O dia em que Peter Frampton quis demitir brasileiro que salvou sua carreira com ideia genial
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de março de 2025
Nos anos 1980, Peter Frampton enfrentava uma crise. Depois do estrondoso sucesso de "Frampton Comes Alive!" (1976), sua popularidade despencou nos Estados Unidos. A A&M Records tentava reerguê-lo, mas sem sucesso.
Foi então que Marcos Maynard, diretor internacional da Sony no Brasil, recebeu um pedido do chefe da gravadora: "Puxa, Maynard, eu preciso muito que você me ajude no Brasil, que você faça alguma coisa pelo Peter Frampton. Tem uma música chamada ‘Breaking All the Rules’, que é maravilhosa, mas nós não conseguimos fazer com que ela aconteça nos Estados Unidos." A história foi contada pelo executivo ao livro "Contos do Rock".
Peter Frampton - Mais Novidades

Maynard ficou com a missão em mente. Em casa, teve um estalo ao assistir a um comercial de cigarros Hollywood. "Eu fiquei assistindo aquele negócio, e eu tinha escutado a música, aí eu presto atenção e penso: ‘Caramba, vou propor pro diretor do Hollywood colocar a música do Peter Frampton’."
No dia seguinte, procurou o responsável pela publicidade da marca e fez a oferta. O executivo hesitou: "Mas espera aí, vai custar muito dinheiro?" Maynard garantiu que não. "Não, não, não, vou te dar grátis." O diretor estranhou: "Como, grátis?" E ele insistiu: "Sim, sim, grátis. Eu sou diretor da companhia, eu assino, te dou grátis."
A música entrou na campanha publicitária e rapidamente estourou no Brasil. O sucesso foi tão grande que Frampton veio ao país para uma turnê. No aeroporto, Maynard foi recebê-lo e, mais tarde, almoçaram juntos. Foi então que o cantor perguntou: "Mas como é que você conseguiu esse sucesso tão grande aqui no Brasil?"
Quando Maynard explicou que a música estava em um comercial de Hollywood, Frampton reagiu indignado. "O quê? Cigarro? Eu vou mandar demitir você! Eu vou ligar agora pros Estados Unidos e vou fazer um processo contra vocês, contra a companhia." O produtor tentou argumentar: "Mas Peter, era o único jeito de você fazer sucesso." Mas o músico seguiu furioso, recusando-se a falar com ele pelo resto da turnê.
Dias depois, Maynard recebeu um chamado para se encontrar novamente com Frampton no hotel. "Agora tô frito", pensou. Para sua surpresa, o artista o recebeu sorridente: "Ô, Maynard, como vai você? Querido, que maravilha o show e tal... Queria fazer uma pergunta." Ainda desconfiado, ele respondeu: "Qual, Peter?" Frampton então perguntou: "Será que não tem outro comercial do Hollywood para colocar uma outra música minha?"
A resposta de Maynard foi imediata: "Porra! Porra, bicho! Você vai falar isso pra mim agora? Passei sem dormir uma semana!" O cantor riu e admitiu que só então tinha entendido a estratégia. No fim, se abraçaram e posaram para uma foto. "Foi a única foto que eu tirei com ele", relembra Maynard.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Phil Collins revela estar sob cuidado de equipe de enfermeiros 24 horas por dia


"Frampton Comes Alive!" ganhará reedição especial celebrando seus 50 anos
O músico que seria salvo pelo The Who, ficou a ver navios e David Bowie o tirou da lama
Eddie Vedder aponta o guitarrista clássico que está no nível de Jimmy Page e Pete Townshend
Scorpions: o que ouvimos no Tokyo Tapes foi gravado no Frampton Comes Alive


