Torqverem: Para fãs true; o negócio aqui não é brincadeira

Resenha - Vber Crvciatvs - Torqverem

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Christiano K.O.D.A.
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Após uma longa introdução quase silenciosa “para dar clima”, o grupo inicia uma batida marcial com “Opvs Infernii”, que aumenta a intensidade e se torna o mais típico, puro e real Black Metal ‘old school’. Tudo bem, nem é tão puro assim: há leves toques Doom também.
5000 acessosAvenged Sevenfold: "The Rev" dizia que não passaria dos 305000 acessosTime Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos

Os arranjos são simples, mas empolgantes. As variações são legaizinhas e deixam o trabalho interessante de se ouvir. Não é, portanto, ultraveloz (somente em um ou outro trechinho, bem pouco) e mesmo assim, é um belo murro na cara. Ouçam, por exemplo, “Vmbra Lotvs”, “Malebolgeam” ou “Vana Est Ira Inops Viribvs” para constatarem a agressividade dessa banda.

Essa potência é posta a prova por quase setenta minutos, compostos por onze faixas literalmente “from hell”.
Interessante que o baterista Janvs Necrokramer, quando toca em algumas partes mais aceleradas, utiliza os dois bumbos, ao contrário da batida “tradicional”. Isso gera um efeito mais pesado nas músicas.

Já os vocais de Vrus Arcannus Necrovisceral, que também cuida da guitarra, passam uma sensação de agonia de forma convincente e tornam a audição ainda mais gostosa. Acreditem, esse cara é muito bom! Tenho pena das cordas vocais do coitado, que tira forças ocultas sabe-se lá de onde para aguentar berrar dessa maneira.

E fiel à proposta da velha escola, a gravação é daquelas bem sujas, com um toque charmoso, como era a produção das bandas do início dos anos noventa.

Opa, e não há como não citar a beleza desse lançamento em formato digipack. A Eternal Hatred Records tem caprichado nesse quesito, impressionante! E o logotipo do grupo, que segue o padrão inteligível do estilo, é bastante simpático (sem ironias).

Aliás, é por meio do encarte que se descobre que as vociferações estão em português! É isso mesmo, Metal negro na nossa língua (e uma pequena parte em latim e outros idiomas). Tá aí um diferencial do conjunto (uma dupla, para ser mais exato). Se bem que nem acompanhando as letras é possível compreender o que Necrovisceral está “comentando” nas canções.

Outro fato curioso: o play tem três momentos de “descanso” bem equilibrados. Em outras palavras, existe a já citada intro “I Immortalis Lvcifer”, a faixa quase acústica e profunda “II Ishtar”, posicionada praticamente na metade do disco e, fechando o trabalho, uns ruídos, gritos e gemidos em “IV Noctvrna Nebvla”. Qual será o significado disso? Começo, meio e fim do quê?

Esse é do tipo de disco que os headbangers fãs do gênero têm que se juntar em lugares obscuros para ouvir esse trabalho. Mas daqueles fãs ‘true’ mesmo, já que o negócio aqui não é brincadeira. NÃO recomendado para quem espera por aquelas modernidades que inundaram a cena, como teclados, vocais limpos e melódicos, coros e outros elementos.

Torqverem – Vber Crvciatvs
Eternal Hatred Records – 2012 – Brasil

http://www.torqverem.com
http://www.myspace.com/torqverem

@som_extremo

Tracklist
1. I Immortalis Lvcifer
2. Opvs Infernii
3. Exercito de Barathrvm
4. Crvor Noctis
5. II Ishtar
6. Vmbra Lotvs
7. Agnvs Libidinis
8. III Tetrae Tenebrae
9. Malebolgeam
10. Vana Est Ira Inops Viribvs
11. IV Noctvrna Nebvla

Fonte: Som Extremo
http://somextremo.blogspot.com

NOTA 8

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Vber Crvciatvs - Torqverem

726 acessosTorqverem: Black Metal cru e perturbador.431 acessosTorqverem: Denso, profundo, intenso, brutal e perturbador251 acessosTorqverem: Uma obra para ser apreciada em isolamento

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Torqverem"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Torqverem"

Avenged SevenfoldAvenged Sevenfold
"The Rev" dizia que não passaria dos 30

Time MagazineTime Magazine
Os 100 maiores álbuns de todos os tempos

SlipknotSlipknot
Corey Taylor explica porque o mundo pop não suporta o Metal

5000 acessosAC/DC: setlist, fotos e vídeos do show arrasador com Axl Rose5000 acessosMusical Box: Os 20 discos seminais do Hard Rock5000 acessosNick Jonas: ele tentou fazer um solo e virou um meme de Internet5000 acessosDerek Riggs: a inspiração para a capa do álbum Iron Maiden5000 acessosIron Maiden: fãs não estão preparados para "Empire of The Clouds"5000 acessosIron Maiden: grande inspiração para James Hetfield, do Metallica

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online