O dia em que Peter Frampton quis demitir brasileiro que salvou sua carreira com ideia genial
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de março de 2025
Nos anos 1980, Peter Frampton enfrentava uma crise. Depois do estrondoso sucesso de "Frampton Comes Alive!" (1976), sua popularidade despencou nos Estados Unidos. A A&M Records tentava reerguê-lo, mas sem sucesso.
Foi então que Marcos Maynard, diretor internacional da Sony no Brasil, recebeu um pedido do chefe da gravadora: "Puxa, Maynard, eu preciso muito que você me ajude no Brasil, que você faça alguma coisa pelo Peter Frampton. Tem uma música chamada ‘Breaking All the Rules’, que é maravilhosa, mas nós não conseguimos fazer com que ela aconteça nos Estados Unidos." A história foi contada pelo executivo ao livro "Contos do Rock".
Peter Frampton - Mais Novidades

Maynard ficou com a missão em mente. Em casa, teve um estalo ao assistir a um comercial de cigarros Hollywood. "Eu fiquei assistindo aquele negócio, e eu tinha escutado a música, aí eu presto atenção e penso: ‘Caramba, vou propor pro diretor do Hollywood colocar a música do Peter Frampton’."
No dia seguinte, procurou o responsável pela publicidade da marca e fez a oferta. O executivo hesitou: "Mas espera aí, vai custar muito dinheiro?" Maynard garantiu que não. "Não, não, não, vou te dar grátis." O diretor estranhou: "Como, grátis?" E ele insistiu: "Sim, sim, grátis. Eu sou diretor da companhia, eu assino, te dou grátis."
A música entrou na campanha publicitária e rapidamente estourou no Brasil. O sucesso foi tão grande que Frampton veio ao país para uma turnê. No aeroporto, Maynard foi recebê-lo e, mais tarde, almoçaram juntos. Foi então que o cantor perguntou: "Mas como é que você conseguiu esse sucesso tão grande aqui no Brasil?"
Quando Maynard explicou que a música estava em um comercial de Hollywood, Frampton reagiu indignado. "O quê? Cigarro? Eu vou mandar demitir você! Eu vou ligar agora pros Estados Unidos e vou fazer um processo contra vocês, contra a companhia." O produtor tentou argumentar: "Mas Peter, era o único jeito de você fazer sucesso." Mas o músico seguiu furioso, recusando-se a falar com ele pelo resto da turnê.
Dias depois, Maynard recebeu um chamado para se encontrar novamente com Frampton no hotel. "Agora tô frito", pensou. Para sua surpresa, o artista o recebeu sorridente: "Ô, Maynard, como vai você? Querido, que maravilha o show e tal... Queria fazer uma pergunta." Ainda desconfiado, ele respondeu: "Qual, Peter?" Frampton então perguntou: "Será que não tem outro comercial do Hollywood para colocar uma outra música minha?"
A resposta de Maynard foi imediata: "Porra! Porra, bicho! Você vai falar isso pra mim agora? Passei sem dormir uma semana!" O cantor riu e admitiu que só então tinha entendido a estratégia. No fim, se abraçaram e posaram para uma foto. "Foi a única foto que eu tirei com ele", relembra Maynard.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Nita Strauss anuncia gravidez do primeiro filho; "2026 vai ser o melhor ano"
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025

Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
Sem Peter Frampton, o "Alive!" do Kiss teria soado mais desafinado, revela o guitarrista
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte
Álbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rock


