Scar Symmetry: Entre os grandes do Death Metal Melódico
Resenha - Unseen Empire - Scar Symmetry
Por Junior Frascá
Postado em 26 de julho de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois do merecido sucesso que obtiveram nos últimos anos, principalmente após o álbum "Pitch Black Progress", de 2006, os suecos do SCAR SYMMETRY retornam com seu quinto lançamento oficial, e que tem tudo para fincar de vez o nome do conjunto entre os grandes representantes do Death Metal Melódico.

Contudo, apesar da base do som da banda ser o Death Metal Melódico, conforme salientado, é impossível não se vislumbrar diversos outros elementos em seu som, que apresenta, além do partes de muito peso, outras mais suaves e progressivas, cujas melodias excelentes dão um toque todo especial ao trabalho da banda. E em "The Unseen Empire", é possível se perceber com maior clareza como este emaranhado de elementos se complementam perfeitamente, criando uma sonoridade muito peculiar, embora, em algumas partes, ainda seja evidente a influência de SOILWORK, principalmente do álbum "Natural Born Chaos".
E após a saída do vocalista Christian Älvestam, a banda conseguiu se manter relevante em "Dark Matter Dimensions" (2008), com os vocalistas Roberth ‘Robban’ Karlsson (vocais agressivos) e Lars Palmqvist (vocais limpos) fazendo um grande trabalho, mas é neste novo lançamento conseguiram atingir a maturidade com a nova formação, sendo, até o momento, seu melhor registro, tanto em termos de composição, como na execução dos músicos.
Apesar de todo o talento de Christian Älvestam, que conseguia transitar entre os mais variados tipos de vocalizações, Roberth ‘Robban’ Karlsson e Lars Palmqvist não ficam atrás, e realizam um trabalho especular neste CD.
E a qualidade das novas composições é tamanha que nos faz até relevar uma pequena diminuição no peso do som da banda.
O grande destaque do álbum é a abertura com a maravilhosa "The Anomaly", que consegue alinhar com perfeição todos os elementos que caracterizam o som da banda: passagens ultra pesadas, com vocais guturais, e outras mais acessíveis, com melodias incríveis e uma linha vocal de fazer cair o queixo. Alias, o refrão desta música é daqueles que grudam na cabeça instantaneamente. Sem dúvida uma das melhores canções da história da banda.
Além desta, merecem destaque "Extinction Mantra", macabra e repleta de peso e elementos progressivos; "Domination Agenda", mais acessível, e com alguns elementos de Power Metal Melódico; e a variada "Alpha and Omega", que encerra o disco com chave de ouro. A arte gráfica também é belíssima, sendo uma das mais bonitas que a banda já teve. A produção, como sempre, também é excelente, deixando todos os instrumentos na cara, além de muito bem timbrados, tanto nos momentos mais agressivos como nos mais melódicos.
Se o SCAR SYMMETRY já conseguiu elevar seu nome com seus lançamentos anteriores, este "The Unseen Empire" tem tudo para levar a banda a patamares ainda maiores, figurando entre as grandes representantes do estilo, ao lado de CHILDREN OF BODON, IN FLAMES e SOILWORK.
The Unseen Empire – Scar Symmetry
(2011 –Nuclear Blast - Importado)
Formação
Roberth Karlsson – vocais guturais
Jonas Kjellgren - guitarra
Per Nilsson - guitarra
Kenneth Seil - baixo
Henrik Ohlsson - bateria
Lars Palmqvist – vocais limpos
Track List:
01. The Anomaly
02. Iluminoid Dream Sequence
03. Extinction Mantra
04. Seers of the Schaton
05. Domination Agenda
06. Astronomicon
07. Rise of the Reptilian Regime
08. The Draconian Arrival
09. Alpha and Omega
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
A opinião de Dave Mustaine sobre "Death Magnetic", do Metallica
O clássico do Megadeth que Mustaine escreveu por que não aguentava pessoas zoando o Metal
O motivo pelo qual Slash não quer saber de filme sobre o Guns N' Roses



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



