O hit do Camisa de Vênus que sem querer anuncia o início do fim da banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de fevereiro de 2024
O youtuber e escritor Fabricio Mazocco publicou um novo vídeo em seu canal "Enigmas do Rock". Dessa vez, o especialista explicou histórias por trás do hit "A Ferro e Fogo", do Camisa de Vênus.
Camisa De Venus - Mais Novidades
"Uma canção, considerada pelo seu autor, uma verdadeira expressão musical, divergente de tudo o que havia feito anteriormente, mas que, de forma inconsciente, revelava o início do fim da banda. Hoje, contaremos a história da música "A Ferro e Fogo" da banda Camisa de Vênus. Eu sou Fabrício Mazuco e este é o Enigmas do Rock.
"O ano de 1986 é celebrado como um dos melhores para o rock nacional. Muitas bandas lançaram álbuns marcantes, e o Camisa de Vênus não foi exceção. Em 1986, a banda lançou ‘Correndo o Risco’, um álbum considerado o melhor da primeira formação, tanto em sonoridade quanto em composições e arranjos. Uma das joias desse álbum é a música ‘A Ferro e Fogo’, que encerra o lado B do disco.
Marcelo Nova, o vocalista e líder da banda, lembra de estar na sua casa em Pinheiros, São Paulo, trancando-se para escrever a letra. Ele mergulhou em um processo intenso, escrevendo incansavelmente em vários papéis, organizando ideias e buscando criar algo único. A inspiração para essa música era clara: uma verdadeira canção, diferente de tudo que havia feito antes.
Após horas de dedicação, Marcelo percebeu que tinha diante de si algo especial. A sensação de ter escrito uma letra genuína, distinta de suas obras anteriores, era marcante. Ele se recorda de todo o esforço mental, suor e papel espalhado pelo chão, mas a certeza de ter criado algo notável compensou.
Ao reler a letra, Marcelo identificou que inconscientemente abordava o início do fim da banda. Embora não tenha percebido claramente na época, a música era mais do que uma simples composição pop. Essa percepção o levou a conceber a ideia de uma versão com orquestra, sem baixo, bateria ou guitarra. O produtor Peninha Schmit apoiou essa visão, e Armando Ferrante regeu uma orquestra de 35 músicos para dar vida à ‘A Ferro e Fogo’.
Anos depois, Marcelo Nova reconheceu que, mesmo com o sucesso do terceiro álbum, havia uma insatisfação pessoal. Enquanto a banda alcançava o auge, ele sentia que não havia atingido seus objetivos. O descontentamento de Marcelo se manifestava nas entrelinhas de suas letras, como quando afirmava que ‘tudo um dia acaba para de novo começar’. Em 1987, a banda lançou o disco duplo ‘Duplo Sentido’, mas logo em seguida, Marcelo Nova anunciou sua saída, encerrando assim um capítulo importante na história do Camisa de Vênus".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
Guns N' Roses ensaia hit não tocado há 35 anos e fãs criam expectativa para shows no Brasil
O disco do Metallica que, para Cristina Scabbia, não deveria existir
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
Dogma anuncia três shows no Brasil durante turnê latino-americana de 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Quando Slash percebeu que Axl Rose era o vocalista que faltava pra fechar a banda


O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
A banda nacional com canções "mais fortes que o desempenho dos caras" conforme Regis Tadeu
A resposta ríspida de Samuel Rosa à provocação que Marcelo Nova fez ao Skank


