Tristania: Não espere por aquele som melancólico de antes
Resenha - Rubicon - Tristania
Por Junior Frascá
Postado em 10 de maio de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Antes de mais nada, uma ressalva deve ser feita: o TRISTANIA, há um bom tempo, já não é mais aquela banda que marcou época nos anos 90 como uma das maiores representantes do Gothic Metal. Então, não espere por aquele som soturno e melancólico de antes, pois a banda é outra, inclusive com mais uma considerável mudança de formação, sendo que este "Rubicon", 6º álbum de estúdio destes noruegueses, marca a estreia da vocalista Mariangela "Mary" Demurtas, substituindo a excelente Vibeke Stene.
E com a nova vocalista já estampando a capa do novo trabalho (será que os caras não enjoam desse tipo de arte não?), o TRISTANIA nos traz uma sonoridade embora ainda pesada, mais acessível e ambiental, principalmente devido à Mariangela, que possui uma voz bem mais suave, apesar de bem expressiva e técnica. Há também as famosas mesclas do vocal feminino com os vocais masculinos agressivos de Kjetil Nordhus em diversas faixas, deixando o som mais dinâmico e diversificado.
Mas com certeza muitos dos antigos fãs da banda irão torcer o nariz para essa nova sonoridade, mas não há como negar que o grupo continua brindando os ouvintes com músicas de qualidade, com ótimos arranjos e momentos muito marcantes, como se percebe logo na faixa de abertura, "Year of the Rat", com teclados a lá DIMMU BORGIR e com Mariangela mostrando todas as suas qualidades.
Além desta, destacam-se ainda "Patriotic Games", com belos riffs; "Sirens", bem tensa e com um clima repleto de melancolia; e "Illumination", uma faixa épica e variada, sendo sem dúvida a melhor do registro.
Portanto, não espere o mesmo TRISTANIA de antigamente, mas caso você tenha a mente mais aberta para novas sonoridades, com certeza irá curtir o material, cuja aquisição é recomendada, ainda mais agora que o CD acaba de ser disponibilizado no mercado nacional.
Rubicon - Tristania
(2011 – Die Hard Records/Rock Machine/Rock Brigade/Voice Music –Nacional)
Track List:
01. Year of the Rat
02. Protection
03. Patriot Games
04. The Passing
05. Exile
06. Sirens
07. Vulture
08. Amnesia
09. Magical Fix
10. Illumination
Outras resenhas de Rubicon - Tristania
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
A música do Radiohead que Thom Yorke diz nunca conseguir tocar direito
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
A melhor faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A curiosa origem da introdução de "Sweet Leaf", clássico do Black Sabbath
Mark Knopfler explica por que não se considera um cantor, e diz quem o inspirou a cantar
A incrível canção do Deep Purple que Led Zeppelin e Black Sabbath não conseguiriam tocar
O grave erro do Pink Floyd que há décadas complica a vida de um renomado cientista
Resenha - Rubicon - Tristania
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



