Sodamned: Técnica e brutalidade equilibradas
Resenha - Loneliest Loneliness - Sodamned
Por Écio Souza Diniz
Fonte: Pólvora Zine
Postado em 09 de fevereiro de 2012
Que o sul do Brasil tem uma cena Extrema forte é algo inegável, e os catarinenses da SODAMNED vieram como mais um reforço para carregar essa bandeira. Dotados de uma técnica precisa e brutalidade equilibradamente relacionadas, eles executam um Death Metal diferenciado do que se ouve normalmente. A atmosfera é mais densa e envolve um contexto altamente existencialista, esboçados em um instrumental de primeira.
O álbum já abre com a pancada de ‘Fear’, pesada e técnica, com partes mais cadenciadas e harmônicas, e vocais guturais bem primitivos revezados com gritados, que se mostram no restante do set list. Quando coloquei o CD a primeira vez para ouvir, de cara já curti essa música, e realmente é uma das melhores do trabalho, com certeza deve ser um dos hinos da banda nos shows.
A sequência segue com ‘Graveyard of secrets’, que é mais cadenciada, com um ritmo de batalha, um coral sombrio no meio e ótimas variações da bateria. Os riffs marcantes de ‘Torture and nightmares’ tornam-na memorável. ‘Sky and earth’ segue a linha da anterior e é igualmente interessante. ‘Hope’ tem uma pega meio Thrash e riffs rápidos com solos marcantes.
A instrumental ‘Um enigma envolto em mistério’ reforça a capacidade da banda em aliar técnica ao peso na medida certa, resultando em uma ótima composição, com um ar até meio épico. Uma alternância de tempos ora mais rápidos e ora mais cadenciados, além de ótima parte lírica, tornam ‘The mountain’ uma das melhores do álbum.
Já ‘Painted in blue’ é densa e progressiva, com refrão marcante. A rapidez constante de ‘Hanged’ serve como uma escada o ótimo desfecho do trabalho com a avassaladora ‘Ewige wiederkunft’ (ou ‘Eternal return’), que trata do eterno retorno das coisas, proposto por Nietzsche. A propósito os adeptos do filosofo alemão irão amar este disco, pois o contexto das letras são montados em cima do sofrimento que muitas pessoas passam com promessas errôneas de religiões.
Até mesmo a capa é em cima do conceito do eterno retorno que, aliás, ficou uma arte gráfica fantástica. Sem mais delongas, "The loneliest loneliness" é um dos ótimos lançamentos brasileiros ultimamente, merecendo ter minuciosas audições e deve constar na coleção de todo bom Headbanger. Realmente um trabalho excepcional no Death metal.
Selo: Metal Army e Face the abyss
Formação:
Juliano Regis da Silva: guitarras e líder vocal
Edilson Lúcio: guitarras
Felipe Gonçalves: baixo e vocais gritados
Gilson Lange: bateria
Faixas:
1-Fear
2-Graveyard of secrets
3-Tortures and nightmares
4-Sky and earth
5-Hope
6-Um enigma envolto em mistério
7-The mountain
8-Painted in blue
9-Hanged
10-Ewige wiederkunft
Outras resenhas de Loneliest Loneliness - Sodamned
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Slash promete que o próximo disco do Guns vai "engrenar rápido", e explica mudanças nos shows
Para Geezer Butler, capa de disco do Black Sabbath é "a pior de todos os tempos"
John Petrucci fala sobre os desafios de apresentar "Parasomnia" na íntegra ao vivo
Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas
Mr Catra: Uma lista das suas maiores influências no rock (vídeo)
Bruce Dickinson elege o melhor cantor de Rock da história; Não é Freddie, Dio ou Gillan


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



