O hit do Camisa de Vênus que sem querer anuncia o início do fim da banda
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de fevereiro de 2024
O youtuber e escritor Fabricio Mazocco publicou um novo vídeo em seu canal "Enigmas do Rock". Dessa vez, o especialista explicou histórias por trás do hit "A Ferro e Fogo", do Camisa de Vênus.
Camisa De Venus - Mais Novidades
"Uma canção, considerada pelo seu autor, uma verdadeira expressão musical, divergente de tudo o que havia feito anteriormente, mas que, de forma inconsciente, revelava o início do fim da banda. Hoje, contaremos a história da música "A Ferro e Fogo" da banda Camisa de Vênus. Eu sou Fabrício Mazuco e este é o Enigmas do Rock.
"O ano de 1986 é celebrado como um dos melhores para o rock nacional. Muitas bandas lançaram álbuns marcantes, e o Camisa de Vênus não foi exceção. Em 1986, a banda lançou ‘Correndo o Risco’, um álbum considerado o melhor da primeira formação, tanto em sonoridade quanto em composições e arranjos. Uma das joias desse álbum é a música ‘A Ferro e Fogo’, que encerra o lado B do disco.
Marcelo Nova, o vocalista e líder da banda, lembra de estar na sua casa em Pinheiros, São Paulo, trancando-se para escrever a letra. Ele mergulhou em um processo intenso, escrevendo incansavelmente em vários papéis, organizando ideias e buscando criar algo único. A inspiração para essa música era clara: uma verdadeira canção, diferente de tudo que havia feito antes.
Após horas de dedicação, Marcelo percebeu que tinha diante de si algo especial. A sensação de ter escrito uma letra genuína, distinta de suas obras anteriores, era marcante. Ele se recorda de todo o esforço mental, suor e papel espalhado pelo chão, mas a certeza de ter criado algo notável compensou.
Ao reler a letra, Marcelo identificou que inconscientemente abordava o início do fim da banda. Embora não tenha percebido claramente na época, a música era mais do que uma simples composição pop. Essa percepção o levou a conceber a ideia de uma versão com orquestra, sem baixo, bateria ou guitarra. O produtor Peninha Schmit apoiou essa visão, e Armando Ferrante regeu uma orquestra de 35 músicos para dar vida à ‘A Ferro e Fogo’.
Anos depois, Marcelo Nova reconheceu que, mesmo com o sucesso do terceiro álbum, havia uma insatisfação pessoal. Enquanto a banda alcançava o auge, ele sentia que não havia atingido seus objetivos. O descontentamento de Marcelo se manifestava nas entrelinhas de suas letras, como quando afirmava que ‘tudo um dia acaba para de novo começar’. Em 1987, a banda lançou o disco duplo ‘Duplo Sentido’, mas logo em seguida, Marcelo Nova anunciou sua saída, encerrando assim um capítulo importante na história do Camisa de Vênus".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
O roqueiro brasileiro que deu cano em Axl Rose; "preferi ir embora"
Os três baixistas que Robert Trujillo, do Metallica, considera seus maiores heróis
O álbum que Ozzy Osbourne queria gravar antes de morrer, segundo Zakk Wylde
O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas
Por que o hino beneficente do heavy metal não pegou, segundo Regis Tadeu
A enorme biografia que Tobias Forge, do Ghost, leu aos 8 anos e ainda guarda até hoje
Dimmu Borgir, Satyricon e Enslaved quebram recorde de público na Noruega
As cinco músicas que Slash escolheria para ouvir se o mundo estivesse acabando
Justin Sargent fala pela primeira vez como novo vocalista do Skid Row

O roqueiro que comprou briga com Humberto Gessinger e Samuel Rosa
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
A impagável reação de Raul Seixas após tomar sopa de letrinhas da Xuxa
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
A resposta ríspida de Samuel Rosa à provocação que Marcelo Nova fez ao Skank


