Tristania: Sonoridade bem diferente de trabalhos anteriores
Resenha - Rubicon - Tristania
Por José Antonio Alves
Postado em 30 de janeiro de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando vi que os noruegueses do Tristania se preparavam para lançar um novo álbum, sem Morten Veland ou mesmo Vibeke Stene, já imaginava que os tempos de "Beyond The Veil" e "Widow´s Weeds" não voltariam, mas fiquei curioso para ver o que teríamos desta vez. "Rubicon" é o sexto trabalho da banda e conta com a novata Mariangela Demurtas nos vocais, trazendo uma banda com sonoridade bem diferente de trabalhos anteriores.
Logo de cara, a abertura com "Year Of The Rat", nos mostra certo peso, além de um refrão bem encaixado e grudento, juntamente com bons teclados, o que a torna uma das melhores do disco. "Protection" pode até ter uma pegada mais "dark" em raros momentos, com um bom instrumental, surgindo também os primeiros guturais, mas ainda nos causa a impressão de faltar algo.
"Patriot Games" nos mostra os vocais masculinos de Kjetil Nordhus, com agressividade no refrão e com Mariangela em um tom mais diferenciado de voz, no conjunto, uma faixa mais pesada. "Exile" proporciona similar experiência, com um bom casamento das vozes masculina e feminina, mas talvez muitos sentem falta daquela coisa mais lírica que Vibeke Stene proporcionava.
Não temos em "Rubicon" aquele peso característico do metal, o que coloca a banda um pouco distante do gothic metal que a caracterizou em trabalhos anteriores. Por mais que esta afirmação seja fato, a faixa "Amnesia" até apresenta uma atmosfera mais doom/gothic, com bons arranjos de teclado e a ótima "Illumination" pode ser considerada a melhor composição do álbum, com um ritmo mais lento e com alguma complexidade.
Talvez no álbum falte a melancolia e os vocais líricos das fases anteriores, a voz de Mariangela é ótima, mas definitivamente falta algo, uma abordagem mais comercial se seguiu neste trabalho. Se você não conhece a fase antiga da banda, provavelmente irá adorar o álbum, mas para os fãs que já tiveram o prazer de ter trabalhos como "Widow´s Weeds" e "World Of Glass", "Rubicon" é bem diferente e com alguns poucos (e raros) elementos antigos.
Faixas de "Rubicon":
01. Year of the Rat
02. Protection
03. Patriot Games
04. The Passing
05. Exile
06. Sirens
07. Vulture
08. Amnesia
09. Magical Fix
10. Illumination
Outras resenhas de Rubicon - Tristania
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Exodus gravou três clipes para novo álbum - mesmo com a banda odiando fazer vídeos
Vídeo inédito mostra guitarrista do Lynyrd Skynyrd tocando dias após acidente em 1977
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O erro que Erasmo Carlos cometeu, mas que Roberto Carlos driblou pra se tornar maior do Brasil
Engenheiros do Hawaii: análise da música "Somos quem podemos ser"
O grave problema do refrão de "Eagle Fly Free", segundo Fabio Lione

Resenha - Rubicon - Tristania
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



