Torqverem: Black Metal cru e perturbador.
Resenha - Vber Crvciatvs - Torqverem
Por Renato Sanson
Postado em 16 de agosto de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando se fala de Metal Extremo no Brasil, é indiscutível, pois sempre é sinônimo de muita qualidade, e não seria diferente em sua vertente mais perversa o Black Metal. Formada em meados de 1998 na cidade de São Paulo, a banda Torqverem vem somando conquistas através de seu Black Metal cru e perturbador.
A horda acaba de lançar seu 1° debut, o perverso "Vber Crvciatvs" com uma gravação suja nos moldes do Black Metal norueguês no começo dos anos 90, porém com todos os instrumentos polidos e audíveis, trazendo um clima de ódio e fúria despejado em 11 hinos de guerra.
A banda que na verdade é uma dupla, formada por V. A. Necrovisceral (voz e guitarra) e Janus Necrokramer (bateria), mostram muita personalidade, com passagens extremas e frias e também com partes arrastadas que fazem você se sentir em um funeral.
Outro ponto de destaque é o idioma usado, as faixas são cantadas em português e em sumério, que pode facilmente ser confundido com Latim devido a grande semelhança entre ambas.
Após "I Immortalis Lvcifer" com seu ar gélido e gritos agonizantes ao fundo, temos a fúnebre "Opvs Infernii" infernal do começo ao fim, com Necrovisceral despejando berros e urros totalmente alucinantes como se estive agonizando (um detalhe a ser dito nem com o encarte em mãos é possível entender o que Necrovisceral está cantando), aliado a um instrumental frio com uma bateria correta e riffs cortantes.
Dando continuidade a este massacre, temos as agressivas "Exército de Barathrvm" e "Crvor Noctis" que a meio de riffs e alguns blast beats, ditam a fúria desta banda, como uma marcha do apocalipse.
"II Ishtar" surge ao meio a essa destruição com seu ar experimental e atmosférico, dando um clima mais do que especial, com suas passagens acústicas e tribais.
Com passagens mais obscuras e densas que chegam a beirar o Doom Metal, temos "Agnvs Libidinis" e "III Tetrae Tenebrae" chegam a transmitir o sentimento de ódio em suas passagens mais cadenciadas, principalmente em "III Tetrae Tenebrae" que é totalmente obscura e cadenciada com um instrumental acústico, com Necrovisceral soltando berros e sussurros perturbadores em certos momentos.
Para finalizar o álbum temos mais uma passagem atmosférica, que realmente mostra que o álbum é divido em três atos e como não seria diferente "IV Noctvrna Nebvla" vem com seu clima gélido e denso, com um ar agonizante e por que não apavorante, mostrando realmente como o Black Metal deve soar.
E para completar está obra, "Vber Crvciatvs" vem embalado em um digipack luxuoso, mostrando toda preocupação da horda com seus fãs, se você está cansado de Metal Extremo sinfônico ou com muitas invencionices, aqui está à banda que fará você respirar aliviado, pois o que temos aqui é Black Metal feito com alma e garra, de quem realmente aprecia o estilo.
http://www.myspace.com/torqverem
Formação:
Necrovisceral (voz e guitarra)
Janus Necrokramer (bateria)
Tracklist – Torqverem - "Vber Crvciatvs" - 2012
1. I Immortalis Lvcifer
2. Opvs Infernii
3. Exercito de Barathrvm
4. Crvor Noctis
5. II Ishtar
6. Vmbra Lotvs
7. Agnvs Libidinis
8. III Tetrae Tenebrae
9. Malebolgeam
10. Vana Est Ira Inops Viribvs
11. IV Noctvrna Nebvla
Outras resenhas de Vber Crvciatvs - Torqverem
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
"Odeio esse termo": Amy Lee (Evanescence) não gosta de ser chamada de gótica
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Para Carmine Appice, o Metallica foi a primeira banda verdadeiramente heavy metal
Turnê Verão do Caos traz duas atrações internacionais a dez cidades brasileiras em dezembro
Os 10 melhores álbuns do metal sinfônico, segundo o RYM, incluindo um nome brasileiro
Os 10 melhores álbuns de rock nacional lançados após o ano 2000
Filhinha de Tarja Turunen se junta à mãe e toca hit do Nightwish na bateria


Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



