Torqverem: Uma obra para ser apreciada em isolamento

Resenha - Vber Crvciatvs - Torqverem

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

9


Aqui temos uma obra que demorou muito tempo para ser concluída. "Vber Crvciatvs" se iniciou na cidade paulista de Araraquara, no distante 1998, para um projeto que nem possuía uma denominação. Mas os anos se passaram e foram-se acumulando as idéias / sons / canções, e em 2002 surgiu o Torqverem, expressão que procura ir para além de um ideal ou arte, e sim uma filosofia de vida espelhada na interpretação que o mentor V. A. Necrovisceral possui do Universo.

Desde o início o estilo adotado foi o Black Metal, na linha do proporcionado pelos precursores que mostraram sua rebelião no início da década de 1990. De arranjos frios e diretos, o Torqverem usou o recurso de intercalar toda a agressividade do estilo a muitas passagens etéreas, dissonantes e introspectivas, fazendo com que o repertório de "Vber Crvciatvs" esteja longe de seguir o que muitos poderiam entender como convencional.

publicidade

Mas o grande lance por aqui é a forma como o Torqverem estruturou sua necessidade de expressão. Ainda que seja bem simples, tudo segue recheado com mudanças de andamento, o que, somado às tantas passagens instrumentais, resultam em mais de 70 minutos de muita fluidez e beleza artística. E vale mencionar a conscientização em se uivar – o ‘cantar’ não se aplica aqui – de forma incompreensível e predominantemente no português, além de flertar com trechos em latim e outras línguas para melhor atingir os devidos objetivos.

publicidade

A gravação, ainda que propositadamente tosca, possui timbres bem sacados e deixa transparecer todos os instrumentos, o que valoriza ainda mais "Vber Crvciatvs". E falando em valorização, o disco foi lançado no Brasil pela Eternal Hatred Records no sempre refinado formato digipak. Elaborado com comprometimento, esta é uma obra para ser apreciada em isolamento, simples assim.

publicidade

Contato:
http://www.torqverem.com
http://www.myspace.com/torqverem

Formação:
V. A. Necrovisceral - voz e guitarra
Janus Necrokramer - bateria

Torqverem - Vber Crvciatvs
(2012 / Eternal Hatred Records - nacional)

publicidade

01. I Immortalis Lvcifer
02. Opvs Infernii
03. Exercito de Barathrvm
04. Crvor Noctis
05. II Ishtar
06. Vmbra Lotvs
07. Agnvs Libidinis
08. III Tetrae Tenebrae
09. Malebolgeam
10. Vana Est Ira Inops Viribvs
11. IV Noctvrna Nebvla


Outras resenhas de Vber Crvciatvs - Torqverem

Torqverem: Black Metal cru e perturbador.

Torqverem: Denso, profundo, intenso, brutal e perturbador

Torqverem: Para fãs true; o negócio aqui não é brincadeira




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Separados no nascimento: Roger Waters e Richard Gere.Separados no nascimento
Roger Waters e Richard Gere.

Rock Progressivo: as 25 melhores músicas de todos os temposRock Progressivo
As 25 melhores músicas de todos os tempos


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin