Tristania: Sonoridade bem diferente de trabalhos anteriores
Resenha - Rubicon - Tristania
Por José Antonio Alves
Postado em 30 de janeiro de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando vi que os noruegueses do Tristania se preparavam para lançar um novo álbum, sem Morten Veland ou mesmo Vibeke Stene, já imaginava que os tempos de "Beyond The Veil" e "Widow´s Weeds" não voltariam, mas fiquei curioso para ver o que teríamos desta vez. "Rubicon" é o sexto trabalho da banda e conta com a novata Mariangela Demurtas nos vocais, trazendo uma banda com sonoridade bem diferente de trabalhos anteriores.
Logo de cara, a abertura com "Year Of The Rat", nos mostra certo peso, além de um refrão bem encaixado e grudento, juntamente com bons teclados, o que a torna uma das melhores do disco. "Protection" pode até ter uma pegada mais "dark" em raros momentos, com um bom instrumental, surgindo também os primeiros guturais, mas ainda nos causa a impressão de faltar algo.
"Patriot Games" nos mostra os vocais masculinos de Kjetil Nordhus, com agressividade no refrão e com Mariangela em um tom mais diferenciado de voz, no conjunto, uma faixa mais pesada. "Exile" proporciona similar experiência, com um bom casamento das vozes masculina e feminina, mas talvez muitos sentem falta daquela coisa mais lírica que Vibeke Stene proporcionava.
Não temos em "Rubicon" aquele peso característico do metal, o que coloca a banda um pouco distante do gothic metal que a caracterizou em trabalhos anteriores. Por mais que esta afirmação seja fato, a faixa "Amnesia" até apresenta uma atmosfera mais doom/gothic, com bons arranjos de teclado e a ótima "Illumination" pode ser considerada a melhor composição do álbum, com um ritmo mais lento e com alguma complexidade.
Talvez no álbum falte a melancolia e os vocais líricos das fases anteriores, a voz de Mariangela é ótima, mas definitivamente falta algo, uma abordagem mais comercial se seguiu neste trabalho. Se você não conhece a fase antiga da banda, provavelmente irá adorar o álbum, mas para os fãs que já tiveram o prazer de ter trabalhos como "Widow´s Weeds" e "World Of Glass", "Rubicon" é bem diferente e com alguns poucos (e raros) elementos antigos.
Faixas de "Rubicon":
01. Year of the Rat
02. Protection
03. Patriot Games
04. The Passing
05. Exile
06. Sirens
07. Vulture
08. Amnesia
09. Magical Fix
10. Illumination
Outras resenhas de Rubicon - Tristania
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Masterplan confirma data de lançamento do novo álbum, "Metalmorphosis"
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
Thrash Metal; como surgiu a música do Anthrax que serviu para batizar o gênero
Mick Jagger e David Bowie: relação escancarada
Experiente, Tobias Forge do Ghost dá sua opinião sincera sobre Crypta e Fernanda Lira
Treta: Após Eddie Vedder detonar o Mötley Crüe, Nikki Sixx diz o que pensa do Pearl Jam
Resenha - Rubicon - Tristania
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



