Coldplay: Menos messiânica e com mais alegria e otimismo
Resenha - Mylo Xyloto - Coldplay
Por Ricardo Seelig
Postado em 26 de outubro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Coldplay soa renovado em "Mylo Xyloto". Quinto álbum do quarteto, o disco traz uma banda menos messiânica e com uma saudável dose de alegria e otimismo. O desejo de ser o novo U2 ou uma versão mais pop do Radiohead parece ter ficado para trás. O resultado é um álbum que, ainda que guarde ligações com o passado, aponta para um futuro surpreendente.
Provavelmente, a principal razão para essa mudança esteja na participação maior dos demais músicos – Jon Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e o subestimado Will Champion (bateria) – no processo de composição. Essa descentralização faz com que as principais características de Chris Martin – as melodias grandiosas, os arranjos pomposos – estejam mais contidos, equilibrados por um bem-vindo tempero pop. A banda não conseguiu retornar à sonoridade dos dois primeiros álbuns – "Parachutes" (2000) e o soberbo "A Rush of Blood to the Head" (2002) -, mas isso, pensando bem, nem seria necessário. Ao invés dessa escolha, o grupo soube equilibrar as principais qualidades desses dois discos – as melodias inspiradas adornadas pela instrumentação básica, às vezes quase minimalista – com o que de melhor havia em seus trabalhos mais recentes – "X&Y" (2005) e "Viva la Vida or Death and All His Friends" (2008).
Dessa maneira, ao mesmo tempo em que somos brindados com pequenas jóias pop como "Hurts Like Heaven" - com um agradável tempero oitentista – e "Every Teardrop is Waterfall", há um clima que traz de volta o que o Coldplay fez de melhor em sua carreira em faixas como "Major Minus" e "Charlie Brown", onde instrumentos acústicos constróem a base sobre a qual arranjos cirúrgicos de desenvolvem sem exageros.
No meio disso tudo, a banda entrega, como sempre, composições que tem como elemento principal a melodia, essa caracterísitcas tão em falta no pop atual. E é por essa razão que o Coldplay cativa tanto. Em um mundo onde as batidas do rap são onipresentes e o ritmo puro e simples é o desejo de todos, o Coldplay investe em algo "fora de moda": a construção de harmonias e belas melodias. Um exemplo disso é a bonita "Paradise", uma faixa que, apesar de soar um tanto exagerada em alguns momentos – principalmente no "ôôô" do refrão -, emociona.
Há grandes momentos em "Mylo Xyloto". "Us Against the World" remete a A Rush of Blood to the Head. "Up with the Birds", colaboração da banda com Leonard Cohen, fecha o disco com destaque. As já citadas "Hurts Like Heaven", "Every Teardrop os Waterfall", "Major Minus", "Charlie Brown" e "Paradise" são garantia de satisfação.
A única coisa que soa deslocada em "Mylo Xyloto" é a participação de Rihanna em "Princess of China". A composição, apenas mediana, sobreviveria bem sem a cantora, e a impressão que se tem é que a sua inclusão é muito mais uma tentativa de promover o álbum do que uma escolha artística.
"Mylo Xyloto" é um CD muito bom. Nele, o Coldplay encontrou um equilíbrio entre a sonoridade mais básica de seus dois primeiros álbuns e a grandiosidade pretensiosa de seus mais recentes discos. Dessa mistura saiu um trabalho muito interessante, que mostra que o grupo ainda tem muitas cartas na manga.
Vale - e muito - o play!
Faixas:
Mylo Xyloto
Hurts Like Heaven
Paradise
Charlie Brown
Us Against the World
M.M.I.X.
Every Teardrop is a Waterfall
Major Minus
U.F.O.
Princess of China
Up in Flames
A Hopeful Transmission
Don't Let It Break Your Heart
Up with the Birds
Outras resenhas de Mylo Xyloto - Coldplay
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
Cheetah Chrome fez participação no clipe de "Pet Sematary", dos Ramones
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
A arma branca que Cozy Powell foi buscar no carro após crítica de produtor
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
John Baizley (Baroness) fará a próxima tour do Mastodon como membro convidado
Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris
O hit de Eric Clapton que ele considera "quase impossível" de tocar certo ao vivo
Mustaine recebeu mensagens de Hetfield, Ozzy e Paul Stanley quando anunciou câncer

As 13 músicas de rock que passaram mais de 100 semanas nas paradas britânicas
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



