O hit do Camisa de Vênus que sem querer anuncia o início do fim da banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de fevereiro de 2024
O youtuber e escritor Fabricio Mazocco publicou um novo vídeo em seu canal "Enigmas do Rock". Dessa vez, o especialista explicou histórias por trás do hit "A Ferro e Fogo", do Camisa de Vênus.
Camisa De Venus - Mais Novidades
"Uma canção, considerada pelo seu autor, uma verdadeira expressão musical, divergente de tudo o que havia feito anteriormente, mas que, de forma inconsciente, revelava o início do fim da banda. Hoje, contaremos a história da música "A Ferro e Fogo" da banda Camisa de Vênus. Eu sou Fabrício Mazuco e este é o Enigmas do Rock.
"O ano de 1986 é celebrado como um dos melhores para o rock nacional. Muitas bandas lançaram álbuns marcantes, e o Camisa de Vênus não foi exceção. Em 1986, a banda lançou ‘Correndo o Risco’, um álbum considerado o melhor da primeira formação, tanto em sonoridade quanto em composições e arranjos. Uma das joias desse álbum é a música ‘A Ferro e Fogo’, que encerra o lado B do disco.
Marcelo Nova, o vocalista e líder da banda, lembra de estar na sua casa em Pinheiros, São Paulo, trancando-se para escrever a letra. Ele mergulhou em um processo intenso, escrevendo incansavelmente em vários papéis, organizando ideias e buscando criar algo único. A inspiração para essa música era clara: uma verdadeira canção, diferente de tudo que havia feito antes.
Após horas de dedicação, Marcelo percebeu que tinha diante de si algo especial. A sensação de ter escrito uma letra genuína, distinta de suas obras anteriores, era marcante. Ele se recorda de todo o esforço mental, suor e papel espalhado pelo chão, mas a certeza de ter criado algo notável compensou.
Ao reler a letra, Marcelo identificou que inconscientemente abordava o início do fim da banda. Embora não tenha percebido claramente na época, a música era mais do que uma simples composição pop. Essa percepção o levou a conceber a ideia de uma versão com orquestra, sem baixo, bateria ou guitarra. O produtor Peninha Schmit apoiou essa visão, e Armando Ferrante regeu uma orquestra de 35 músicos para dar vida à ‘A Ferro e Fogo’.
Anos depois, Marcelo Nova reconheceu que, mesmo com o sucesso do terceiro álbum, havia uma insatisfação pessoal. Enquanto a banda alcançava o auge, ele sentia que não havia atingido seus objetivos. O descontentamento de Marcelo se manifestava nas entrelinhas de suas letras, como quando afirmava que ‘tudo um dia acaba para de novo começar’. Em 1987, a banda lançou o disco duplo ‘Duplo Sentido’, mas logo em seguida, Marcelo Nova anunciou sua saída, encerrando assim um capítulo importante na história do Camisa de Vênus".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas


A banda nacional com canções "mais fortes que o desempenho dos caras" conforme Regis Tadeu
As 3 Betes que ficaram marcadas na história do rock nacional dos anos oitenta


