nua e crua dos anos sessenta que mudou a vida de Jack White
Jack White anuncia novo álbum solo "Frozen Charlotte"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



