1000 Funerals: Funeral Doom iraniano de qualidade
Resenha - Butterfly Decadence - 1000 Funerals
Por Rodrigo Mendes Bueno
Postado em 31 de outubro de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde que veio ao mundo em 2005, esse projeto Funeral Doom nos surpreendeu não somente pelas belas melodias mas também por vir do conservador Irã, tão conservador que a ex-tecladista Pixy deixou a banda para poder se casar e seu "open-mind" marido que não gosta de heavy metal acabou proibindo-a de continuar.
Logo após isso o promissor projeto acabou encerrando suas atividades. Lembro-me que por causa desse blog acabei descolando o contato da banda e enviei um email que pouco tempo depois me foi respondido e este continha a mensagem, estamos preparando um novo álbum.
Após longos seis anos de espera e eis que esse álbum ganhou vida e começa belíssimamente com 'Suturated Lips' numa intro/música que segue numa melhor das influências de Shape of Despair em seu som.
'Of Love Then Deceit' vem para começar a missa de cremação do sujeito, seguindo as belas melodias de teclado e uma guitarra pesada, aliada a bateria cadenciada que vem dando forma a esse requiem. Ao longo de seus 10 minutos, podemos ouvir as variações de instrumental, com passagens atmosféricas onde encantam e deprimem o ouvinte. Os vocais falados de Emerna são um tanto sinistros, pois parecem aquelas intervenções de EVP de um espírito dando um depoimento inconformado com sua partida.
'Nothing Has Ever Been' vem dando sequência com alguns teclados hipnotizantes em seu início e aqueles mesmos vocais falados da faixa anterior se fazem presença nessa. O andamento quebrado da bateria com as melodias de teclado/piano são o ponto forte dessa faixa, e sinceramente me deixou embasbacado com o que ouvi.
'Butterfly Decadence' faixa tocada em sua totalidade no piano e o teclado fazendo ambientação fazendo parecer uma pequena intro para 'Vast Infinite Beauty'. Esta que já entra rasgando com uma guitarra pesada e notas de piano nos intervalos dos riffs. As variações de vocais, aqueles mesmos de Emerna juntos com os guturais de Haamoon parecendo o demônio encarnado, ainda mais ao acompanhar as letras. ‘ So tired and weak was christ on the cross/ Departed from prophecy./ To bring back an impaled world into foss / Foolish he exposed his love. I’m unbowed because of you / I’m so wild and jealous. / I’m silent in flames of doom / I am satan the cursed and fallen. / I wonder what I was to you / Remember thy angel.’ (Trad. livre: Tão cansado e fraco foi cristo na cruz / Morto na profecia./ Para trazer de volta um mundo empalado em Foss / Tolo ele expôs o seu amor. / Eu sou inflexível por causa de você / Estou tão selvagem e invejoso. / Estou em silêncio nas chamas da desgraça / Eu sou Satanás, o amaldiçoado e caído./ Eu quero saber o que eu fazia com você / Lembre-se o teu anjo.)
E para acabar temos uma versão para 'Night’s Dew' do grandioso Shape of Despair, que ficou bem interessante e um pouco diferente da original. Espero que a banda não acabe após esse material, pois acredito eu que esses iranianos ainda tem muita lenha para queimar.
1000 Funerals – Butterfly Decadence (Silent Time Noise)
1. Sutured Lips
2. Of Love Then Deceit
3. Nothing Has Ever Been
4. Butterfly Decadence
5. Vast Infinite Beauty
6. Night’s Dew (Shape of Despair cover)
Contatos:
http://silent-time-noise.ru/
http://www.myspace.com/1000funerals
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


