Torqverem: Black Metal cru e perturbador.
Resenha - Vber Crvciatvs - Torqverem
Por Renato Sanson
Postado em 16 de agosto de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando se fala de Metal Extremo no Brasil, é indiscutível, pois sempre é sinônimo de muita qualidade, e não seria diferente em sua vertente mais perversa o Black Metal. Formada em meados de 1998 na cidade de São Paulo, a banda Torqverem vem somando conquistas através de seu Black Metal cru e perturbador.
A horda acaba de lançar seu 1° debut, o perverso "Vber Crvciatvs" com uma gravação suja nos moldes do Black Metal norueguês no começo dos anos 90, porém com todos os instrumentos polidos e audíveis, trazendo um clima de ódio e fúria despejado em 11 hinos de guerra.
A banda que na verdade é uma dupla, formada por V. A. Necrovisceral (voz e guitarra) e Janus Necrokramer (bateria), mostram muita personalidade, com passagens extremas e frias e também com partes arrastadas que fazem você se sentir em um funeral.
Outro ponto de destaque é o idioma usado, as faixas são cantadas em português e em sumério, que pode facilmente ser confundido com Latim devido a grande semelhança entre ambas.
Após "I Immortalis Lvcifer" com seu ar gélido e gritos agonizantes ao fundo, temos a fúnebre "Opvs Infernii" infernal do começo ao fim, com Necrovisceral despejando berros e urros totalmente alucinantes como se estive agonizando (um detalhe a ser dito nem com o encarte em mãos é possível entender o que Necrovisceral está cantando), aliado a um instrumental frio com uma bateria correta e riffs cortantes.
Dando continuidade a este massacre, temos as agressivas "Exército de Barathrvm" e "Crvor Noctis" que a meio de riffs e alguns blast beats, ditam a fúria desta banda, como uma marcha do apocalipse.
"II Ishtar" surge ao meio a essa destruição com seu ar experimental e atmosférico, dando um clima mais do que especial, com suas passagens acústicas e tribais.
Com passagens mais obscuras e densas que chegam a beirar o Doom Metal, temos "Agnvs Libidinis" e "III Tetrae Tenebrae" chegam a transmitir o sentimento de ódio em suas passagens mais cadenciadas, principalmente em "III Tetrae Tenebrae" que é totalmente obscura e cadenciada com um instrumental acústico, com Necrovisceral soltando berros e sussurros perturbadores em certos momentos.
Para finalizar o álbum temos mais uma passagem atmosférica, que realmente mostra que o álbum é divido em três atos e como não seria diferente "IV Noctvrna Nebvla" vem com seu clima gélido e denso, com um ar agonizante e por que não apavorante, mostrando realmente como o Black Metal deve soar.
E para completar está obra, "Vber Crvciatvs" vem embalado em um digipack luxuoso, mostrando toda preocupação da horda com seus fãs, se você está cansado de Metal Extremo sinfônico ou com muitas invencionices, aqui está à banda que fará você respirar aliviado, pois o que temos aqui é Black Metal feito com alma e garra, de quem realmente aprecia o estilo.
http://www.myspace.com/torqverem
Formação:
Necrovisceral (voz e guitarra)
Janus Necrokramer (bateria)
Tracklist – Torqverem - "Vber Crvciatvs" - 2012
1. I Immortalis Lvcifer
2. Opvs Infernii
3. Exercito de Barathrvm
4. Crvor Noctis
5. II Ishtar
6. Vmbra Lotvs
7. Agnvs Libidinis
8. III Tetrae Tenebrae
9. Malebolgeam
10. Vana Est Ira Inops Viribvs
11. IV Noctvrna Nebvla
Outras resenhas de Vber Crvciatvs - Torqverem
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Professora aponta curiosos erros de português em hits de Raul Seixas, Cazuza, Titãs e outros
Para Regis Tadeu, só existe uma coisa mais chata que o som do Dream Theater
Nirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



