Coldplay: Menos messiânica e com mais alegria e otimismo
Resenha - Mylo Xyloto - Coldplay
Por Ricardo Seelig
Postado em 26 de outubro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Coldplay soa renovado em "Mylo Xyloto". Quinto álbum do quarteto, o disco traz uma banda menos messiânica e com uma saudável dose de alegria e otimismo. O desejo de ser o novo U2 ou uma versão mais pop do Radiohead parece ter ficado para trás. O resultado é um álbum que, ainda que guarde ligações com o passado, aponta para um futuro surpreendente.
Provavelmente, a principal razão para essa mudança esteja na participação maior dos demais músicos – Jon Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e o subestimado Will Champion (bateria) – no processo de composição. Essa descentralização faz com que as principais características de Chris Martin – as melodias grandiosas, os arranjos pomposos – estejam mais contidos, equilibrados por um bem-vindo tempero pop. A banda não conseguiu retornar à sonoridade dos dois primeiros álbuns – "Parachutes" (2000) e o soberbo "A Rush of Blood to the Head" (2002) -, mas isso, pensando bem, nem seria necessário. Ao invés dessa escolha, o grupo soube equilibrar as principais qualidades desses dois discos – as melodias inspiradas adornadas pela instrumentação básica, às vezes quase minimalista – com o que de melhor havia em seus trabalhos mais recentes – "X&Y" (2005) e "Viva la Vida or Death and All His Friends" (2008).
Dessa maneira, ao mesmo tempo em que somos brindados com pequenas jóias pop como "Hurts Like Heaven" - com um agradável tempero oitentista – e "Every Teardrop is Waterfall", há um clima que traz de volta o que o Coldplay fez de melhor em sua carreira em faixas como "Major Minus" e "Charlie Brown", onde instrumentos acústicos constróem a base sobre a qual arranjos cirúrgicos de desenvolvem sem exageros.
No meio disso tudo, a banda entrega, como sempre, composições que tem como elemento principal a melodia, essa caracterísitcas tão em falta no pop atual. E é por essa razão que o Coldplay cativa tanto. Em um mundo onde as batidas do rap são onipresentes e o ritmo puro e simples é o desejo de todos, o Coldplay investe em algo "fora de moda": a construção de harmonias e belas melodias. Um exemplo disso é a bonita "Paradise", uma faixa que, apesar de soar um tanto exagerada em alguns momentos – principalmente no "ôôô" do refrão -, emociona.
Há grandes momentos em "Mylo Xyloto". "Us Against the World" remete a A Rush of Blood to the Head. "Up with the Birds", colaboração da banda com Leonard Cohen, fecha o disco com destaque. As já citadas "Hurts Like Heaven", "Every Teardrop os Waterfall", "Major Minus", "Charlie Brown" e "Paradise" são garantia de satisfação.
A única coisa que soa deslocada em "Mylo Xyloto" é a participação de Rihanna em "Princess of China". A composição, apenas mediana, sobreviveria bem sem a cantora, e a impressão que se tem é que a sua inclusão é muito mais uma tentativa de promover o álbum do que uma escolha artística.
"Mylo Xyloto" é um CD muito bom. Nele, o Coldplay encontrou um equilíbrio entre a sonoridade mais básica de seus dois primeiros álbuns e a grandiosidade pretensiosa de seus mais recentes discos. Dessa mistura saiu um trabalho muito interessante, que mostra que o grupo ainda tem muitas cartas na manga.
Vale - e muito - o play!
Faixas:
Mylo Xyloto
Hurts Like Heaven
Paradise
Charlie Brown
Us Against the World
M.M.I.X.
Every Teardrop is a Waterfall
Major Minus
U.F.O.
Princess of China
Up in Flames
A Hopeful Transmission
Don't Let It Break Your Heart
Up with the Birds
Outras resenhas de Mylo Xyloto - Coldplay
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
A façanha financeira de Paul McCartney que só 165 no Reino Unido conseguiram
A impagável reação de Paul Di'Anno ao ouvir o hit "Morango do Nordeste"
Cinco formações que duraram pouco tempo, mas gravaram bons discos

O álbum de rock que parece nome de Pokémon, segundo matéria da Rolling Stone
A banda de rock que todo mundo que não gosta de música adora, de acordo com André Barcinski



